Quais são os pilares do SEO?

3 de janeiro de 2024

Quais são os pilares do SEO?

Quais são os pilares do SEO? – Entender o que faz o seu site se destacar é o início do caminho para o sucesso.

Estar entre os primeiros sites sugeridos como resultado de uma busca é o desejo de todos os empreendedores que querem vender seus produtos e serviços pela internet. Para isso, é preciso trabalhar o site ou a loja virtual de forma estratégica com foco em otimizar as páginas para que tenham um bom desempenho com as ferramentas dos sites de busca e também ofereçam uma boa experiência de navegação e compra para os clientes.

Uma das principais formas de fazer essas melhorias é por meio das técnicas de SEO. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de estratégias e técnicas que visam melhorar o posicionamento de um site ou página na internet, aumentando sua visibilidade e tráfego orgânico. Para saber mais sobre alguns dos fatores que podem ser otimizados para melhorar a qualidade do seu site, leia o post Como otimizar o conteúdo do seu site.

Para começar os trabalhados de otimização do seu site, é preciso conhecer alguns dos seus pilares. Os pilares do SEO são os elementos fundamentais que sustentam uma boa estratégia de otimização. São eles:

Conteúdo:

O conteúdo é o principal atrativo de um site ou página, pois é o que oferece informação, solução, entretenimento ou qualquer outro benefício para o usuário. Por isso, o conteúdo deve ser relevante, original, atualizado, bem escrito e formatado, além de conter as palavras-chave adequadas para o seu público-alvo e objetivo. É importante reservar em seu site um espaço que para que você possa realizar a produção de conteúdos de forma frequente e com temas relevantes para se tornar uma referência e atrair cada vez mais visitas.

Autoridade:

A autoridade é a reputação e a credibilidade que um site ou página tem na internet, perante os usuários e os mecanismos de busca. A autoridade é construída com base em fatores como a qualidade dos conteúdos postados e quantidade de links que apontam para o site ou página, as avaliações e comentários dos usuários, as menções nas redes sociais, entre outros pontos que fazem com que as ferramentas de busca entendam que a página é verdadeiramente relevante para os usuários.

Experiência:

A experiência é a percepção e satisfação que o usuário tem ao navegar em um site ou página. A experiência é influenciada por fatores como a velocidade de carregamento, o design, a usabilidade, a acessibilidade, a segurança, a compatibilidade com dispositivos móveis, entre outros. Além da qualidade dos conteúdos, é preciso que os fatores relacionados a questões técnicas do site ou loja virtual estejam atualizados e proporcionem um melhor desempenho para a execução da página quando os usuários a acessarem.

A forma como os usuários interagem com o site ou página acaba por avaliar os aspectos como a navegabilidade, a usabilidade, o design, a velocidade de carregamento, a adaptação a diferentes dispositivos, entre outros. A experiência deve ser positiva, satisfatória e intuitiva, fazendo com que os usuários permaneçam mais tempo no site ou página e realizem as ações desejadas.

Esses três pilares do SEO devem ser trabalhados de forma integrada e equilibrada, buscando sempre oferecer o melhor para os usuários e para os mecanismos de busca. Assim, é possível alcançar resultados efetivos e duradouros na internet, pois eles se complementam e se influenciam mutuamente. Um bom conteúdo pode gerar mais autoridade e melhorar a experiência do usuário. Uma boa autoridade pode aumentar a confiança e o engajamento do usuário com o conteúdo. Uma boa experiência pode reduzir a taxa de rejeição e aumentar o tempo de permanência do usuário no site ou página.

Portanto, se você quer ter sucesso com SEO, não basta focar em apenas um destes pilares. Você precisa criar um plano de ação para o marketing digital da sua empresa que contemple os três pilares do SEO, analisando as oportunidades e os desafios do seu site ou página, e implementando as melhores práticas e ferramentas para otimizá-los. Para isso, pode ser preciso trabalhar com equipes multidisciplinares com diferentes conhecimentos que vão desde a programação do site até a produção de conteúdos para as páginas. Tudo deve estar integrado e deve ser constantemente atualizado. Para isso, conte com o trabalho de uma agência digital em Porto Alegre que possui 10 anos de experiência em ações de alta performance em criação de sites e lojas virtuais e marketing digital.

 

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