5 dicas de SEO eficientes para qualquer site

dicas-seo

Você possui um site, mas não sabe como fazer para otimizá-lo? Tem dificuldade em fazer com que ele seja encontrado pelos motores de busca na internet? Talvez o seu problema esteja relacionado à falta de práticas de SEO em seu site. Mas o que significa SEO?

SEO é uma sigla, em inglês, para “Search Engine Optimization”, ou seja, são técnicas utilizadas para otimização de sites e blogs para que esses sejam bem rankeados pelos principais motores de busca da internet, como o Google, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é SEO, está na hora de você conhecer as 5 dicas mais eficientes e que funcionam para qualquer site. Confira a seguir!

1 – Crie um domínio próprio para seu site

Parece óbvio dizer isso, mas muita gente não possui um domínio próprio, mesmo isso tendo um custo bastante ínfimo. Pense que, ao criar um domínio para seu site, você estará dando uma identidade a ele.

Essa também é a principal forma de gerar credibilidade e confiança por parte das pessoas que o acessarem. Ninguém confia em uma empresa que não é capaz de pagar para ter domínio do próprio nome, não é mesmo?

2 – Utilize palavras-chave relevantes para seus conteúdos

Agora que seu site possui um domínio, uma identidade, ele já pode ser encontrado pelas pessoas. Mas, infelizmente, não é tão simples assim! Para que os internautas o encontrem e se interessem pelo seu conteúdo, é preciso fazer a otimização correta de palavras-chaves que sejam relevantes dentro do conteúdo postado.

Palavras-chaves são aquelas que geralmente as pessoas pesquisam na internet. Por exemplo, se estou interessado em saber sobre SEO, vou lá no Google e digito “Dicas de SEO”. Dessa forma, os motores de busca irão varrer a internet atrás de conteúdos com essa palavra-chave.

Assim, toda vez que for escrever um artigo para postar, pergunte-se primeiro: quais palavras as pessoas usariam para pesquisar sobre esse assunto? Se quiser uma dica, o Google fornece uma ferramenta chamada AdWords Keyword Tool para que você descubra quais são as palavras-chave mais pesquisadas em seu segmento.

3 – Inclua links em seu site

Os links funcionam como uma trilha pela qual se torna possível a navegação pela internet.

Temos dois tipos de links: os internos, que apontam para uma página dentro do seu próprio site, e os que apontam para domínios externos. Esses links externos podem ser tanto do seu site para outros sites ou vice-versa.

Essa é uma prática de SEO bastante utilizada e eficiente. Se você conseguir que links externos de qualidade apontem para o seu site, o Google irá levar isso em consideração na hora de posicioná-lo.

4 – Atualize seu site regularmente

Não adianta criar um site e deixá-lo jogado às moscas. Como você pretende atrair pessoas se todas as vezes que elas entram nele, encontram sempre o mesmo conteúdo?

Os motores de busca irão rastrear melhor o seu site se ele for atualizado com frequência. Isso, com certeza, influenciará o seu Page Rank, gerando maior audiência para seus conteúdos.

5 – Inclua vídeos no site e nos artigos do blog

Os vídeos atualmente têm sido muito utilizados nas estratégias de marketing digital para atrair mais pessoas para os sites e blogs. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 90% dos profissionais de marketing utilizam vídeos como estratégia de SEO para fazer com que seus sites sejam rankeados.

O ser humano tende a ser altamente visual, por isso os usuários de internet preferem assistir a um vídeo do que fazer a leitura de um texto, ainda mais se esse for muito extenso. Além do mais, os vídeos são capazes de gerar maior engajamento e possuem uma chamada para ação muito mais eficiente.

Apresentamos, aqui, algumas dicas de SEO que podem ajudar bastante a melhorar seus resultados, mas existem muitas outas técnicas e que podem alavancar seu site da noite para o dia, mas essas estratégias precisam de um maior planejamento e conhecimento, pois são mais complexas. Nesse sentido, profissionais da área de marketing digital poderão ajudá-lo a otimizar seu site utilizando as melhores e mais eficientes ferramentas de SEO.

Pronto para colocar essas dicas em prática? Esperamos que sim! Deixe seu comentário aqui. Teremos o maior prazer em responder qualquer dúvida sobre o assunto.