O Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, é o conjunto de técnicas para otimizar sites e blogs nos mecanismos de buscas.
É de suma importância realizar um bom trabalho de SEO, porque consequentemente além de melhorar os resultados e aumentar a conversão, lhe dará mais destaque e visibilidade online, em outras palavras, tornará sua presença digital ainda mais relevante.
Em suma, o principal objetivo do SEO é gerar mais volume de tráfego orgânico nos sites, blogs e posts.
Entretanto, antes de continuarmos falando sobre o assunto, há três palavras/expressões que você precisa conhecer para dominar este assunto, são elas:
Mecanismos de Busca:
São canais para a realização de pesquisas na internet, entre eles, o mais popular é o Google.
Porém, há também o Bing, Yahoo, Ask.com, entre muitos outros que existem pelo mundo.
Conversão:
É a principal ação do usuário em uma página da internet, ou seja, é o que vai gerar os resultados positivos nas campanhas de Marketing Digital.
Em suma, as ações podem ser desde uma assinatura na NewsLetter, download de material, compra ou participar de uma pesquisa.
Todas essas ações, vão depender do objetivo e da estratégia que sua marca irá utilizar.
Tráfego Orgânico:
É o número de visitas feitas sem o uso de anúncios, em outras palavras, é a visita realizada de modo voluntário no site da sua marca.
Agora vamos prosseguir com o assunto do blog!
SEO no Brasil
O trabalho de SEO no país ainda é recente, tanto para profissionais como para as marcas.
Entretanto, em 2016 cerca de 41% das empresas já realizavam estratégias de SEO e cerca de 60% estavam iniciando as estratégias ou ainda não tinham pensado sobre o assunto.
Com a presença online ficando cada vez mais forte, cerca de 75% das empresas começaram a dar mais atenção as suas estratégias de SEO.
Muitas vezes, os próprios setores de marketing cuidam dessas estratégias. Porém, por ser uma tarefa que demanda bastante tempo e dedicação, algumas empresas optam por procurar uma agência que ofereça o serviço completo.
Resultados com o Bom Uso do SEO
O resultado do investimento nas estratégias em SEO é de médio a longo prazo.
É um trabalho que demanda esforço e muita dedicação, para que se atinja resultados positivos e além do esperado.
Uma pesquisa realizada pelo site Rock Content, apontou os seguintes resultados obtidos após as marcas começarem a usar estratégias de SEO em seus sites, blogs e/ou e-commerce.
Para que haja um esclarecimento da importância da estratégia, a pesquisa foi separada em 4 pontos:
O Primeiro Ponto: É o tempo de execução, ou seja, a pesquisa aponta que cerca de 17% das empresas implementam as estratégias de SEO há menos de 1 mês.
Outras 15% entre 1 e 3 meses, 17% entre 3 a 6 meses, 14% entre 6 meses e 1 ano e 35% há mais de um ano.
O Segundo Ponto: Mostra a avaliação dos resultados sendo eles, 46% muito positivos, 40% moderadamente positivos, 10% pouco positivos e 2% não tiveram resultados obtidos.
O Terceiro Ponto: São cruzados o tempo de aplicação do SEO com os resultados obtidos.
Onde 20% teve resultado positivo com menos de 1 mês, 5% teve o seu resultado entre 1 e 3 meses, 20% foi o resultado entre 3 a 6 meses, 8% teve o resultado entre 6 meses e 1 ano e 45% após 1 ano.
E, por fim, o último ponto trás o crescimento de tráfego orgânico no último ano.
Vamos aos Números: 47% cresceu entre 0% a 20%, 14% entre 21% a 40%, 14% entre 41% a 60%, 6% entre 61% a 80%, 45% entre 81% a 90%, 10% cresceu mais de 100% e apenas 2% não obtiveram crescimento.
Os Benefícios do SEO
Entre os benefícios para a sua empresa, aplicando estratégias bem pensadas de SEO, podemos citar:
1 – Reconhecimento de Marca:
Alguns clientes em potenciais possuem a educação, de que os primeiros conteúdos que aparecem na página de busca orgânica, são os mais confiáveis e trazem as informações mais relevantes.
2 – Aumente o Tráfego:
Com o posicionamento na primeira página dos buscadores, mais pessoas irão clicar no seu site por ele, logo terá maior relevância e estará entre os primeiros na busca.
Em conjunto com o aumento do tráfego do site, aumentam também o número de conversões, consequentemente, terá mais leads e mais novos clientes.
3 – Público-alvo Qualificado:
Aqui entram as palavras-chave, são elas que irão atrair os clientes em potenciais mais qualificados em gerar conversões ou leads.
Consequentemente, são elas que irão ajudar a elevar a relevância do seu conteúdo.
4 – Referência para seus Clientes:
Estar na primeira página mostra autoridade na área de atuação da marca.
Com conteúdos otimizados e que atendem as necessidades do cliente, sua marca será a que ele lembrará quando precisar de algo.
5 – Fácil Mensuração:
Para uma estratégia ser efetiva é preciso ser observada e testada com cuidado e frequência.
A mensuração do SEO é feita de maneira automática, através do Google ADS, para sites, blogs e e-commerce.
Esta plataforma lhe proporciona gráficos e informações necessárias para que seja realizada uma análise detalhada, e consequentemente você poderá verificar os pontos que estão dando certo e os que estão dando errado em seu site, blog ou e-commerce.
Está interessado em aplicar técnicas de SEO no seu site ou e-commerce? Fale com o time da Ideia.
Nós iremos analisar e avaliar uma estratégia que se encaixe com o que sua empresa precisa. ?