Com a Covid-19 e as novas normas de distanciamento social, o mundo está sofrendo constante mudanças na forma de consumir produtos e se comunicar. Desde março, com o fechamento de alguns estabelecimentos físicos e a diminuição de público presencial, as empresas precisaram investir mais ainda em canais de comunicação digital.
Segundo o estudo Perfil do E-commerce Brasileiro, o setor de e-commerce teve um aumento de 40% neste ano, comparado ao período do ano anterior. Assim, criou-se um ambiente favorável para as empresas iniciarem a investir em vendas por sites.
As redes sociais também são um ótimo canal para investir, mas o site permite um ambiente seguro, totalmente personalizado para as suas vendas e 24h à disposição do seu cliente.
Para te ajudar nessa nova fase de consumo, separamos algumas dicas para quem está pensando em transformar ou começar um e-commerce.
Quais estratégias de e-commerce são importantes para iniciantes?
Para iniciar uma estratégia de e-commerce que traga bons resultados, é preciso ter uma fase de planejamento bem detalhada e estruturada para que o projeto tenha a cara da empresa.
Alguns imprevistos podem acabar acontecendo após o site ir ao ar, mas é importante que toda a concepção visual, de texto, segurança e desenvolvimento no site, sejam pensados com muito cuidado nessa fase inicial.
1. Invista na personalização do seu e-commerce:
É muito comum encontrar empresas e sites de criação de e-commerce que disponibilizam layouts e templates prontos com preços bem baixos. Sobretudo, na hora de criar um site, é necessário avaliar a experiência do usuário e a jornada do cliente, que pode ser diferente em cada negócio.
É fundamental pensar na arquitetura de informação do site, que reflete nos caminhos de compra e na disposição dos produtos, botões e páginas. Essa estratégia também precisa ser pensada para o mobile e possuindo um design responsivo, já que 79,3% dos brasileiros possuem um aparelho de celular.
Além disso, um layout personalizado e com a identidade visual da empresa permite que o seu usuário se conecte mais com a sua marca, gerando maior identificação com o público-alvo.
2. Escolha a plataforma de e-commerce que mais se adequa ao seu negócio
É importante levar em consideração qual plataforma você vai querer hospedar o seu e-commerce, pois elas possuem funcionalidades diferentes que podem mudar conforme a necessidade do seu negócio.
É a plataforma que irá assegurar a criptografia de segurança para pagamentos, gerenciamento de estoque, organização de frete, além dos recursos de benefícios, como cartão-presente, cupons, código de desconto, etc.
As plataformas mais conhecidas são a WooCommerce, Magento, Shopify, Wix e Vtex.
3. Dedique tempo para o cadastro dos produtos
Os produtos devem ser a parte mais atrativa do site, pois é isso que vai fazer o cliente comprar e seguir acompanhando as novidades.
Portanto, invista em imagens de boa qualidade e que mostre o produto em diferentes perspectivas e ambientes, cenários e sendo usado. Coloque também o máximo de características possíveis na descrição, como tamanho, peso, informações técnicas, etc.
4. Utilize técnicas de SEO em todo o seu site
O tráfego orgânico é uma das maiores e melhores estratégias para trazer novos clientes fieis ao seu e-commerce. Na maioria dos casos, esse tráfego vem dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing.
Para ter um bom ranqueamento e garantir uma boa posição nas pesquisas, é importante utilizar as técnicas de SEO no seu site.
Uma das técnicas mais utilizadas são as palavras-chaves em produtos, Blog, páginas e URL’s. As Heading Tags também influenciam nesse processo, que são os títulos e subtítulos (H1, H2 e H3) nas páginas.
5. Cuidado e atenção com a velocidade do site
A velocidade de carregamento do seu e-commerce pode refletir em dois fatores importantes: a adesão das pessoas e o ranqueamento nos sites de pesquisa. Por isso, é muito importante testar a velocidade do seu site e cuidar o tamanho de imagens e páginas.
Segundo a pesquisa do Google SOASTA Research, em 2017, o tempo de carregamento ideal é de até 3 segundos. Após isso, a taxa de desistência pode aumentar para mais de 100% se tiver entre 4 de 6 segundos de carregamento
O outro fator é que os mecanismos de pesquisa levam muito em consideração o tempo de carregamento dos sites, pois querem levar a melhor experiência para seus usuários. Por isso, é importante que você também esteja atento a essas especificações para os seus usuários.
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