Pagamentos no WhatsApp: um guia completo sobre essa novidade

17 de junho de 2020

No último dia 15 de junho, a plataforma do WhatsApp lançou uma super novidade do aplicativo: o recurso de pagamentos para pessoas físicas e pequenas empresas. Com isso, os usuários no Brasil poderão utilizar o recurso de pagamentos no WhatsApp Pay para enviar dinheiro com segurança e fazer pagamentos no comércio local diretamente em suas conversas no WhatsApp.

Já é mais do que normal as empresas utilizarem o Whatsapp para manterem contato com seus clientes, tirando dúvidas sobre produtos e até mesmo fazendo algumas vendas. Dessa maneira, com a facilidade do lançamento do catálogo no app WhatsApp Business, isso tudo fica ainda mais fácil.

Continue no post e saiba tudo sobre essa nova funcionalidade que veio para revolucionar o mundo dos negócios digitais.

Pagamentos no WhatsApp: saiba tudo sobre a grande novidade do momento

Envie e receba dinheiro nas suas conversas

Ao simplificar o processo de pagamento, a plataforma espera ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento.

Além de poder fazer compras e pagar direto no aplicativo, pessoas físicas poderão enviar dinheiro para seus amigos e familiares.  Funcionalidade essa que, segundo a plataforma, poderá futuramente ser usada em toda a família de aplicativos do Facebook.

Parceiros de confiança

No Brasil, os pagamentos poderão ser efetuados utilizando cartão de crédito, de débito ou com os dois. As bandeiras aceitas são Mastercard e Visa. 

Por enquanto, os bancos aceitos são Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Woop, que é a conta digital da Sicredi.

A plataforma espera que no futuro, outros parceiros se juntem à essa funcionalidade. 

As transferências são feitas com segurança de um banco para outro. O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay e processado pela Cielo no Brasil.

Conheça o Facebook Pay

O Facebook Pay é um recurso seguro que pode ser usado para aceitar pagamentos de pessoas para sua empresa no WhatsApp.

O Facebook Pay usa um provedor de pagamento terceirizado, a Cielo, para o processamento de pagamento. Uma taxa de 3,99% é cobrada dos vendedores com base no valor total da transação.

Ao usar o Facebook Pay no WhatsApp, as informações de pagamento da conta são coletadas e armazenadas para fins limitados.  As empresas para as quais se envia ou recebe dinheiro poderão ver algumas informações do usuário e suas transações, mas têm a responsabilidade de garantir que manuseiam os dados de acordo com a política de privacidade e a lei aplicável.

Sobre as taxas e limites de transações

Pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras no WhatsApp sem taxas. Ou seja, não serão cobradas taxas quando alguém enviar ou receber dinheiro de amigos, familiares ou quando enviar pagamentos para uma empresa.

As empresas pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes. Não há limite de transações para receber pagamentos por vendas de produtos ou serviços no app WhatsApp Business. Porém, os pagamentos feitos por ele, estão sujeitos a uma taxa fixa de 3,99% por transação. Essa taxa é cobrada em todos os pagamentos e está sujeita à mudanças.

Há limites para o envio e recebimento de dinheiro de amigos e familiares no WhatsApp. É possível enviar até R$ 1.000,00 (mil reais) por transação e receber até 20 (vinte) transações por dia, ou R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês.

Um observação importante informada pela plataforma é que, o recurso de pagamento foi desenvolvido apenas para transferências pessoais e para compra de produtos e serviços, e não para o recebimento de dinheiro por vendas. Por essa razão, é importante atentar-se para não violar os Termos de Serviço para que a conta não seja bloqueada. Para isso, é necessário receber pagamentos de clientes apenas pela opção “Receber pagamentos por vendas” do Facebook Pay.

WhatsApp Pay: Como os dados são protegidos?

Um pergunta que surgiu foi referente à segurança dos dados dos usuários. Conforme mencionamos antes nesse artigo, as empresas receberão alguns dos dados para confirmar o pagamento, porém o uso desses dados deve ser feito com responsabilidade e de acordo com a política de privacidade e a lei aplicável.

Segundo o Facebook Pay, um dos pilares da criação do recurso de pagamentos é a segurança, e para evitar transações não autorizadas, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação. Além disso, os dados do cartão são confidenciais e não serão compartilhados com os comerciantes.

  • A proteção pela criptografia entre celular e os servidores do WhatsApp mantém as informações seguras.
  • O armazenamento avançado de dados tem diversas camadas de proteção para software e equipamentos.
  • A proteção com o PIN do Facebook Pay e a biometria dos aparelhos adicionam ainda mais segurança.
  • Para enviar dinheiro no WhatsApp, é preciso fornecer os dados corretos do cartão e verificar o mesmo para poder utilizá-lo.
Como os dados são protegidos nos pagamentos pelo Whatsapp?

Venda mais no WhatsApp Business

Se você ainda não o fez, baixe o aplicativo do WhatsApp Business e feche vendas diretamente no aplicativo, agora podendo também receber os pagamentos direto nele.

Quer saber mais? Tem um post no nosso blog falando de todas as funcionalidades do WhatsApp Business

A novidade lançada aqui no Brasil vai trazer uma nova maneira segura de aceitar pagamentos. Além disso, a configuração é simples, você poderá receber pagamentos ilimitados com cartões de débito e crédito. O recebimento dos pagamentos é feito em, geralmente, até 2 dias. Pelo Painel da Cielo, você ainda poderá emitir reembolsos e obter suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como configurar o recurso de pagamento do WhatsApp Pay?

Configurando uma conta de comerciante:

Primeiro, é importante que você saiba que é preciso que sua conta seja verificada para começar a receber os pagamentos. O processo de verificação pode levar até 3 dias úteis e você será notificado quando for concluído.

Agora, veja como configurar:

  1. Abra o app WhatsApp Business.
  2. Vá em Configurações.
  3. Depois em Pagamentos.
  4. Em Serviços, selecione Facebook Pay e, na próxima tela, selecione Receber pagamentos por vendas.
  5. Na tela do Facebook Pay, toque em Continuar.
  6. Aceite os Termos de Serviço do Comerciante do WhatsApp, o Acordo de vendedor do Facebook e o Contrato de Credenciamento da Cielo.
  7. Em seguida, crie uma conta de comerciante da Cielo ou conecte uma conta existente.
  8. Para ambos os casos, insira seu CPF ou CNPJ.
  9. Se a conta Cielo não estiver associada ao seu CPF ou CNPJ, você precisará inserir os seguintes dados para criar uma conta: nome e endereço da sua empresa; seus dados pessoais, como nome, data de nascimento, endereço de e-mail e CPF. Outros dados necessários para conectar sua conta de recebimento. Essa é a conta para a qual os pagamentos dos seus clientes serão enviados a partir da sua conta Cielo.
  10. Se a conta Cielo existente já estiver associada ao seu CPF ou CNPJ, você precisará conectar e verificá-la no Facebook Pay.

Configurando uma conta pessoal:

Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, é preciso configurar o Facebook Pay, verificar um cartão de débito emitido por um dos bancos e bandeiras participantes ou um cartão múltiplo com a função débito. Além disso, a opção é válida somente para maiores de 18 anos.

Para adicionar uma forma de pagamento, siga os passos abaixo:

  1. Abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro e, em seguida, toque em Anexar > Pagamento.
  2. Clique em CONTINUAR na tela do Facebook Pay.
  3. Aceite os Termos do Pagamentos no WhatsApp e a Política de Privacidade do WhatsApp, os Termos de Pagamentos e a Política de Privacidade do Facebook, e os Termos da Cielo.
  4. Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay.
  5. Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em AVANÇAR.
  6. Para usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN manualmente, toque em USAR IMPRESSÃO DIGITAL. Caso contrário, toque em Pular para inserir seu PIN manualmente.
  7. Insira seu nome, sobrenome e CPF e toque em Avançar.
  8. Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV.
  9. Toque em SALVAR.
  10. Após adicionar os dados do seu cartão, você pode verificá-lo. Para saber como verificar seu cartão, clique em Verificar agora, selecione se deseja receber o código por SMS, e-mail ou pelo app do banco. Depois, basta inserir o código e clicar em CONCLUÍDO. 

Você também pode configurar o Facebook Pay no WhatsApp. Para isso, toque em Mais opções > Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > CONTINUAR.

Como configurar o recurso de pagamento no Whatsapp?

“Estamos muito animados por disponibilizar os pagamentos no WhatsApp aos nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse”

Matt Idema, diretor de Operações do WhatsApp.

E você o que achou dessa nova funcionalidade? A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará seu negócio a se adaptar à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira da sua empresa?

Se ainda ficou com dúvidas sobre como utilizar esse recurso e como configurar, assista aos vídeos oficiais no canal do Youtube do WhatsApp.