Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: quais são as diferenças?

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Se você é antenado em marketing digital, certamente já ouviu falar em duas das mais importantes estratégias do momento: Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Mas afinal, qual é a diferença entre elas?

Neste artigo, você entenderá como elas funcionam, quais as vantagens de cada uma e como a distingui-las para utilizá-las conforme as necessidades do seu negócio. Confira!

O que é o Marketing de Conteúdo?

O conteúdo é responsável por mais de 90% dos cliques na web, o que prova a importância da estratégia nos negócios digitais. Em uma definição geral, o Marketing de Conteúdo é toda informação produzida com objetivos mercadológicos.

No universo digital, a concorrência é bastante intensa. Enquanto navega, o usuário de internet é bombardeado constantemente por anúncios e informações em geral. Por isso, as marcas precisaram se adaptar e começaram a criar conteúdo relevante para os consumidores, buscando se destacar no meio de tanta informação.

Existem diversos tipos de conteúdo. Os mais comuns são:

  • Artigos;
  • Apresentações de slides;
  • Vídeos;
  • E-books;
  • Infográficos.

Assim, podemos concluir que Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos que agregam valor ao produto ou serviço oferecido e também à realidade de determinado público-alvo.

O que é o Inbound Marketing?

Embora a produção de conteúdo tenha também efeitos em questão da imagem da marca, é necessário utilizá-lo para efetivamente realizar vendas. O Inbound Marketing é uma estratégia baseada no funil de vendas que tem como objetivo transformar um usuário comum em um cliente. Mas como fazer isso?

Através do marketing de conteúdo, é claro! Sendo assim, cabe aqui uma comparação com uma construção. Enquanto o inbound marketing é o alicerce que ergue uma empresa, o marketing de conteúdo são os tijolos que a compõem.

Em cada uma das etapas do funil de vendas, cria-se conteúdo para engajar e aproximar o usuário e, ao fim, convertê-lo em um cliente.

As fases do funil de vendas do Inbound Marketing são:

1. Atração

Etapa onde é criada a maior parte do conteúdo, tem como objetivo atrair o maior número de usuários possível, levando-os a determinadas páginas de destino. Para isso, são criados artigos otimizados para mecanismos de buscas e utilizados os canais de divulgação, como redes sociais, para potencializar o alcance.

2. Conversão

Na página de destino escolhida, é incluída uma chamada para a ação, geralmente determinada como a inscrição em uma newsletter. Assim que o usuário cadastra-se, ele torna-se um lead. Observe que você acaba de filtrar usuários que possuem interesse no seu produto ou serviço.

Mas não apenas isso: ele solicitou iniciar um diálogo com a marca, e a partir de agora você deve enviar informações relevantes através do e-mail. Aqui, outros formatos de conteúdo são bastante utilizados, visando sempre resolver os problemas da sua audiência. Essas ações estreitarão o relacionamento entre consumidor e marca.

3. Fechamento do negócio

Quando as plataformas de e-mail marketing detectam um alto nível de engajamento do usuário (isto é, cliques em links, tempo de permanência na mensagem, número de downloads, etc.), é chegada a hora de fazer uma oferta.

A esse usuário, dá-se o nome de lead qualificado — ou seja, alguém que demonstrou grande interesse pelo que a sua empresa oferece e confia na marca. Então, as chances de ele fechar um negócio são grandes.

Agora você já sabe quais são as diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo e entendeu como eles são interdependentes. Para receber mais conteúdo relacionado, inscreva-se na nossa newsletter!