O que é Teste A/B e como ele pode te ajudar nas vendas

25 de abril de 2022

Realizar testes para entender os textos e imagens que melhor surtem efeitos com o seu público é uma forma extremamente eficiente para ser mais assertivo nas suas campanhas.

Entender como funcionam os gostos e por onde passam as escolhas dos seus clientes é essencial para que se possa fazer campanhas de marketing certeiras. Testar quais textos, títulos, imagens ou vídeos são mais atraentes para o seu nicho de mercado é uma forma cheia de vantagens para o seu empreendimento e os testes A/B podem lhe auxiliar e muito para definir os próximos passos da sua estratégia de vendas.

Para começar, é preciso entender o que são e como funcionam os testes A/B. Saiba mais como utilizar essa técnica para trazer mais conhecimento para a sua empresa e resultados para a realização das suas campanhas.

O que são e como funcionam os testes A/B?
Os testes A/B são ferramentas utilizadas para fazer comparações entre opções de conteúdos relacionados ao marketing para facilitar a tomada de decisão antes de aplicar uma determinada estratégia. É possível aplicar os testes para diferentes objetos, como landing pages, títulos de promoções, imagens de posts e muito mais. Ao final do teste, a ideia é verificar qual das variáveis testadas apresentou melhores resultados e teve a preferência do público para que então seja aplicada oficialmente. As opções de escolha sempre devem variar entre dois itens, por isso do nome Teste A/B.

Qual a sua aplicação?
Antes de iniciar o teste, é preciso definir qual o seu principal objetivo da sua realização. Nesse ponto, é importante ser bem pontual e escolher apenas uma variável por teste para que o resultado seja efetivo e você consiga descobrir exatamente o que é mais bem aceito pelo seu público. Você pode observar, por exemplo, qual botão gera mais cliques em uma página ou qual e-mail tem o potencial de gerar mais leads ou até mesmo qual imagem gera mais engajamento. O importante é definir um objetivo, escolher uma variável de avaliação e fazer o teste em apenas um ponto por vez.

Por que as empresas devem fazer testes A/B?
Todas as empresas que desejam aproximar a sua comunicação com o público, devem procurar diferentes formas de compreender como atingir de forma certeira os seus potenciais clientes. Dessa forma, será possível alcançar melhores resultados ocupando menos tempo da equipe responsável pela criação dos materiais, energia em divulgação, implementação e orçamento em anúncios e produção sem ter a certeza de que se está indo no caminho certo. Por isso, investir em testes antes de começar o seu trabalho é uma forma de garantir mais assertividade e menos alterações e mudanças de rumo ao longo da realização das suas campanhas.

O que pode ser testado?
As possibilidades de testes são diversas quando se fala em descobrir o que é mais eficaz com a sua audiência. Verifique os materiais que serão desenvolvidos para as suas próximos campanhas e, a partir, desse ponto, é possível definir o que será testado. Você pode trabalhar com variáveis como; títulos de páginas e sites, imagens utilizadas em posts, cores de botões em páginas, formulários e e-mails, descrições de ofertas, campos específicos em pesquisas e muito mais. Tudo será definido a partir da seleção dos seus objetivos de marketing e vendas.

Como fazer um Teste A/B?
Os testes podem ser realizados por empresas especializadas ou softwares de automação criados especificamente para essa finalidade. Para começar, é preciso selecionar qual ferramenta será utilizada. Consulte as opções disponíveis no mercado para entender qual delas se encaixa melhor nas necessidades dos seus testes e defina os seus pontos de avaliação. Em seguida, delimite quantas pessoas vão fazer parte da amostragem da avaliação e quais serão as variáveis que farão parte do teste. Após isso, será necessário fornecer o material para que o teste seja realizado, imagens, textos, links,…

De uma forma geral, as plataformas de testes separam o número de usuários da amostragem em dois para apresentar o material avaliado e verificar o seu desempenho. Após ser definido qual das duas opções recebem mais resultados, a mesma está pronta para ser exibida de forma única para a audiência.

Como avaliar os resultados do Teste A/B?
Para saber avaliar como foi o desempenho do seu teste, primeiramente você deve relembrar do seu objetivo. Ele deve ser a sua régua e a métrica principal para avaliar a performance dos seus materiais. Se o seu objetivo for cliques em um determinado link, por exemplo, a quantidade de cliques que cada variável recebeu irá definir qual será a mais bem sucedida e que deve ser levada adiante na sua campanha.

Para aprimorar ainda mais os seus materiais, experimente fazer uma sequência de testes com as diferentes variáveis que compõem o material que você deseja utilizar para que, ao final dos experimentos, você possa criar um modelo único com o que mais funcionou nos testes para o seu negócio. Quando você passa a entender o que traz mais retorno, a criação de novos materiais pode ser feita a partir dos conhecimentos já adquiridos, poupando tempo e indo diretamente para os pontos anteriormente conhecidos e para os resultados.

Realizar experimentos com a sua audiência para entender o que mais funciona e quais são os resultados esperados, é fundamental para realizar campanhas com a garantia de bons resultados. Por isso, fazer apenas um Teste A/B não é o suficiente. Mantenha suas campanhas em movimento, faça novos testes frequentemente. Não é porque uma variável se mostrou mais eficiente em um determinado momento que este sempre será o modelo mais bem sucedido. Coloque-o a prova novamente, principalmente com novas ideias. Não deixe as suas ideias ficarem obsoletas e busque sempre a inovação.

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