O que é um site responsivo?

blog-siteresponsivo

Se antes os sites precisavam funcionar apenas nos computadores de mesa ou, quando muito, nos notebooks, hoje a quantidade de telas se expandiu. Inclusive, uma pesquisa do IBGE de 2014 mostra que, pela primeira vez, o acesso à internet via smartphone superou o acesso via computador no Brasil.

Com o crescimento do mobile, os sites precisam se adaptar — literalmente — a essa nova realidade, permitindo que os usuários os acessem de onde quiserem sem prejuízos para a experiência. Como isso é possível? Com o design responsivo! No artigo a seguir, você vai entender o que é um site responsivo e qual a sua importância. Confira:

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que mantém a sua aparência e funcionalidade em qualquer tamanho de tela. Isso significa que uma pessoa que acessa o site de um smartphone encontrará uma versão adaptada e perfeitamente funcional do site que é visto por alguém que está em um computador de mesa com uma tela bem maior.

O principal objetivo de um site responsivo, portanto, é garantir que ele funcione adequadamente independentemente de por onde o usuário está acessando.

A percepção do usuário, inclusive, é favorecida, já que ele não encontra diferenças negativas entre ter uma experiência via desktop ou via smartphone, por exemplo. No geral, todas as funcionalidades são mantidas de maneira adaptada.

Como um site passa a ser responsivo?

Para ser responsivo, o site deve ser construído com elementos que sejam capazes de se adequar aos diferentes dispositivos. Um site em Flash, por exemplo, dificilmente vai funcionar bem em todos os navegadores e tampouco em todos os dispositivos.

Do mesmo modo, escolher imagens muito pequenas fará com que o site funcione bem apenas em telas maiores. Com isso, todo o planejamento do layout é feito de modo que a adaptação seja possível.

A escolha de fontes maiores, botões de navegação e imagens que deem uma espécie de “margem” de segurança para a adaptação estão entre os principais elementos desse tipo de site.

Quais as vantagens de um site responsivo?

Como ele consegue acessar e utilizar o site adequadamente por qualquer plataforma ou dispositivo, o resultado é que ele se sente muito mais inclinado a acessar o endereço sempre que precisar ou quiser.

Isso também é importante para a taxa de rejeição. Como o site é adaptado para diferentes plataformas, mais tempo as pessoas passam navegando no endereço depois de acessá-lo pelo celular, por exemplo. Ao aumentar o tempo de permanência, a taxa de rejeição cai e não apenas a empresa aumenta as chances de conversão como também melhora a posição de ranqueamento.

Por falar nisso, inclusive, ter um site responsivo passou a ser uma questão de sobrevivência: desde 2015 o Google começou a priorizar os sites responsivos em seus resultados. Sem isso a página perde exposição, deixa de ganhar acessos e perde sua relevância em geral.

Um site responsivo é aquele que funciona da mesma maneira em todas as plataformas, dispositivos e tamanhos de tela. O grande objetivo é permitir que o usuário tenha uma experiência unificada, levando a mais tempo de permanência no site, mais satisfação e também melhor ranqueamento nas pesquisas. Assim, é um fator indispensável para o sucesso de um site.