SEO – diretrizes para manter o SEO do site em dia

29 de maio de 2023

Conquistar as primeiras posições nos sites de busca não é uma tarefa fácil e, após conseguir, é preciso saber como se manter lá.

As ferramentas dos sites de busca possuem muitos mecanismos para rastrear frequentemente os sites e atualizar as suas colocações nos resultados de acordo com a qualidade das páginas. Por isso, é de fundamental importância que seja feita uma revisão frequente nos parâmetros e nos conteúdos do seu site ou loja virtual para verificar se algo deve ser atualizado ou até mesmo retirado do ar.

Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração para se manter em uma boa posição nas buscas. Confira alguns deles e veja se as suas páginas possuem essas configurações.

Tome cuidado para evitar a existência de conteúdos duplicados
Por diversos motivos um site pode ter diferentes URLs para acessar o mesmo conteúdo. Estes casos devem ser sinalizados no código de programação do site para que o Google entenda qual página deve ser levada em consideração no momento da análise e do rastreio.

Evite páginas com rolagem infinita
As ferramentas do Google podem ter dificuldade de fazer o rastreio de páginas com a configuração de conteúdos com rolagem infinita. Por isso, é preferível que você adote em seu site uma versão paginada, onde o usuário possa controlar o momento de trocar de página para prosseguir a leitura do conteúdo.

É possível realizar a configuração da página para que a rolagem infinita seja compreendida pelo Google, mas para isso são necessários conhecimentos avançados de programação do site. Caso você deseje manter dessa forma, procure um profissional para fazer a configuração do seu site.

Identifique páginas com conteúdo voltado para adultos
Quando o conteúdo que a sua página ou loja virtual for voltado para adultos, é necessário que essa identificação seja realizada no site e que seja incluída a marcação de conteúdo adulto pelo desenvolvedor para que os resultados sejam filtrados nos mecanismos de busca e não sejam exibidos para menores de idade.

Siga as diretrizes recomendadas para o uso de imagens
As imagens são uma importante ferramenta para atrair o leitor a um conteúdo do seu site ou loja virtual. E, mesmo sabendo de alguns requisitos para facilitam o ranqueamento da página no Google, pense em como a apresentação desse conteúdo vai agregar para o leitor.

Procure utilizar imagens de autoria própria para trazer credibilidade ao seu conteúdo e ajudar o visitante do site a ver como realmente são seus produtos e serviços. Posicione a imagem mais importante o mais próxima possível do início da página. Lembre-se que as ilustrações devem estar próximas ao texto às quais se referem para complementar a informação.

Evite vincular textos importantes para a navegação em imagens. Essa prática prejudica a análise e o rastreio do site e a leitura das pessoas que possuem algum tipo de dificuldade de visão.

Ao colocar imagens em seu site, inclua títulos, legendas e a descrição das imagens. Salve o nome dos arquivos de forma a fazer referência ao conteúdo da imagem. Pense sempre em deixar todas as informações as mais claras possíveis.

Cadastre também o texto alternativo descritivo. Esse texto fornece dados para os aplicativos que fazem a leitura das telas para pessoas com deficiência visual e ajudAm caso a imagem não carregue por alguma falha no carregamento do material.

Os sites responsivos que se adaptam às diferentes telas precisam também que as imagens cadastradas sejam de formatos que permitam a adaptação sem perder a qualidade para a visualização.

Páginas com vídeos
As páginas que contém vídeos indexados devem seguir diretrizes para a exibição correta para a busca e que o conteúdo seja relevante na pesquisa. Uma das vantagens da publicação de vídeos no seu site é que eles aparecem também quando a busca do usuário filtra a opção de vídeos.

A miniatura dos vídeos deve ser um arquivo de alta qualidade
Elabore uma imagem específica para exibir como a miniatura do seu site para facilitar a indexação do Google do conteúdo que está sendo exibido, do contrário, a página pode apresentar um resultado de texto no local.

Permita a exibição de prévias dos vídeos
Na programação do site é preciso que seja sinalizado que o Google pode selecionar e exibir alguns segundos do seu vídeo para mostrar uma exibição em movimento no resultado da busca. Assim, fica mais fácil para os usuários entenderem do que se trata o vídeo e que tipo de conteúdo será disponibilizado.

A internet é uma forte aliada para as marcas quando se fala em marketing e vendas, mas para alcançar bons resultados, é preciso pensar todos os materiais e conteúdos de maneira estratégica. Aqui na Ideia Agência Digital estamos preparados para atender a sua empresa com foco no alcance de metas e resultados voltados para geração de negócios. Quer saber mais? Conheça nosso trabalho e entre em contato com a gente: (51) 3085-7878.

Palavras: 807
Link: https://ideiaagenciadigital.com.br/servicos/SEO/