Tendências de marketing digital para prestar atenção em 2022

18 de abril de 2022

Que o mercado de marketing digital está em constante movimento você já sabe, então é importante estar sempre atualizado.

Todos os empreendedores que estão presentes nas redes sociais com o seu negócio e quem também está querendo começar a investir nas mídias digitais, percebem o quanto é importante estar com a sua forma de produzir conteúdo alinhada ao que está sendo observado de tendências no mercado digital e adaptar as novidades ao seu nicho de atuação. Para lhe auxiliar a ficar de olho no que as ferramentas digitais estão preparando para o próximo ano, listamos para você algumas tendências de marketing digital para a sua empresa ficar atenta em 2022.

Curadoria de conteúdo

O conteúdo cada vez mais está se tornando um protagonista no meio digital. Por isso a importância de trabalhar o conteúdo da sua marca de maneira criativa e que possa agregar valor para o seu potencial cliente. Observe quais são as principais dúvidas e interesses dos seus seguidores e busque mais informações sobre os tópicos de destaque. Agregue novas informações e seja uma fonte de consulta. Isso ajuda a criar autoridade para o seu perfil e amplia a gama de interessados no que você tem a dizer. Crie guias e listas com dicas do seu nicho para facilitar a leitura e a consulta dos leitores. Cada post salvo é mais relevância para o seu perfil.

Marcas mais focadas em produzir conteúdo de entretenimento

Um dos principais motivos que faz com que as pessoas tenham interesse em se conectar a redes sociais e plataformas de criação e compartilhamento de conteúdo é o entretenimento. Por isso, cada vez mais as marcas estão buscando novas formas de se expressar e de se conectar com a audiência. Os conteúdos leves e divertidos têm grande aprovação, pois podem transmitir conhecimento relevante em um formato com uma absorção mais fácil e uma melhor aceitação por parte dos seguidores. Aposte nos formatos de vídeo. Eles vieram para ficar e possibilitam soltar a imaginação na hora de fazer a criação dos seus conteúdos, sem contar no aumento considerável do alcance das publicações em formato de vídeo. 

Conteúdo interativo e personalizado é tendência de marketing digital para 2022

As pessoas gostam de se sentirem especiais. A forma como você trata os seus seguidores vai definir o tipo de relação que eles irão ter com a sua marca. Quanto mais humanizado foi o seu perfil e melhor você se comunicar de forma aberta e próxima das pessoas mais elas irão se sentir parte da sua comunidade. E, quanto melhor você conhecer os seus usuários, mais fácil será de criar conteúdos direcionados de forma assertiva. A tendência é que o marketing digital utilize cada vez mais do seu alcance e facilidade de compreensão do público para trabalhar os aspectos da interatividade e personalização. Faça pesquisas para conhecer melhor os seus seguidores e interaja com todos de forma diferenciada. 

Marketing voltado para dados

Uma das grandes vantagens do marketing realizado nas mídias digitais em relação às outras ferramentas consideradas offline é a possibilidade da coleta de informações sobre todas as ações que as suas publicações geraram nas redes. Seja no seu site ou blog, além das redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube, TikTok, Pinterest e Twitter, todas as ferramentas possuem a possibilidade da criação de relatórios e mensuração dos resultados gerados. Esses dados, além das informações captadas pelos dispositivos e ferramentas sobre o comportamento dos usuários, serão cada vez mais parte essencial do seu planejamento de comunicação digital.

Modelos de trabalho e consumo híbrido e remoto

Com a pandemia de Covid19 que assolou o mundo inteiro, muitas empresas adaptaram os seus formatos de trabalho para o modelo remoto. E, nesse meio tempo, percebeu-se que muitas organizações conseguiram manter o ritmo produtivo dentro do esperado e, com isso, mesmo com o aumento da vacinação no país, muitas empresas optaram por manter os colaboradores em casa. Isso mudou a forma das relações de trabalho e também de consumo de produtos e conteúdos por parte dos consumidores. É importante que a sua empresa esteja preparada para atender as demandas que surgirem tanto online quanto offline. Novas formas de pagamento, entrega e até mesmo de apresentar os produtos devem ser avaliadas.

Marketing de produto

O foco da sua presença digital não deve ser perdido. No final das contas, o que vai dizer se a sua estratégia de marketing digital está trazendo resultados serão as suas conversões e, principalmente para quem trabalha com varejo e a venda de produtos, o fechamento de vendas é que define essa métrica de sucesso. Por isso, é muito importante não deixar de lado o planejamento e as ações de marketing de produto. Pois, independente das tendências de marketing digital, as suas vendas devem ser o ponto de atenção e, para isso, trabalhar em parceria com o time de vendas da empresa é essencial para que se possa trabalhar todo o ciclo de vida dos produtos, trazendo para a web todos os argumentos e potencial de vendas. 

Sempre é importante lembrar que as tendências não são regras que devem ser seguidas a risca por todos os tipos de negócio sem questionamentos. É preciso compreender o que é proposto pelo mercado e verificar como isso se encaixa no perfil da sua organização. Avalie de forma atenta e sincera o que pode ser aplicado e o que precisa de algum tipo de adaptação para fazer sentido para você e para o seu público. Teste, experimente. Cada empresa possui as suas particularidades e é importante respeitá-las para fortalecer a identidade da sua marca para fechar bons negócios.
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