Com as medidas que foram determinadas pela maioria dos estados quanto ao isolamento social por conta da epidemia de coronavírus, muitos empreendedores e pequenos negócios tiveram de se adaptar e adaptar seus processos.
Isso obviamente não foi privilégio dos microempreendedores. Porém, o que se viu foram grandes empresas de diversos segmentos criarem diferentes iniciativas para ajudar os pequenos negócios a se manterem ativos e vivos.
Do ponto de vista estratégico, isso vem construindo uma comunidade e criando engajamento entre marcas, negócios e consumidores. Conheça algumas dessas ações nesse post. Certamente, seu negócio pode utilizar uma ou mais delas para ajudar nas suas vendas nesse momento.
Uma passadinha antes no comportamento do consumidor
Antes de falarmos das ações, é importante abordarmos um questão importante: a mudança no comportamento dos consumidores. De fato, em tempos de Coronavírus, uma das coisas que mais ficaram evidentes foi a mudança no comportamento das pessoas e dos consumidores. O que, certamente, afetou o comportamento das empresas também.
É inegável que o momento tem fortalecido consideravelmente o digital. Segundo o site Meio e Mensagem, a digitalização da sociedade tornou-se essencial para o mundo continuar girando. Contudo, será mesmo que o digital poderá salvar o mundo e os negócios? A resposta é: talvez.
Naturalmente, as pessoas passaram a estar mais online, a buscar formas de continuar comprando, trabalhando e consumindo o que precisam. Tudo isso, de uma forma um pouco diferente do que estavam acostumadas, mas sem deixar de estarem engajadas com as marcas e com as empresas.
Segundo uma pesquisa do Google Trends, quem deseja um escape para essa situação de incertezas e de restrições, principalmente quanto ao deslocamento, está se voltando ao digital para se conectarem. Consequentemente, as marcas que possuem uma presença digital estão sendo mais encontradas e lembradas. Isso em relação àquelas que não se mantiveram ou que não mudaram para o digital.
A Global Edelman, informou em uma pesquisa, que de 1 a cada 3 consumidores começou a usar uma nova marca devido à maneira inovadora ou solidária com que ela respondeu à pandemia.
Não foram somente os consumidores que mudaram seu comportamento. As empresas tiveram também de se adaptar. Segundo dados de uma pesquisa do SEBRAE, por conta da pandemia, o e-commerce teve um aumento significativo nas suas transações econômicas digitais. Caracterizando assim, o crescimento do comércio digital, seja pela implementação ou ampliação desse recurso.
Mais um dado importante: os aplicativos
Um dos aumentos significativos referentes ao isolamento, foi o número de aplicativos e o contato das pessoas com eles. Seja para manterem-se mais saudáveis, serem mais produtivas, se informarem ou se conectarem com as pessoas. Os aplicativos tiveram um aumento muito grande na procura geral pelo público.
As Casas Bahia, por exemplo, depois do fechamento de suas lojas por conta da pandemia, adotou o WhatsApp como canal de vendas. O projeto chamado de ” Chama no Zap”, proporcionou uma grande transformação na proximidade e na qualidade da relação com os clientes, conforme conta o Diretor Executivo de Operações da Via Varejo, empresa da qual a Casas Bahia faz parte, Marcelo Ubríaco. Ele ainda informa que isso integrou de forma definitiva os canais de venda.
E por falar em WhatsApp, ontem foi lançada a super novidade do aplicativo: o recurso de pagamentos para pessoas físicas e pequenas empresas. Os usuários no Brasil poderão utilizar o recurso de pagamentos no WhatsApp para enviar dinheiro com segurança e fazer pagamentos no comércio local diretamente em suas conversas. Funcionalidade essa que, segundo a plataforma, poderá futuramente ser usada em toda a família de aplicativos do Facebook. Mas, isso já é tema para outro post!
Muitos empreendedores que entenderam o crescimento dos apps, se adiantaram e criaram (e tem criado) aplicativos personalizados do seu próprio negócio. Seja um Delivery, uma escola ou até mesmo o mercado da esquina. No geral, os pequenos negócios passaram a criar suas demandas nesses sistemas, entendendo que os clientes estavam buscando por produtos e serviços exatamente através desse meio.
Ainda segundo o Google Trends, em todo o mundo, o tempo semanal médio passado em apps aumentou 20% no primeiro trimestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. Prova de que os aplicativos estão fazendo a diferença na vida das pessoas nesta época sem precedentes.
Redes Sociais engajadas com os pequenos negócios
E nada melhor para os empreendedores e para qualquer marca do que ter um público engajado. E você, pode contar com seu público?
As plataformas de redes sociais também criaram formas de ajudar os empreendedores nesse momento. Seja criando comunidades, como criando novos recursos simples que proporcionam aos empreendedores divulgarem os seus produtos e serviços de forma gratuita. E ainda melhor, contando com um público engajado para isso: sua própria audiência.
A hashtag criada e amplamente divulgada no Facebook #ajudeopequeno criou um verdadeiro movimento de pequenos negócios e de pessoas que ajudam a divulgá-los. Nas redes sociais, as hashtags relacionadas #compredopequeno #apoieopequeno #compredospequenos #ajudeopequenonegocio, disseminaram uma corrente de apoio pela internet, tanto de empresas, como pelos próprios consumidores.
Um outro exemplo é o sticker “Compra Local” lançado pelo Instagram. Ele possibilita ao usuário marcar uma empresa e são adicionadas três imagens ao Story em que o adesivo é colado. Assim, as pessoas podem clicar e visitar o perfil do negócio.
O Facebook também liberou uma nova funcionalidade na plataforma. Chamada de Loja do Facebook, a funcionalidade permitirá que marcas criem uma página especial com os itens que têm à venda, separados em coleções, com uma identidade visual própria. A partir da loja, é possível passar por toda a coleção, salvar produtos que você esteja interessado e fazer um pedido – no website do negócio.
Delivery e Pequenos Negócios: uma relação fortalecida pelo isolamento social
As venda pelo Delivery já estavam em crescimento antes mesmo da pandemia. Porém, os pequenos negócios que já utilizavam esse tipo de serviço, acabaram se beneficiando com o aumento da procura.
Para ajudar os empreendedores, grandes companhias desenvolveram ações que beneficiam tanto consumidores quanto pequenos empreendedores. Conectando os pequenos negócios ao público interessado em seus produtos e serviços de forma ainda mais eficiente.
Veja, a seguir, algumas dessas iniciativas que contribuem para diversos setores e descubra se seu negócio pode se beneficiar dessas ações:
O iFood criou um fundo de assistência a restaurantes, especialmente aos pequenos negócios, prevendo antecipação de recebimentos de vendas pela plataforma, diminuição de cobranças e redução de taxas quando o cliente retira o pedido no local.
A Uber Eats, zerou a cobrança da taxa de entrega para pedidos feitos a pequenos restaurantes parceiros. Além, de liberar milhares de descontos para novos usuários, bem como aos que já utilizam essas plataformas.
O pessoal do Me Poupe, da conhecida Nathália Arcuri (especialista em finanças, apresentadora e jornalista brasileira) criou uma plataforma exclusiva para divulgação de pequenos negócios. O usuário pode cadastrar-se gratuitamente no SOS Me Poupe e divulgar seu negócio e seus produtos por lá.
Sem falar ainda nos inúmeros sites de educação e consultoria que liberaram cursos gratuitos para que os empreendedores aproveitem esse tempo para aprimorar os seus conhecimentos e gerar ainda mais resultados para os seus pequenos negócios.
Conclusão
Outras grandes empresas também geraram ações para ajudar os pequenos empresários e empreendedores. O que demonstra que há um grande movimento de todos os setores da economia e de negócios em busca de soluções para enfrentar essa crise. E melhor, juntos, unidos e com uma comunidade engajada em passar por essa situação buscando soluções viáveis e que beneficiem a todos.
Seja utilizando os stickers nas redes sociais, criando uma loja ou um aplicativo. Seja fazendo uma mudança no seu formato de vendas e atendimento com o uso de aplicativos. Criando um site, estando ativo nas redes sociais, anunciando seus produtos para as pessoas certas. Ou até mesmo aprendendo um pouco mais sobre assuntos que podem trazer mais conhecimento para ajudar você a atingir os objetivos do seu negócio. Procure descobrir mais sobre essas iniciativas e como elas podem beneficiar o seu pequeno negócio.
Com tantas mudanças acontecendo, uma coisa é certa: seu negócio pode continuar gerando vendas e quem sabe até mesmo escalando seus resultados. Busque soluções que possam estar trazendo resultados pautados em ações reais. Não faltam opções no mundo digital para isso. Mas, você precisa estar ciente de que nada mais será como antes.
Procure profissionais que possam te ajudar e aumente o alcance do seu negócio através de uma comunidade que está se demonstrando cada vez mais engajada em fazer com que a economia e os pequenos negócios sobrevivam a este momento delicado.
E como já dissemos, às vezes a ajuda pode estar muito mais perto do que você imagina! Conheça nossas soluções e descubra como podem te ajudar a encontrar as melhores estratégias digitais para o seu negócio.