Criação de Sites: como escolher o site ideal para o meu negócio?

6 de novembro de 2019

Até mesmo o mais conservador e tradicional dos empresários sabe que sem uma presença online quase qualquer negócio está fadado ao esquecimento. Por isso novas páginas comerciais surgem todos os dias nas redes sociais e as companhias investem em sites cada vez mais profissionais. 

Para quem recém está trazendo o seu negócio para a web, ou para quem está pensando em renovar a sua presença online, preparamos um post falando sobre a escolha do site ideal. No texto abaixo explicamos a importância se investir na criação de um site próprio, os fatores decisivos na escolha de um modelo de site e quais os tipos de sites mais populares para negócios na internet. 

Porque devo investir na criação de site para o meu negócio?

Um site próprio é a vitrine online de uma instituição. Através dele o público poderá conhecer a sua empresa, saber mais sobre as soluções que você oferece, como adquirir os seus produtos e serviços e como entrar em contato com você. 

Para garantir que o seu site seja o mais atraente e profissional possível, o ideal é que você procure uma equipe de profissionais que entenda as necessidades do seu negócio, possa desenvolver uma página com uma identidade visual coerente com o seu segmento e pense na melhor usabilidade para o seu público-alvo.

O que devo considerar ao escolher um modelo de site?

modelos de sitesExistem diversas opções de modelos e estilos de páginas na web, cada uma tem seus próprios benefícios que podem ser melhores para determinadas área e não tão bons para outras. Como saber qual o melhor site para o seu negócio? Essa escolha depende de diversos fatores como: 

  • Qual o segmento da sua empresa? 
  • Quem é o seu público-alvo
  • Qual tipo de produto e/ou serviço você oferece? 
  • Quanto tempo e dinheiro você está disposto a investir na construção, manutenção e atualização do seu site? 
  • Quais os tipos de sites que outras empresas da sua área e seus concorrentes estão usando?

As respostas dessas e perguntas darão um norte para tornar a sua decisão mais fácil. Outro fator que deve ser levado em consideração é que você deve conhecer os quais são os modelos de sites, como eles funcionam e para que propósito eles servem. 

Quais são os tipos de site e para que servem

Pensando em retirar algumas de suas dúvidas sobre as funções de cada tipo de site e facilitar a sua escolha, preparamos abaixo pequenas explicações sobre os modelos mais populares usados por empresas, confira:

Institucional

O tipo mais comum de site usado por empresas é o institucional. Ele serve como um cartão de visitas, apresentando a companhia (sua história, missão, visão e valores, sua equipe, etc), os produtos e/ou serviço oferecidos por ela e alguma forma de contato (telefone, e-mail, formulário, etc).

No site institucional ainda pode ser trabalhado o marketing de conteúdo, seja trazendo informações ricas e pertinentes a área nas páginas fixas do site, seja em um blog regularmente atualizado. Este tipo de estratégia auxilia na performance do site, fazendo com o que seu alcance orgânico seja maior, bem como seu posicionamento em buscadores. 

E-commerce

As lojas virtuais, também chamadas de e-commerces, são sites onde você pode vender os seus produtos, sejam eles físicos ou digitais, diretamente para clientes — sejam eles outras empresas (B2B) ou consumidores finais (B2C). Este tipo de site traz benefícios tanto para quem possui lojas físicas quanto para aqueles que pretendem comercializar exclusivamente online.

Existem diversas vantagens, tanto para comerciantes quanto para cliente, em um e-commerce como:

  • Menores custos de operação que uma loja física;
  • Alcance de um número maior de potenciais clientes;
  • Maior comodidade e conveniência para clientes (Não precisam sair de casa/Podem comprar a qualquer hora do dia);

E-commerces exigem uma equipe dedicada a eles para que o catálogo da loja esteja sempre atualizado, conferência de preços e promoções, cadastro de novos produtos, entre outras funções. 

One-Page

Um dos modelos que vem ganhando força é o one-page, que como o nome sugere, contém todo o conteúdo do site em uma só página. A maior vantagem deste tipo de site é evitar abertura de novas janelas ou abas e carregamentos de página, já que quando alguém clica em algum link a página apenas rola até onde a informação se encontra. 

Segmentos que têm muitos clientes usuários de mobile devem considerar a one-page como uma opção, já que ela é muito mais amigável para celulares devido à quantidade reduzida de carregamentos e a facilidade de uso. 

Entretanto, se o seu negócio precisa de um volume muito grande de imagens no site, a one-page talvez não seja a melhor ideia, já que isso pode torná-la muito pesada e fazer com que seu carregamento fique lento.

Blog

seoO blog pode estar atrelado a um site — como o institucional o e-commerce — ou pode, ele mesmo, ser um site próprio. Neste tipo de página devem ser publicados tanto conteúdos mais densos e de grande longevidade, como artigos, quanto mais efêmeros, mas relevantes para o segmento, como notícias pontuais.

É fundamental para o sucesso de um blog ele seja mantido atualizado e que sempre se use técnicas de SEO na construção dos conteúdos, para que a página ganhe bom posicionamento em mecanismos de buscas e tenha um grande alcance de público. 

Todos os tipos de empresa podem se beneficiar de um blog em sua estratégia de marketing digital, porém é importante saber se terá um profissional ou uma equipe dedicados a ele. Caso prefira, também é possível contratar uma agência de marketing digital para manter o seu blog atualizado com regularidade. 

Portal

Portais servem como agregadores de conteúdos. Eles podem ser de nicho e tratar de um assunto específico — como tecnologia, negócios, mercado financeiro, entretenimento… — ou de notícias gerais — como os sites ligados aos meios de comunicação tradicionais de jornais, TV e rádio. 

Este tipo de site é o mais recomendado para empresas que produzem jornalismo e notícias de forma diária na web, pois conseguem distribuir uma grande quantidade de posts na sua homepage, dando destaque para as notícias e assuntos mais importantes. 

Hotsite

Os hotsites são mini-sites criados para campanhas de marketing com tempo definido. Em geral, já em seu planejamento são definidas as datas em que a página entrará e sairá do ar com o início e fim da ação. 

Páginas deste tipo serão focadas em um produto ou serviço específico durante um período promocional como: um lançamento, uma oferta de tempo limitado, uma parceria exclusiva, algum produto/serviço que sairá de linha. 

Em geral, estes sites estão atrelados à fortes estratégias de marketing on e offline e podem até mesmo tornar-se virais, dependendo do diferencial do conteúdo. 

Landing Page

A landing page também pode ser temporária, mas, ao contrário do hotsite, não necessariamente tem um tempo pré-definido para ser retirada do ar. O seu objetivo principal é a conversão de leads e a página é toda estruturada, desde o layout até o conteúdo, para que isso ocorra.

Num geral, uma landing page tem um texto que busca convencer o visitante a completar uma ação como: completar um formulário de cadastro, baixar um e-book, agendar uma consulta ou reunião, fazer um orçamento, etc. 

Ao invés de fechar uma venda, você abrirá caminho para a comunização e fidelização de potenciais clientes. Assim como o hotsite, as landing pages são atreladas a campanhas de marketing digital envolvendo pesquisa paga, displays e anúncios em redes sociais

Caso ainda restem dúvidas entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para guiar você em cada etapa. Somos especialistas em criação de sites e e-commerces e podemos ajudar você a construir um ideal para o seu negócio.