Marketing Digital em 2020: atente-se nas próximas tendências!

5 de fevereiro de 2020

Manter sua marca à frente de outras, significa estar atento nas tendências de Marketing Digital, não é mesmo??

Você já conferiu quais são as tendências para este ano? Ainda não? Então veja no artigo dessa semana, as novidades que você deveria pensar em incluir nas suas estratégias de Marketing Digital para este ano de 2020.
Acima de tudo, é essencial algumas estratégias digitais para que as empresas possam continuar evoluindo, principalmente na comunicação com os seus clientes.

‘’Para a sua empresa se alavancar no meio digital, você precisa estar em constante evolução e a cada ano saber mais sobre o Marketing Digital!’’

Desta forma, separamos algumas tendências de marketing digital que podem ser o seu diferencial em 2020. Veja só!

 

Aplicativos de Comunicação

 

Uma das tendências de Marketing Digital em 2020, é a utilização dos aplicativos de mensagens, em suma para se aproximar cada vez mais do seu cliente e proporcioná-lo uma experiência personalizada. Deste modo, conversas one-to-one entre marcas que utilizam os aplicativos como meio de venda e seus clientes, são mais eficazes na hora de fechar uma venda.  Portanto, para ter mais efetividade é importante unificar seu canal de comunicação.

Em conclusão, os  aplicativos tem se tornando não apenas canais de comunicação, mas de compra e venda também, consequentemente permitindo a realização de possíveis transações bancárias diretamente pela plataforma. Os usuários do WeChat, Venmo e PayPal estão, aos poucos, criando o hábito de utilizar os aplicativos para essas mudanças.

Acredita-se que não muito longe o WhatsApp, o aplicativo mais usado no mundo, também adotará a proposta de ser um aplicativo de compra e venda.
Esta semana, diretores do aplicativo anunciaram que em breve será lançado o WhatsApp Payment no Brasil.

Algumas marcas, por exemplo,  já estão oferecendo a inclusão de cliente em listas de transmissão ou em grupos para receber seu material, consequentemente criando uma relação mais íntima entre cliente-marca. Saiba mais sobre como usar aplicativos de mensagem a favor do seu negócio!

 

Google Meu Negócio

 

A ferramenta gratuita do Google de divulgação para pequenas e médias empresas locais ganha ainda mais destaque e funcionalidades para o Marketing Digital em 2020. Se em 2019 ela já foi a sua queridinha, certamente esse ano você se apaixona de fato!

O Google Meu Negócio já proporciona  uma exposição considerável nas páginas de respostas sem custar nada para as empresas.
Deste modo, com as atualizações de recursos mensais efetuadas, cada vez mais as empresas vem se interessando pela ferramenta, o que de certo modo, fará com que as empresas tenham que aperfeiçoar constantemente as suas técnicas de otimização.

 

Personalização da Experiência do Cliente 

 

Quando acessamos qualquer rede social, podemos notar que o feed nos traz, com uma certa frequência, recomendações baseadas em nossas pesquisas e experiências na internet. Porém, nada disso, é por acaso!

personalização dos conteúdos  para agradar o usuário é o ponto chave para as empresas que tendem a utilizar da estratégia de Marketing Digital o e-mail marketing, e assim continuar atraindo a atenção do seu cliente final em 2020.

Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture Interactive, apontou que 91% dos consumidores se declaram mais propícios a comprar com marcas que trazem ofertas e recomendações relevantes aos seus interesses.

Em suma, se você é uma empresa que acredita na estratégia de e-mail marketing, saiba que a personalização no envio das ofertas e no oferecimento de Newsletters já é algo considerado essencial, e em 2020 a tendência é que esse canal receba ainda mais atenção, de modo que haja melhorias.

 

2020 é Ano do Áudio

 

Muitos usuários estão fazendo pesquisa por voz e essa tendência de Marketing Digital vai crescer ainda mais.
Deste modo, para manter seu site bem ranqueado nesse tipo de pesquisa, é preciso otimizar seus conteúdos para essa nova demanda.

Por exemplo, as plataformas mais utilizadas para esse tipo de pesquisa são as seguintes: O Google Assistente nos aparelhos Android, a Siri nos aparelhos iOS e a Cortana da Microsoft.

Segundo a pesquisa realizada pela ComScore, em 2020 cerca de 50% das pesquisas serão feitas por voz.
Por tanto, entende-se que no Brasil a comoção será maior devido a chegada de dois assistentes mundiais que passaram a aceitar a língua portuguesa, são eles: O Google Home e a Alexa.

Além das pesquisas por voz, outra possibilidade que vai estar em ascensão, será a realização de conteúdos em áudio.
Ou seja, a simples atitude de incluir um player com o conteúdo do blog falado fará uma grande diferença, porque assim seu público se mantém atualizado com o que acontece no seu blog e não deixa de fazer outras atividades.

 

Marketing Conversacional

 

É a forma mais rápida de levar seu potencial comprador pelo funil de marketing e vendas, de forma mais autêntica e estabelecendo um relacionamento mais próximo com o cliente, tendo a possibilidade de transformá-lo em um lead qualificado.

No momento em que a empresa oferece ao seu público respostas rápidas, a chance de conversão é maior, afinal é isso que o público tem buscado cada vez mais!

Deste modo, esse tipo de marketing é baseado em 3 passos:

  • Engajar os leads com conversas diretas, sem formulários. De modo que proporcione ao cliente uma experiência mais próxima e autêntica. Os chatbots podem ser eficazes nesta etapa, desde que bem pensados.
  • Oferecer soluções rápidas e que estejam de acordo com o que o cliente busca. Ou seja, encaminhando-o pelo funil de vendas, chegando próximo à conversão.
  • Atendimento direto para finalizar a experiência do cliente e realizar a conversão, uma vez que, a interação humana pode fazer a diferença toda vez que surgir as últimas dúvidas pontuais no momento decisivo de compra.

 

Marketing de Influência

 

Esse tipo de marketing nada mais é do que o uso de influenciadores para divulgar sua marca.

Essa tendência tem sido cada vez mais utilizada por diversas empresas, principalmente no ano de 2019, e certamente será uma estratégia de Marketing Digital que veio para ficar em 2020.

Porém, com essa tendência, surge também um grande desafio: Escolher influenciadores que tenham identificação com a marca e que caiba no orçamento.

Entende-se que essa tendencia tem conquistado cada vez mais as marcas adeptas, uma vez que, ela traz para a empresa clientes que constantemente compram online.
De acordo com estudos, cerca de 63% dos compradores sentem mais confiança sobre um produto ou marca quando escutam opiniões de influenciadores e 58% do público já comprou algo novo por recomendações de influenciadores.

E uma das principais redes sociais que utiliza dessa estratégia de Marketing Digital é o Instagram, que através das chamadas hashtags, Ads nos stories patrocinados ou até mesmo em publicações com parcerias pagas, tem aumentado o número de acesso e procura nos perfis das marcas.

Mas antes de se jogar nesta estratégia, atente-se, pois é necessário um estudo aprofundado sobre o seu público final e o seu nicho de interesse, e a partir deste estudo, identificar o influenciador que melhor se encaixa.

E aí, você acha que a sua empresa está preparada para tantas mudanças e melhorias que o ano de 2020 pode trazer para o mundo do Marketing Digital?

 

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