O marketing digital mudou completamente a maneira das empresas venderem e gerarem mais resultados de maneira rápida e eficiente, usando a tecnologia ao seu favor para que tudo saia como o planejado.
Hoje, as notícias e informações circulam com uma velocidade surpreendente por meio da internet.
Antes mesmo de algo sair na televisão em rede nacional, é possível saber o que aconteceu pela tela do nosso celular ou computador.
Isso mostra como as coisas se tornaram ainda mais acessíveis e fáceis de se encontrar, e o marketing digital também foi uma virada de chave no mundo dos negócios, pois mudou completamente a realidade dos empreendedores.
Abrir o seu próprio negócio não é uma tarefa fácil, porém, as estratégias e o conceito de marketing digital mudou completamente este cenário.
Hoje é mais do que possível garantir o sucesso de uma marca de maneira simples e rápida.
Por isso, vamos falar um pouco sobre o que é o marketing digital, juntamente com os benefícios que ele traz para as empresas e as principais estratégias para colocá-lo em prática e obter ótimos resultados.
O que é marketing digital?
Muitas pessoas ouvem falar sobre o marketing digital e a importância dele para os negócios.
Entretanto, poucos realmente sabem o seu conceito e a importância dele para as empresas que resolvem aderi-lo.
O marketing digital pode ser entendido como um conjunto de estratégias que são construídas e aplicadas em um cenário 100% online, ou seja, tudo no universo virtual.
Seja o seu negócio, uma empresa de fabricação de rack ou uma loja de acessórios, o conceito do marketing digital pode ser usado para todos e mais diversos tipos de negócios.
Essa é uma das grandes vantagens dele, pois para o marketing digital não existe produto ou serviço mais importante que o outro ou que não possa ser beneficiado por ele, no ambiente digital existe espaço para que todos construam um negócio de sucesso.
Sendo assim, com a chegada das redes sociais tudo isso se tornou ainda mais simples, pois tudo se torna ainda mais viável e acessível por meio delas.
Gerando não apenas mais resultados, mas um relacionamento contínuo com seus seguidores e clientes.
O fato é que o marketing digital é diferente de tudo o que já foi visto na história das estratégias e meios de divulgação para ajudar uma empresa a crescer no mercado.
Com as suas estratégias, uma dedetizadora 24 horas ou uma escola de inglês consegue usufruir dos benefícios e se tornar referência dentro de seu nicho.
Benefícios do marketing digital
Portanto, um dos principais motivos pelos quais os empresários decidem investir no marketing digital para aumentar os seus resultados são os seus diversos e ótimos benefícios.
Se fossemos listar todos eles aqui, com certeza não caberia apenas neste artigo, por esta razão selecionamos alguns dos principais e mais eficazes para garantir o sucesso de um negócio.
Maior alcance
Atualmente, mais da metade da população mundial possui acesso a internet e pelo menos um perfil em uma das diversas redes sociais que existem.
As pessoas usam isso ao seu favor para encontrar informações como preço de mão de obra piscina alvenaria.
Isso significa que é no ambiente digital que, provavelmente, se encontra o seu público-alvo e em grande escala.
Com milhões de usuários ativos diariamente, é quase impossível que a sua marca não chame a atenção de pelo menos uma pessoa.
As plataformas digitais fazem questão de divulgar os conteúdos e anúncios da sua empresa, sejam elas orgânicas ou pagos.
Pois, sabem que assim eles irão gerar uma maior audiência para as redes e mais resultados para o seu negócio.
Mensuração de resultados
O marketing digital também permite que você acompanhe os seus resultados e mais do que isso, em tempo real.
Após colocar em prática alguma estratégia já é possível que você acompanhe as métricas para saber se ela está entregando o resultado esperado.
Por exemplo, ao fazer uma campanha de divulgação por meio do Google para vender a sua camara fria para distribuidora, você pode verificar quantas pessoas aquele anúncio foi entregue, quem clicou no link e quem chegou a gerar um boleto de compra.
São informações que antes do marketing digital eram difíceis de se acessar ou então só podiam ser vistas por pessoas autorizadas, hoje, é possível fazer tudo isso de uma só vez de maneira rápida e acessível.
Custo benefício
Durante muito tempo, diversos empresários acreditaram que para fazer as suas empresas crescerem e obterem mais resultados, era necessário investir milhões de reais em comerciais para a TV ou em agências de divulgação.
Porém, esse foi mais um paradigma quebrado pelo marketing digital, que mostrou que é mais do que possível obter resultados surpreendentes por um pequeno valor investido.
A maioria das estratégias de marketing digital pode ser aplicada de maneira totalmente gratuita, o que ajuda as empresas a pouparem dinheiro e as que estão começando no mercado a não gastarem o valor que talvez ainda nem tenham.
Até mesmo as estratégias para não exigir milhares de reais todos os meses para que o seu anúncio seja divulgado nas plataformas digitais, mas mesmo assim entregam resultados surpreendentes.
Sabemos que cada centavo que entra e sai de uma empresa ou de alguém que procura fazer vistoria veicular em Campinas é extremamente importante.
Portanto, quanto mais você puder economizar e obter melhores resultados, melhor é, e o marketing digital permite justamente isso.
Maior autoridade e mais visibilidade
Por meio do marketing digital também é possível mostrar a propriedade e profissionalismo que a sua marca possui dentro do mercado, é provar que você não está preocupado apenas em vender, mas em mostrar que entende sobre o que está falando.
Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que usam o marketing digital apenas como uma forma de vender mais.
Lembrando que ele ajuda e muito nesta questão, mas ele serve, principalmente, para gerar credibilidade perante os seus clientes.
Imagine que você esteja a procura de um farol com LED para bicicleta e resolveu pesquisar nas redes sociais lojas que vendem esse tipo de produto.
Em um perfil você encontra apenas fotos do produto com os preços e descrições sem muitas informações.
Já em outro perfil você encontra isso e artigos explicando sobre como cuidar do seu farol para que ele dure mais tempo.
A maioria das pessoas acabam confiando mais na segunda loja, pois percebem que ela não se preocupa apenas em vender um produto, mas em ajudar aqueles clientes com algo que já envolve o que a marca oferece.
Isso é fundamental para que os clientes vejam que a sua empresa é autoridade nessa área e a melhor para ajudá-los, assim, torna-se ainda mais fácil fidelizar-se ao seu negócio.
Além dos benefícios que já mencionamos anteriormente, ainda existe uma imensidão, como:
- Acompanhamento da jornada do cliente;
- Maior taxa de conversão;
- Leads mais qualificados;
- Maior segmentação;
- Personalização de ofertas;
- Relacionamento e comunicação com os clientes.
São pontos que fazem o marketing digital ser tão importante e necessário em qualquer empresa que deseje crescer e se tornar referência no mercado.
Estratégias do marketing digital: as principais
E como se todos esses benefícios já não fossem o bastante, o marketing digital também oferece uma variedade de estratégias para atender a todos os gostos, estilos e condições de negócios.
Selecionamos algumas das mais usadas nos últimos tempos e que mais apresentam resultados positivos e significativos para as marcas que as aplicam. Confira:
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é de longe uma das estratégias mais usadas e eficazes dentro do universo digital.
Isso porque ela não exige dinheiro para ser investido, mas conhecimento e criatividade.
Ele nada mais é do que a produção de conteúdos que visam divulgar não apenas os produtos ou serviços de uma marca, mas o conhecimento e propriedade que elas possuem dentro daquele assunto.
Quando você produz um conteúdo ensinando a como pesquisar sobre pirômetro preço de uma mentira que irá ajudar os leitores, eles irão sentir mais confiança na sua marca ao ver que você procura ajudá-los a esclarecer uma dúvida.
Falamos mais sobre isso no tópico da construção de autoridade, e você sabe como isso muda a imagem da sua marca perante os clientes e aumenta ainda mais as chances de compras e fidelização deles.
Anúncios pagos
Os anúncios pagos são campanhas criadas pela sua marca dentro de uma plataforma digital e que através de um valor investido, elas divulgam essa campanha para o maior número de pessoas online.
Redes como o Google, Instagram, Twitter, Facebook e YouTube já possuem essa ferramenta que leva o próprio nome da plataforma acompanhada da sigla Ads, que remete a anúncios e publicidades em inglês.
Se um usuário pesquisar por chapa quente eletrica preço e você tiver pago para que uma plataforma divulgasse exatamente este produto, as chances deste internauta dar de cara com o seu anúncio será ainda maior.
Presença nas redes sociais
Desde o início deste artigo falamos sobre a importância e influência das redes sociais atualmente, e não estar presente lá com a sua marca é um erro gravíssimo na hora de aumentar os seus resultados.
As redes sociais permitem que você construa uma reação genuína com seus seguidores que podem vir a ser seus fiéis e clientes, e mais do que isso, é possível alcançar milhares de pessoas no mundo interior através de publicações nas redes.
Sem contar com as diversas ferramentas de interação que prometem um alto engajamento e interação com seus internautas.
Considerações finais
Isto posto, o marketing digital mudou completamente a realidade dos negócios, e tudo o que mencionamos aqui é apenas um pouco do gigante universo que abrange essa área e promete ajudar muitas outras marcas a construírem algo de sucesso. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.