Quando você vende produtos e soluções na internet diretamente para o consumidor final, isso se trata de varejo digital. Através de plataformas, aplicativos, redes sociais e até mesmo e-mail. Aliás, essa é uma prática que tem se destacado no mercado nos últimos anos, muito pela facilidade e baixo custo de gestão.
No entanto, se você ainda não entendeu bem sobre os pilares de novo modelo de negócio ou então quer apostar durante o ano de 2023, é preciso se aprofundar. Mas, para encurtar esse caminho e já começar a abrir seus olhos para essa nova realidade, montamos um artigo para responder as principais dúvidas.
O que é o varejo digital
Bom, como já mencionamos anteriormente, o varejo digital são locais onde você vende produtos ou soluções diretamente na internet para o seu consumidor final. Ou seja, é basicamente uma loja on-line, onde os produtos são ofertados por meios digitais que conseguem atingir um extenso público.
Certamente você já ouviu falar sobre duas modalidades de venda: atacado e varejo. Na modalidade de atacado, o lojista oferece desconto nos produtos dependendo da quantidade adquirida. Essa é uma ferramenta muito utilizada principalmente por indústrias e distribuidores.
Já no varejo, é o comércio mais tradicional, aquele que nós conhecemos, onde o cliente escolhe o produto e paga por ele, sem nenhum abono. No entanto, as empresas podem fazer promoções e ações que desejarem.
O varejo digital funciona praticamente da mesma maneira, só que as pessoas compram em plataformas digitais, sites, aplicativos e redes sociais. Em quantidades menores, para uso pessoal ou presentes, de forma direta: loja para cliente. Bom, esse é somente uma das principais características desse modelo, não é uma regra.
Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, cada vez mais os empresários tem investido nesse novo modelo de negócio. Tanto para aumentar o seu faturamento, quanto para atingir o maior número de pessoas possíveis dentro do seu nicho, e estar concorrendo com os grandes nomes dos mercados.
Para se ter ideia, somente em 2021 o comércio eletrônico no Brasil atingiu a casa dos 35 bilhões de faturamento. Ou seja, temos oportunidades e muitas possibilidades, basta estudar e escolher o melhor segmento.
Quais as diferenças entre essa modalidade e as tradicionais
Agora que você já entendeu como funciona este modelo de negócio, vamos explicar as diferenças entre essa modalidade digital e as tradicionais, formas físicas de venda. Mas, como próprio nome já indica, o varejo físico, as tradicionais lojas que nós já conhecemos em espaços físicos, são aqueles onde o cliente entra e compra um produto.
Por outro lado, no varejo digital, isso é tudo feito de onde a pessoa estiver, sem precisar se deslocar. Por meio de dispositivos conectados à internet.
Agora, vamos destacar os principais canais de varejo físico e on-line para você ter noção desses dois tipos de ferramentas que podem ser usadas dentro do seu negócio.
- Varejo digital: lojas virtuais, marketplace, aplicativos, e-mail marketing, canais do YouTube, WhatsApp, páginas ou perfis em redes sociais.
- Varejo físico: comércios ambulantes, revenda, mala direta, eventos presenciais, loja física, porta a porta, televendas e showroom.
Depois esses exemplos, fica mais fácil entender do que se trata cada tipo de negócio e como eles estão cada vez mais presentes na nossa vida nos últimos anos. O varejo digital ainda tem a vantagem de você não precisar pagar ou cuidar de um espaço físico para realizar suas vendas. Além disso, a qualidade na entrega e o atendimento podem ser iguais aos modelos tradicionais.
Dicas de como colocar em prática o seu negócio on-line
Separamos alumas dicas para você entender as vantagens de investir no varejo digital, confira:
Estrutura
Um comércio físico precisa de uma estrutura muito maior e mais trabalhosa do que os comércios on-line. Por isso essa é uma das principais vantagens de fazer um investimento no varejo digital. Você não vai precisar se preocupar com loja, aluguéis, mobiliário e outros serviços que são necessários para esse tipo de empreendimento.
Ou seja, vender pela internet traz a facilidade de começar a negociar de onde você quiser e ainda ir se planejando para no futuro expandir os seus negócios. Outra forma bastante interessante de se inserir no varejo digital é através do marketplace. Dessa forma você só precisa ter um espaço para ter o seu estoque de produtos e fazer o gerenciamento do seu negócio da melhor forma possível.
Horário de funcionamento
Em espaços físicos você precisa ter um horário de funcionamento pré-estabelecido, acompanhando os demais empreendimentos. No entanto, no varejo digital a sua loja está aberta 24h por dia durante os sete dias da semana.
Ou seja, a hora que o cliente pensar em comprar, ele pode acessar a sua plataforma e adquirir o seu produto. Essa é uma das grandes vantagens de investir nesse campo e tirar o máximo proveito, principalmente em datas sazonais, onde as vendas crescem substancialmente. Além disso, a facilidade encontrada pelos clientes garantem que eles retornem para o seu site e faça outras compras.
Desse modo, é recomendado que você invista na experiência do usuário. Modo responsivo, site leve, todas as informações necessárias disponíveis, inteligência artificial para gerir e finalizar vendas. Todos esses detalhes te garantirão ainda mais acesos e lucros à longo prazo.
Modelo de vendas
No varejo digital, o modelo de vendas é uma das vantagens desse investimento. Pois, o cliente consegue resolver todos os seus problemas, desde escolher o produto até fechar a própria compra sem precisar de nenhuma ajuda.
Além disso, não precisar de nenhum tipo de auxílio, ou contato com um atendente para fechar uma compra é uma maneira de gerar ainda mais lucro para o seu negócio. Pois, com a facilidade encontrada, os consumidores retornam mais vezes.
E aí, já sabia dessas vantagens de investir no varejo digital? Para ajudar a implementação de sistemas e criação de estratégias, não deixe de nos mandar uma mensagem e conhecer as nossas soluções. Além disso, com o atendimento individualizado e feito para a sua empresa, você sai na frente dos seus concorrentes.