A arte de se reinventar: a pandemia chegou apresentando novos desafios quando o assunto é marketing digital. Em diversas áreas, a rotina de trabalho e as tarefas diárias transformaram-se em home office, aproveitando espaços da casa para o próprio escritório. Além disso, o contato com a equipe restringiu-se a chamadas de vídeos, mensagens de WhatsApp e ferramentas de automação para facilitar o andamento de projetos.
Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela é vista como a única alternativa para muitos. Esse é o grande momento de investir em marketing digital! Seja para equilibrar o investimento em mídia com a força operacional, ou redesenhar estratégias de relacionamento e traçar novos caminhos para se aproximar do seu público.
Isolamento muda o comportamento do consumidor
O isolamento social mudou o comportamento do consumidor. A realidade da quarentena expandiu o consumo digital, principalmente no que se refere a itens de primeira necessidade. É verdade que alguns setores serão beneficiados, contudo, quem se voltar para o digital poderá manter-se presente no mercado.
Em conversa no Marketplace Live Edition 2020, Sérgio Chereneski, coordenador de planejamento de mídia da GhFly, afirmou que o “consumo digital aumentou consideravelmente no período do Coronavírus” e que só a Exame confirmou um aumento de 40% nas compras pela internet.
Serviços de entrega, supermercados e farmácias online, home office, videoconferência, ensino EAD e segurança pública são os setores considerados de oportunidade.
Contudo, mesmo que sua empresa não faça parte desses segmentos o mais indicado agora é migrar seu investimento para o marketing digital. Isso porque as pessoas estão lá e estarão lá mesmo com o fim desta crise.
As oportunidades surgem nos momentos de crise
Especialistas alertam que toda crise é também um momento de grandes oportunidades. O período da crise é perfeito para as empresas mostrarem seu lado humano, sem oportunismo. A situação pede que as marcas fiquem de olho no brand e nas métricas.
Mesmo que o cenário seja negativo, ainda é possível pensar estratégias para que empresas consideradas “não essenciais” consigam sobreviver em meio a essa pandemia.
Estratégias de marketing digital para empresas que querem sobreviver a crise ocasionada pelo Coronavírus
Aproveitar o poder das plataformas digitais, estar presente nos canais onde os consumidores estão, reavaliar campanhas de marcas e respostas diretas, destacar os benefícios de produtos e ofertas, demonstrar cuidado e empatia, definir uma experiência alternativa ao cliente. Em tempos de Coronavírus, as estratégias de marketing devem ser repensadas!
Inclusive, elaboramos uma lista com uma série de estratégias e dicas para você começar a implementar, hoje mesmo, na sua empresa e reduzir os impactos da pandemia no seu negócio. Vamos conferir?
A empresa precisa ser vista
Garantir que o negócio esteja ligado a tendências é essencial para manter a confiabilidade de clientes, assim como agregar valor ao mercado é ideal também para conquistar novos clientes. Dessa maneira, a empresa poderá encontrar no meio digital formas de divulgar seu produto, apresentando os benefícios de adquirir determinada peça.
Impulsionar e estreitar relações
A ferramenta certa para impulsionar os serviços é o marketing digital. As estratégias, como sites e redes sociais, trabalham com anúncios que atingem o seu público.
Além disso, mesmo do outro lado da tela, é possível estar junto ao cliente, expressando a comunicação com sua audiência. Assegurar esse tipo de engajamento estreita relações e oferece confiança com o público.
Facilitar o processo de vendas
Não importa se por canais simples ou mais avançados: as vendas podem continuar em qualquer meio digital. WhatsApp ou as próprias redes sociais podem alavancar os lucros. Apenas é necessário entender como funcionam e utilizá-los de forma estratégica e profissional.
Esse método também facilita a operacionalização das vendas da empresa, conquistando mais autonomia e velocidade nos processos.
Invista como nunca em automação de marketing e SEO
Fora da vista significa fora da mente. É sempre mais barato reter um cliente existente do que adquirir um novo. Por isso, o ideal nesses tempos de crise é manter contato!
A automação de marketing é uma estratégia barata e eficaz quando o assunto é relacionamento. Esse é o momento certo para enviar mensagens personalizadas e contextualizadas por e-mail para seus clientes e, assim aumentar seu ROI.
O ranqueamento nas primeiras páginas de resultados do Google é outra forma de manter-se na lembrança do consumidor, quando este estiver buscando por algum termo ligado ao seu nicho de atuação. Para tanto é preciso trabalhar SEO com as principais palavras-chave do seu segmento de mercado, como: “agência de marketing em Porto Alegre” ou “imobiliária na zona leste de São Paulo”.
O poder dos influenciadores
Como as pessoas não estão podendo sair de suas casas, é comum voltar-se mais para as redes sociais. Nesse período de Coronavírus, os influenciadores estão em alta e podem ser utilizados. Porém, antes de qualquer coisa, vale estudar o perfil do micro influenciador para ver se está alinhado com a proposta da sua marca.
Monitoramento e análise dos resultados a todo momento
É importante manter uma rotina de medições e análises, para realizar o gerenciamento consciente e estratégico da verba destina a marketing digital.
Você pode focar em avaliar as vendas, número de leads gerados entre outros indicadores de desempenho. Se o seu orçamento for limitado, saber o que funciona vai ajudar a facilitar a tomada de decisão sobre onde investir o dinheiro.
E você, já está aplicando algumas dessas dicas? Esse é o momento!
Todos temos a esperança de que logo esse vírus será combatido e esse período de isolamento será encerrado. Entretanto, é preciso estar preparado porque o mundo não será mais o mesmo.
Nós da Ideia Agência Digital estamos preparados e a postos para ajudá-lo a passar por essa pandemia, porque Marketing Digital é a nossa especialidade. #juntossomosmaisfortes