SEO: O que é a experiência na página?

4 de setembro de 2023

SEO – O que é a experiência na página?

 

SEO – O que é a experiência na página? Muitos são os fatores avaliados para deixar uma página em evidência nos resultados de busca do Google.

 

Ser encontrado de forma orgânica por novos clientes é o objetivo de grande parte dos proprietários de negócios on-line e promover uma boa experiência para os usuários é um dos principais requisitos para aparecer nas primeiras posições nos resultados das buscas. Ter atenção, revisar e trabalhar de forma estratégica nos conteúdos e estrutura do seu site podem trazer muitos resultados positivos para o seu negócio.

Para verificar se as questões relacionadas à experiência do seu site estão de acordo com o esperado pela ferramenta de busca do Google, você pode começar uma análise do seu site a partir da verificação de alguns pontos, como: se as páginas e conteúdos são exibidos corretamente quando são visualizados em dispositivos móveis, se a navegação entre os conteúdos é simples e intuitiva para os usuários e se o site foi projetado de forma que os visitantes consigam diferenciar os conteúdos principais dos secundários, por exemplo.

O Google disponibiliza um relatório de experiência na página para que você possa consultar uma visão geral do site e verificar o que pode ser melhorado em relação à usabilidade e à experiência do usuário. Existem vários indicadores que os sistemas de classificação da ferramenta do Google analisam para verificar se a experiência da página é satisfatória para os usuários de uma forma geral. Os pontos avaliados recebem uma classificação que varia entre Boa, Melhorias necessárias ou Ruim.

As principais métricas de web são relacionadas aos testes de velocidade de carregamento das páginas, tempo de resposta e a estabilidade dos sites. As URLs ou os links do seu site também podem entrar na avaliação quando aparecem nos resultados das pesquisas realizadas. Evitar colocar no site da sua empresa muitas caixas de diálogo e intersticiais intrusivos, isso pode fazer com que o conteúdo torne-se menos acessível para o público. 

O conteúdo das páginas e a compreensão de alguns aspectos da experiência são parte importante da avaliação realizada. O conteúdo relevante pode inclusive manter uma página com uma experiência não tão boa em evidência nas pesquisas, mas é sempre importante prezar também pela qualidade da usabilidade geral das páginas do seu site. 

Se faltam informações para que a avaliação das suas páginas seja feita de maneira adequada, aparecerão mensagens informando sobre a questão. Isso pode significar que a quantidade de dados recolhida é muito baixa para que sejam gerados gráficos e resultados ou que faltam informações na estrutura do site para fazer a avaliação de forma mais aprofundada.

Quais são os recursos que podem ajudar a melhorar a experiência de SEO na página?

A ferramenta de Search Console do Google permite aos proprietários de páginas na web realizarem várias análises e consultarem relatórios sobre o desempenho do seu site.

Existem alguns recursos e pontos de avaliação que podem ser consultados para entender melhor sobre como está a experiência do seu usuário de acordo com a avaliação dos mecanismos de busca do Google. Veja alguns desses itens para entender melhor o que levar em consideração sobre essa avaliação:

Core Web Vitals: é um conjunto de métricas que fazem uma avaliação da experiência que o visitante do seu site tem, avaliando o desempenho do carregamento, as interações e a estabilidade visual das páginas. 

Relatório HTTPS: avaliação do Search Console. As URLs do seu site podem ser exibidas com o endereço no navegador com o código inicial HTTP ou HTTPS. A segunda versão é considerada como o modo de exibição mais seguro. Esse relatório faz a verificação da segurança na conexão do site. A exibição do site em HTTPS é importante para que o Google ateste a segurança do acesso ao seu site. Caso a maioria das páginas seja exibida com HTTP, é bem provável que o seu site seja reprovado nesse requisito. Isso não significa que o site ou loja virtual não será exibido na rede, mas que a sua colocação entre os demais pode ser prejudicada nos resultados das buscas.

Chrome Lighthouse: é um conjunto de ferramentas do Google Chrome que trabalham para identificar as melhorias que podem ser feitas em relação à experiência na página e usabilidade, levando em consideração também os dispositivos móveis, que são, em muitos casos, a forma mais frequente de acesso aos sites.

É importante manter os conteúdos e as configurações do seu site sempre atualizados para garantir que você vai ser encontrado pelos clientes que estão procurando pelos seus produtos e serviços. Conte sempre com uma agência digital especializada para fazer esse gerenciamento para as suas páginas.

Sua empresa está precisando melhorar o posicionamento do seu site nos resultados das buscas na web? Aqui na Ideia Digital nós prestamos o serviço de SEO desde o planejamento, passando pela arquitetura da informação até a otimização de conteúdo para as ferramentas de busca. Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo telefone ou pelo WhatsApp: (51) 3085.7878.

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