Marketing Digital – Porque o site da sua empresa precisa ter um blog

A produção de conteúdo vai além das redes sociais e pode trazer muitos resultados para o seu site. 

 

Estar presente na internet vai muito além de utilizar apenas uma forma de divulgação. Para que os contatos com os clientes sejam convertidos em vendas é necessário, primeiramente ser facilmente encontrado nas buscas, chamar a atenção do público, estabelecer uma relação, despertar o desejo, para então fechar o negócio. Para auxiliar as pessoas a percorrerem todo esse caminho, diferentes técnicas e estratégias podem ser utilizadas. A produção de conteúdo relevante é essencial para a sua estratégia funcionar e, para isso, é necessário definir onde esse conteúdo será exibido. 

 

Quando se fala de conteúdo relevante, o seu site pode ser um bom local para ter essa produção sob os seus cuidados, sem depender das mudanças de formatos de redes sociais e com o foco diretamente nos temas do seu nicho. Os blogs podem ser uma solução extremamente eficaz para atingir os seus objetivos. Para lhe auxiliar nessa jornada pela produção de conteúdo, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a decidir de vez por ter um blog no seu site. 

 

Diferença entre site e blog

Para começar a refletir sobre a produção de conteúdo, é preciso entender as diferenças entre os sites e os blogs. Os sites costumam trazer as informações mais voltadas para o lado institucional da organização. Já as lojas virtuais abrigam a parte de compras de produtos ou infoprodutos de forma online. E os blogs são as páginas focadas na entrega de conteúdos. Podem estar ou não vinculadas a um site. O ideal é que a página do blog esteja vinculada ao site do seu negócio. Dessa forma o caminho do usuário da busca da informação até conhecer a sua empresa e a compra do produto é muito mais fácil e intuitivo.

 

Blogs podem abordar diversos temas

Uma das vantagens de se ter um blog da empresa no seu site é a possibilidade de ser mais abrangente nos formatos e conteúdos das suas publicações. Procure trabalhar com textos mais completos do que os que vocês costuma fazer nas redes sociais. Mescle os formatos de apresentação do material dentro da mesma publicação, como fotos e vídeos para complementar o que vocês está falando. Busque também, ir além de textos que falam diretamente dos seus produtos, mostre o conhecimento que vai além do que você vende ou produz, mas apresente soluções a situações relacionadas e que não necessariamente chegue na compra de itens como resultado. Esse é um caminho que deve ser percorrido passo a passo para se chegar a uma conversão certeira. 

 

Blogs podem ser ferramentas para captar leads

A captação de leads faz parte dos planos de muitas organizações e, manter um blog no seu site, pode ser uma das maneiras de trabalhar a captação de forma constante. Coloque CTAs (Calls to action, em português, chamadas para ação) incentivando os leitores a se cadastrarem no seu mailing. Divulgue o seu blog nas redes sociais e outras formas de comunicação que a sua empresa trabalha. Além dos conteúdos usuais, ofereça conteúdos exclusivos ou mais aprofundados para os usuários que se cadastrarem. Seja um e-book ou uma planilha de controle, ou até mesmo a participação em um grupo para a troca de ideias ou compartilhamento de dicas especiais, o importante é trabalhar para aumentar a sua base de contatos.

 

Sua empresa pode se tornar uma autoridade no assunto

Falar sobre o seu mercado pode ajudar e muito a sua marca a se tornar uma referência no seu nicho. Mostre que você domina o assunto e que a sua empresa é especialista no que faz. Apenas dizer que você saber fazer algo não demonstra que você sabe, mas a prática fará com que as pessoas vejam o valor do seu conhecimento. Responda as dúvidas mais frequentes, traga novidades e tendências de mercado, mostre cases de sucesso, ensine algo. Antes de determinar qual texto será produzido, veja quais são as dores das suas personas e busque ajudá-las a encontrar formas de solucioná-las. Quando as pessoas verem o seu blog como uma referência, você passa a ser uma autoridade e fonte de buscas cada vez mais frequentes.

 

O seu site passa a ser mais relevante na busca orgânica

O conteúdo considerado relevante para os mecanismos de busca tem mais destaque nos resultados. Ou seja, quanto mais você postar conteúdos que podem ajudar o seu público potencial, sendo conteúdo original e de qualidade, maiores são as chances de o seu site aparecer cada vez ma0si e em melhores posições nos resultados. O que todas empresas querem é estar na primeira página do Google, não é mesmo? Manter um blog atualizado é uma importante maneira de contribuir para atingir esse objetivo. Para saber mais sobre os pontos levados em consideração no rankeamento do Google, acesse nosso post Criação de sites – Conheça os fatores de ranqueamento do Google.

 

Trabalhar a produção de conteúdo para atrair público para o seu site e, consequentemente, converter isso em vendas futuras, é muito relevante para desenvolver a presença digital da sua marca. Os blogs são ferramentas importantes no marketing digital e podem ser fonte de muitos resultados positivos. Para adicionar essa estratégia para a sua empresa, é preciso muito planejamento e pesquisa. Ter ao seu lado uma empresa parceira pode ser um diferencial que vai alavancar a sua presença digital. Analise as possibilidades que o mercado oferece e veja o que mais está alinhado ao perfil do seu cliente e às expectativas da sua empresa. Um bom parceiro pode ser a chave para  manter o seu blog em dia e sempre com conteúdos interessantes e focados em oferecer o melhor.

 

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