Seja por anúncios ou de maneira orgânica, estar na primeira página dos mecanismos de pesquisa é muito importante em uma estratégia de marketing digital. Isso porque uma pesquisa da agência imFORZA mostrou que 75% dos usuários não passam da primeira página ao pesquisar algo no Google.
Para estar em primeiro lugar de maneira orgânica no google, são levadas em consideração várias práticas para o algoritmo conseguir entender o seu site, como palavras-chaves, tempo de carregamento do site, meta-tags etc.
Pensando em te ajudar a responder essa dúvida, separamos algumas perguntas muito comuns para quem está precisando investir em tráfego pelo google.
Quais são os sites que conseguem aparecem no primeiro lugar no Google?
Para o Google, a coisa mais importante é entregar a melhor experiência de busca para o usuário. O site de busca quer entregar conteúdo valioso e que responda às dúvidas do usuário, assim, ele irá voltar para a plataforma com maior frequência.
Para uma página ser anexada ao Google, ela precisa ser rastreável pelo GoogleBot, por isso, os conteúdos precisam ser bem desenvolvidos na HTML da página, não podendo ser em imagem ou outros formatos como flash.
Os sites que aparecem na primeira página são os que seguiram bem as recomendações do Google de otimização e possuem conteúdos informativos, confiáveis e de qualidade para os usuários.
O que o Google leva em consideração na hora de ranquear?
Os sites que aparecem em primeiro lugar quando se pesquisa uma pergunta ou palavra-chave são os que já passaram pela avaliação de qualidade do algoritmo do Google.
Esse “filtro” pode levar em consideração diversos fatores, como:
- a quantidade de acessos do site ou da página
- qual o tempo de permanência do usuário no site
- a disposição no texto das palavras procuradas
- domínio
- tamanho do conteúdo
- versão responsiva e mobile
- segurança da página
- frequência das atualizações
- conteúdo original
- hashtags
São mais de 150 fatores que o google leva em consideração na hora de uma pesquisa, além de o algoritmo mudar constantemente. Por isso, é preciso ficar atento às normas, porque, segundo a pesquisa da Hubspot, a primeira posição nos resultados de pesquisa orgânica do Google tem uma taxa de cliques de 34,36%.
Como o SEO ajuda na estratégia de tráfego orgânico?
O Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas que faz o seu site se destacar de maneira orgânica nos mecanismos de busca. Com a utilização do SEO, o Google consegue ler o site, anexar melhor na busca e dar “pontos extras” pela utilização das recomendações.
Dentro da estratégia, podem ser levados em consideração inúmeras técnicas, como palavras-chaves, url, meta-tags, meta descrição, conteúdos em blog, entre outras. Por isso, mesmo que você não invista ainda em um blog, fique atento se as páginas internas do seu site estão configuradas com as estratégias de SEO.
Como saber a performance do meu site?
Para medir seus resultados e descobrir onde estão os problemas do seu site o próprio Google pode te ajudar nesse problema. O Google Analytics é um dos Web Analytics que podem ajudar o seu negócio a mensurar resultados.
Pelo Google Analytics é possível entender quais as suas páginas mais acessadas que você pode investir em divulgação e otimização. Além disso, pelo Google Search Console é possível ter o seu site diagnosticado pelo Google.
O interessante de ter o seu site cadastrado no Analytics é que o próprio Google pode te mandar avisos por e-mail caso alguma página esteja com problema, a versão mobile não se encontre otimizada e assim por diante.
Está interessado em colocar seu site no topo do Google? Fale com o time da Ideia. Nós podemos te auxiliar com o desenvolvimento de SEO e anúncios para o seu negócio, além de toda consultoria estratégica.