Conhecer o perfil ideal do seu comprador é fundamental para direcionar seus esforços de marketing.
Nada melhor para conquistar ótimos negócios do que conhecer cada vez mais o perfil de compra e comportamento dos seus clientes. Para isso, além de estudar para estabelecer bem o perfil do seu público-alvo, o ideal é elaborar o perfil da sua persona. Mas, afinal, qual é a definição de persona? Você sabe a diferença entre os conceitos de persona e público-alvo? Saiba mais no nosso post e acabe de vez com as suas dúvidas.
O que é persona?
Uma persona é o perfil de comprador que seria o seu cliente ideal. É um personagem semifictício com características dos seus clientes reais. São
desenvolvidos com base em pesquisas sobre o seu público-alvo e podem
ajudar a direcionar melhor suas ações de marketing e a sua produção de conteúdo para site, blog e redes sociais.
É uma pessoa que pode se interessar pelo que você tem a oferecer, pois
tem tudo a ver com sua marca e você deve realizar esforços para
transformá-la em cliente e fidelizá-la a sua empresa.
A elaboração de uma persona exige uma pesquisa muito mais aprofundada e detalhada do que o público-alvo, pois envolve: características pessoais, poder
aquisitivo, estilo de vida, interesses, engajamento nas redes, informações
profissionais, entre outras características.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
A principal diferença entre persona e público-alvo é que, durante a sua definição, o público-alvo vê o todo de forma mais generalizada, uma segmentação que engloba diferentes perfis de pessoas, mas com algumas características em comum, como: faixa etária, localização e outros dados demográficos mais gerais. Estes são úteis para começar o trabalho com a sua audiência, mas ser mais específico vai lhe auxiliar na criação de conexões mais assertivas.
Nesse caso, a persona tem uma definição mais específica de um indivíduo com nome, dores, interesses e desejos próprios. Assim fica mais fácil estabelecer uma comunicação direta, pois você está falando com uma pessoa que conhece bem e entende as suas necessidades e dificuldades.
É muito mais fácil gerar identificação com seus seguidores quando eles sentem que a sua marca as conhece de forma mais individualizada. Aqui, trabalhamos com a criação de desde o nome, idade específica até outras características que vão ajudar a criar a identidade e personalidade que estamos procurando para o nosso cliente ideal.
Como elaborar a persona da sua empresa?
Para fazer a criação da sua persona, existem alguns caminhos a serem percorridos e é importante ter em mente que sua empresa pode ter mais de uma persona. Não é preciso tentar colocar todos os perfis de público dentro de uma mesma descrição.
Se você observar, ao longo da sua pesquisa, que seu negócio possui mais personas, faça esse alinhamento e comece a trabalhar com diferentes conteúdos e direcionamentos para esses públicos. Assim você conseguirá contemplar as diferentes necessidades de forma planejada e eficiente.
Um dos pontos importantes para iniciar a criação da sua persona é fazer alguns questionamentos com foco em entender seus gostos e preferências online.
Quem são eles?
É preciso entender quem são os seus clientes ideais, qual o seu perfil pessoal, faixa etária, gênero, local onde mora, qual a sua ocupação profissional, suas rotinas,…
Quais são as suas dores?
Em relação às dificuldades e necessidades do seu cliente, é preciso entender o que a sua persona precisa que a sua empresa pode apresentar como solução. É fundamental compreender que o público nem sempre sabe as dores que tem em relação a um produto ou serviço e que oferecer diretamente o que você faz ou vende nem sempre será a melhor opção.
É preciso entender as expectativas da persona para então oferecer uma solução que vá direto à questão. E, quanto mais você conhece as dores da sua persona, mais fácil fica de entregar os conteúdos e produtos da forma que ela está esperando. Isso facilita a comunicação e as novas vendas.
Onde encontram as informações?
Saber onde a sua persona busca informações e lê notícias, é importante para que você compreenda melhor quais são as referências que ele segue, com que tipo de linguagem ela se identifica mais e que tipos de conteúdos a atraem, além de ser uma boa estratégia para planejar conteúdos alinhados com o tipo de leitura buscada pelo seu público ideal. É sobre apresentar o conteúdo desejado para o público certo.
O que chama a atenção das pessoas?
Entender o que faz com que ela pare para consumir um conteúdo é excelente para que você possa estudar as estratégias de divulgação que você utiliza no seu negócio e entender o que pode ser adaptado e aprimorado para ficar cada vez mais alinhado com o que a sua persona busca e consome de conteúdos online.
Em quem a persona confia?
Saber quem são as referências pessoais da sua persona é mais um passo para a construção de uma comunicação bem feita. Entenda quem seu público segue e acompanha. Além de conhecer as fontes de informação, é importante conhecer as referências em indicações e entretenimento. O objetivo aqui é mapear tudo o que pode ser valioso para estabelecer uma relação mais próxima da persona.
Entender quem é a sua persona é extremamente relevante para saber quais os benefícios do seu produto são mais relevantes para os seus clientes. Fazer pesquisas em diferentes meios, com quem já é cliente e com o público geral pode ser muito útil.
Analisar os dados de forma minuciosa pode trazer uma visão muito particular que vai lhe ajudar a acertar em cheio os gostos da sua persona e fica mais fácil transpor todos os aprendizados para o público real. Ouvir a sua audiência também deve fazer parte do processo e vai te ajudar a manter o perfil das suas personas sempre atualizado e trazendo bons resultados.
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