Marketing de Relacionamento nas estratégias digitais

3 de março de 2020

pessoas encostadas no muro olhando o celular e sorrindo

 

O mercado está cada vez mais competitivo, o que torna um pouco mais difícil conquistar um bom espaço para se destacar. E o Marketing de Relacionamento pode ajudar a conquistar seu lugar nesse mercado. 

É bem comum que as empresas invistam em estratégias digitais com uma certa urgência, porém não conseguem obter os resultados desejados.

Essa falta de planejamento e também de conhecimento das estratégias digitais é o que faz dar um pouco errado o investimento, que poderia ter uma cena completamente diferente.

Por isso, é recomendado que desde o começo da sua empresa você deve planejar as estratégias digitais sempre pensando no seu público-alvo, ou seja, seus clientes e quem você quer que se tornem clientes. É aí que entra o Marketing de relacionamento.

Ficou curioso para saber mais sobre isso? Continue acompanhando o conteúdo!

 

Entenda o que é Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento trabalha com um conjunto de ações direcionadas para manter um relacionamento exemplar e positivo com os clientes através de diversos benefícios.

Com isso é conquistada a fidelidade desses clientes, que ao interagirem constantemente com a empresa, gostam de continuar consumindo dela por oferecer boas opções de compra, brindes, entre muitas outras coisas.

A cultura de fidelização dos clientes deve ser adotada também pelos colaboradores, pois são eles que vão se relacionar com esse público, até mesmo se você estiver em um Marketplace B2B, por exemplo.

Mas, afinal, como colocar em prática?

 

Saiba como utilizar o Marketing de Relacionamento

Muitas pessoas quando vê que seu negócio não está dando muito certo, sofrendo com a perda de clientes, por exemplo, começam a procurar por maneiras de resolver essa situação.

Com a preocupação a flor da pele, chegam a pesquisar até mesmo como ganhar uma renda extra para que no fim do mês não tenham um gap muito grande no orçamento.

Entretanto, o que devem fazer mesmo é investir no relacionamento com seus clientes para que eles se sintam cada vez mais próximos e queiram continuar clientes da sua empresa.

Para isso, há diversas técnicas que foram desenvolvidas para realizar o marketing de relacionamento.

 

Homem tocando uma tela virtual com globo selecionado com uma seta, indicando uma rede global

 

Coloque em prática algumas técnicas

Primeiramente, é importante deixar claro que as técnicas de marketing de relacionamento devem ser aplicadas desde o começo da sua empresa e não somente quando você identificar algum problema com os clientes.

 

Blog

Uma das melhores estratégias de Marketing Digital é investir em um blog que tenha conteúdos de qualidade realmente interessantes para os seus visitantes, pois é basicamente isso que vai atrair eles no primeiro contato.

Portanto, para que o conteúdo tenha qualidade, é necessário fazer uma pesquisa sobre as características dos seus clientes reais como nome, idade, local onde trabalha, hobbie, entre outras e criar uma persona.

Para coletar esses dados, obviamente é importante manter um bom Marketing de Relacionamento com seus clientes através de pesquisas de satisfação, por exemplo.

 

E-mail Marketing

É por meio dessa estratégia que você consegue desenvolver um relacionamento de confiança com seu potencial cliente ou quem já é cliente, por ser um meio de comunicação direta e personalizada.

Segmente os tipos de mensagens que você precisa enviar para cada grupo de remetentes e comece a oferecer materiais de qualidade.

Para isso, trabalhe com e-books que aumentam o conhecimento sobre a empresa e os produtos e serviços que ela oferece, ofertas exclusivas, pré-vendas, descontos, entre muitas outras oportunidades.

 

Mídias sociais

É uma forma de atingir um público muito grande digitalmente. Faça perfis em redes como Facebook, Instagram e Twitter, ou o que a sua persona mais gosta de usar.

Então comece a conversar com seu público, responda comentários, sendo eles bons ou ruins. Faça perguntas por enquetes, estimule o engajamento com quem escolheu acompanhar as suas redes.

Além disso, também é possível fazer  anúncios promovendo sua marca e tudo isso gera um maior relacionamento com seus clientes.

 

pessoas tocando as mãos ao centro em sinal de comemoração

 

Pronto para colocar em prática?

Muitas vezes quando alguém está pensando em abrir uma empresa, ela fica preocupada com questões financeiras, como abrir negócio próprio com 1000 reais para ser o mais econômico possível.

Porém, não é apenas nisso que deve pensar. Aqui mostramos que o relacionamento com o cliente deve ser pensado e tratado com seriedade desde o começo da empresa, para que não tenha problemas futuros.

Por isso coloque em prática as dicas que demos aqui para que você consiga uma melhor performance nas suas estratégias digitais de captação e fidelização de clientes.

Tenha reconhecimento e autoridade no mercado!

 

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo no Meu Ideal