As datas sazonais possuem grande impacto dentro de um comércio e por isso precisam ser bem exploradas. Mas, você precisa sabre como usar ao seu favor esses momentos e para isso existem ferramentas que facilitam o seu trabalho. Além de dicas infalíveis para colocar em prática e ter melhores resultado ainda esse ano.
Antes de iniciar, vamos trazer algumas definições para te ajudar a entender todas as etapas necessárias dessas estratégias. Então, ficou interessado e quer garantir o aumento das suas vendas este ano? Então, continue a leitura abaixo.
Quais são as datas com maior potencial de vendas?
A primeira pergunta a ser respondida é essa. Já que, a partir disso, você pode começar a trabalhar suas estratégias. Aliás, durante todo o ano temos grandes possibilidades de vendas. Apesar da maioria das pessoas acreditarem que o Natal é a época em que mais se fatura, 63% das vendas são provenientes do Dia dos Namorados.
Ou seja, estamos em fevereiro, está aí uma grande oportunidade já no seu ano. Mas, antes disso, temos o Dia Internacional das Mulheres e Dia das Mães. É possível já começar a programar toda a sua publicidade e colocar em prática logo após o carnaval, que começa na próxima semana.
Confira as principais dicas de melhores estratégias de vendas para datas sazonais
1. Planejamento estratégico
Qualquer marketing, seja na internet ou não, começa pelo planejamento estratégico. Durante essa etapa fica definido todos os detalhes das suas próximas tomadas de decisão, ações e divulgações. Bom, se o seu negócio vai apostar nessas datas sazonais, é preciso ter clareza em tudo que vem pela frente, desde desafios aos resultados.
Então, comece estruturando todos os objetivos. Para isso, é preciso fazer essa construção separadamente. Não vale criar uma só estratégia ara todas as datas, isso não vai funcionar. O público em cada ocasião, apesar de ser o mesmo nicho, são diferentes. Ou seja, você vende produtos esportivos, por exemplo.
No entanto, no dia das mães, o tênis que você vende terá uma cara mais clássica, menos detalhes chamativos, mais conforto. Por outro lado, no Dia dos Namorados, o produto é outro, mais esportivo, colorido. Então, ficou claro que as estratégias e linguagens usadas precisam ser distintas.
Apesar de ser pouco falado, vale ressaltar que antes de fazer qualquer promoção você precisa estudar o fluxo da sua empresa. Quais serão os custos para esse investimento, pois sabemos que todos os negócios têm muito gasto com tributos e impostos, e por isso essa avaliação deve ser feita para evitar perda de dinheiro.
Outro ponto importante é investir em mão-de-obra qualificada. De repente você é dona de uma loja física e resolve vender on-line, as pessoas que trabalham nesses ambientes precisam ser diferentes. Não por falta de competência, mas para otimizar o trabalho e o tempo e ter a máxima eficiência necessária.
Aposte em tecnologia
A empresa que deseja crescer e usar datas sazonais para fazer grandes vendas, precisa ter a tecnologia a seu favor. Isso porque as pessoas tem consumido cada vez mais produtos da internet e para isso precisam ter uma ótima experiência nos ambientes virtuais. Ou seja, invista em sites responsivos que deixam a navegação mais leve e adaptada a qualquer tipo de dispositivo e finalização eficaz de compras.
Veja o que uma pesquisa do Portal E-Commerce Brasil levantou: cerca de 40% dos consumidores abandonam um site que demora mais de três segundos para carregar. E à medida que a espera aumenta, a tendência é que a taxa de rejeição cresça ainda mais. Reduzir o tempo de carregamento, portanto, é uma estratégia necessária para melhorar a experiência do usuário.
Outro fator importante é a estabilidade. Em época de muitas vendas — como Natal, Dia do Consumidor e Black Friday — é essencial aumentar a capacidade do e-commerce para suportar o alto volume de acesso. Assim, os consumidores não se frustram.
Se você não possui setores estratégicos dentro do seu negócio, a melhor forma é optar por uma agência de comunicação. Além disso, ela será capaz de fazer todos os ajustes necessários, analisar o melhor cenário para o se negócio e criar estratégias perfeitas para vender mais.
Qualquer empreendedor que quer investir nessas novas ferramentas, precisa entender que a sua loja nunca fecha. Ela é uma ambiente que está aberto para qualquer cliente 24 horas por dia e facilitar os processos é o único jeito de fazer tudo dar certo. Existem muitas formas de otimizar o seu trabalho, de automatizar respostas das perguntas frequentes dos clientes e muito mais. Basta conversar com profissionais capacitados e começar a usar na sua área.
Invista na jornada do cliente
Primeiramente é preciso entender do que se trata a jornada do cliente. Então, vamos explicar o passo a passo desse conceito. Quando algum consumidor chega até o seu site, ele passa por alguns questionamentos.
Por exemplo, hoje o consumidor resolveu comprar uma bola de futebol. Jogou no Google a palavra-chave “bola de futebol da UEFA”. Após isso, aparece centenas de opções, mas se a sua plataforma está bem construída, estará entre as principais.
Sendo assim, ele decidiu entrar no seu site e então apareceu o objeto que ele queria. Para realizar a compra, precisou verificar se aquele site é confiável, se está bem descrito o artigo desejado, as informações como prazo de entrega, estoque e preço estão presentes? Esses são alguns detalhes observados. Ou seja, a jornada do cliente.
Desse modo, essa etapa é fundamental para construir a trajetória do seu consumidor dentro do seu site e educar, além de decidir na hora da compra. Para garantir que todos esses passos estejam presentes e bem estruturados, é preciso de estudo e conhecimento da persona.
Bom, esses foram as principais estratégias e pilares fundamentais para você ter sucesso em datas sazonais. Por isso, não deixe de contratar pessoas especializadas para te ajudar nessa construção. Aliás, temos todas as soluções pensadas individualmente para o que você deseja. Entre em contato agora mesmo e garanta um serviço de qualidade!