Produzir conteúdos em diferentes formatos nos dias de hoje tem sido uma tarefa um tanto desafiadora. E neste contexto surge o podcast como uma importante ferramenta de conteúdo, para auxiliar nas estratégias de marketing digital.
A publicidade já se utiliza basicamente de todos os nossos cinco sentidos para trabalhar suas estratégias. E a visão, certamente, tem sido uma das mais utilizadas até hoje. Quem não acaba se interessando por aquela imagem bem feita, aquela foto de um produto que foi produzida estrategicamente para chamar a atenção? Mas, conta aqui pra mim: você já pensou em falar mais de perto com seu cliente? Ali, assim, ao pé do ouvido? Pois os podcasts são conteúdos em áudio divididos em episódios e disponibilizados em plataformas online que podem se transformar num diálogo bem interessante entre você e seus clientes. Formatos como entrevistas, bate-papos, gravações sobre assuntos diversos, resumos de livros e um universo de possibilidades que podem ser desenvolvidas para diferentes tipos de públicos.
Se você quer saber como sua empresa pode trabalhar os podcasts como um recurso de marketing digital, continue lendo este artigo – talvez você perceba como esse recurso pode ajudar a expandir a sua marca.
Os dados não mentem
O ano de 2019 foi de forma indiscutível um ano de grande crescimento no mercado de podcasts.
De acordo com uma pesquisa inédita realizada pelo Ibope, 40% dos 120 milhões de internautas brasileiros já escutaram um podcast, sendo que 32% dos internautas ativos no Spotify utilizam o canal para escutar podcasts. Há uma década, esse número não chegava a 5%. A pesquisa também aponta ainda que no Brasil, 19% dos internautas ouvem podcast três vezes ou mais por semana. São 48 milhões de ouvidos atentos!
O celular é, sem dúvidas, o equipamento mais usado pelos brasileiros para ouvir podcasts: três em cada quatro ouvintes (75%) utilizam o aparelho.
Cada vez mais empresas investem em conteúdo de qualidade, sobretudo para atrair seus potenciais clientes. Para 2020, a estimativa é de que as empresas invistam bilhões no mercado de podcasts. Mas esse mercado ainda tem muito que ser explorado e profissionalizado, segundo a mesma pesquisa Ibope.
Confira abaixo o infográfico que trouxemos com mais alguns dados de 2019 sobre podcast:
Como usar o podcast para sua estratégia de Marketing Digital
Uma das coisas que você precisa levar em consideração é como ele é consumido. O podcast é um conteúdo que possui uma praticidade muito ligada ao comportamento dos ouvintes. A maioria das pessoas que consomem esse tipo de conteúdo, o fazem durante atividades rotineiras. Seja no transporte, fazendo exercícios, antes de dormir e durante a execução de tarefas que não precisem de tanta concentração e atenção.
O áudio marketing é um recurso interessante por sua praticidade, por necessitar de poucos recursos e ter um baixo custo de produção. Porém pode ter um alcance muito grande, gerando uma grande visibilidade para a marca. Além disso, quanto melhor for o seu conteúdo, mais bem produzido em termos de ser realmente relevante para sua audiência, mais vai estabelecendo uma relação de confiança entre a marca e o público e até mesmo uma lealdade que nenhum outro formato gera.
Avaliar as necessidades da sua persona, ainda é importante aqui como em qualquer outro formato em você vá distribuir seu conteúdo. Os objetivos do seu negócio e o que você quer gerar com a produção e distribuição de podcasts também devem ser avaliados. E isso também irá refletir no formato e na qualidade técnica dos seus áudios.
Ofereça sempre conteúdo de qualidade, que se conecte com sua audiência de uma forma que ela sinta vontade sempre de escutar o seu próximo episódio. Informe, mas de forma leve, dinâmica e que não se torne chata e maçante. Ninguém quer ficar apenas ouvindo alguém falar! Por isso pense sempre em criar diálogo, envolvendo sua audiência com conteúdos atuais e que sejam interessantes.
Gere mais autoridade convidando pessoas ou profissionais que são destaques no mercado. Eles podem tanto darem depoimentos de seus cases reais, como para trazerem seus pontos de vista e opiniões sobre o assunto.
Como criar um podcast
Antes de se jogar nesse formato, ouça podcasts de sucesso do seu nicho de mercado e de outros também. Isso pode ajudar a entender diferentes formatos e estilos. Depois disso, você poder criar o seu estilo único, que vai conversar diretamente com o público. Dessa forma você conseguirá criar o seu próprio conteúdo em áudio trazendo a sua voz e da sua marca.
Avalie as etapas essenciais para o desenvolvimento do seu projeto de podcasts:
- Objetivos
- Assuntos que serão abordados
- Defina sua persona, entendendo o público que vai consumir seus conteúdos.
- Lembre-se sempre de criar conteúdos e falar do jeito que quem vai escutar gostaria de receber esse conteúdo. Pesquise. Talvez o que seria bom pra você, pode não ser pra sua audiência.
- Tipo de podcast: entrevista, informativo, individual, etc.
- Duração e frequência
- Defina a voz da sua marca, isso é muito importante, pois precisa estar alinhada com aquilo que você quer expressar e também em como você quer expressar.
- Detalhes técnicos: local de gravação, microfones, trilha sonora, edição e gravação, hospedagem, onde vai ser divulgado, etc.
- A definição da estrutura e da pauta também deve ser pensada: qual o formato da estrutura que você vai usar? Vai começar com uma vinheta, faz uma introdução primeiro e depois a entrevista, agradecimento, despedida, vinheta? Defina o roteiro para não se perder na hora de produzir o conteúdo e não fugir do seu objetivo. Além de facilitar para a criação dos próximos episódios e também criar uma linha que seu ouvinte vai reconhecer ser sua sempre que ouvir.
Crie vínculos e publicidade
O podcast é uma excelente forma de oferecer um conteúdo dinâmico, que permite criar um vínculo com seus clientes e também trazer mais clientes para seu negócio. Além disso, também pode aumentar o tráfego do site. Ao passo que os ouvintes vão aprendendo mais sobre o seu produto, você vai os direcionando para o seu site para obter mais informações e tirarem suas dúvidas.
Com o tempo, você também poderá oferecer para parceiros ou, dependendo do seu tipo de conteúdo, para outras marcas e empresas fazerem publicidade dentro do seu podcast. A pesquisa Ibope na qual falamos acima, também verificou que a maioria dos ouvintes não tem o hábito de avançar o áudio durante os comerciais. E isso pode ser uma grande vantagem desse formato.
E aí? Lembra-se da pergunta que te fiz lá no começo? Entendeu agora como esse recurso pode ajudar a expandir a sua marca?
Para quem quer uma estratégia de marketing digital mais efetiva, investir na produção de podcasts pode ser um recurso bastante promissor para sua marca. 2020 está vindo com toda força para o mercado de áudio marketing, você precisa se preparar para a era da voz. Ou vai ser literalmente “fale agora ou cale-se para sempre”!