Loja virtual: tudo o que você precisa saber sobre M-commerce

3 de agosto de 2021

Novas formas de vendas estão chegando e a sua empresa precisa saber o que fazer para vender mais e atender melhor.

Cada vez mais os smartphones são ferramentas utilizadas para diferentes fins na vida dos consumidores. Na hora de realizar compras online não poderia ser diferente. Muitas pessoas já adotaram os celulares como meio para fazer suas transações também. Por isso, é muito importante trabalhar cada vez mais os sites das lojas virtuais para estarem alinhados às boas práticas da navegação em celulares e outros dispositivos móveis.

E, para além disso, está na hora de a sua empresa pensar em investir em um aplicativo onde os clientes possam também fazer compras online.

Essa tendência já tem nome e está sendo incorporada por muitas empresas em diferentes mercados. O M-commerce chegou e nós da Ideia Agência Digital queremos saber: a sua empresa está preparada? Continue a leitura para entender melhor como essa tendência vai ajudar a sua marca a se aproximar do público de forma efetiva e vender mais.

M-commerce como novo formato de loja virtual


Você já ouviu falar no M-commerce? Significa Mobile E-commerce e é a utilização de aplicativos para realizar compras on-line. Esse é um diferencial que pode facilitar muito as vendas e a experiência do cliente no ato da compra.

Com um aplicativo próprio da loja virtual é possível desenvolver ofertas e promoções personalizadas e exclusivas para os usuários que baixarem o app da sua loja. É possível também, enviar notificações com lembretes e mensagens para aproximar a sua empresa dos clientes e incentivar as compras.

Esse tipo de venda por aplicativo pode ser utilizado por empresas dos mais diferentes segmentos. Nos apps é possível enviar ingressos de cinema, por exemplo, ou eventos diversos. É possível fazer a criação, cadastro e controle de cartões fidelidade. Para quem trabalha com conteúdo sob demanda, como música, podcasts, e-books e audiovisual, é possível oferecer serviços e funcionalidades exclusivas para assinantes. Os serviços de mobile banking também são possíveis com os aplicativos e já têm o uso difundido entre o público.

O mercado de M-commerce está em expansão, visto que cada vez mais as pessoas utilizam mais o celular do que o computador. Se sua empresa for investir nessa área de mercado, é importante ficar atento a alguns requisitos necessários para oferecer os serviços com melhor qualidade para os seus clientes.

Centro de dados: é necessário ter acesso a um servidor para realizar as transações em bancos de dados e fornecer as autorizações para que sejam efetuadas as transações comerciais.

Autoridade de verificação: acesso para que sejam verificados os dados dos pagamentos por cartões e outras transações bancárias.

Assim como nos sites das lojas virtuais, a segurança dos dados dos clientes nas plataformas de M-commerce também é muito importante, tudo isso pode abranger também chaves públicas, algoritmos criptografados e autenticação dos clientes.

Para adaptar a sua loja virtual para o modelo de m-commerce é preciso fazer algumas alterações, como:

1. Criar um fluxo de vendas simples e rápido. Pense em que o cliente precise fazer poucos cliques para concluir a compra, as mensagens devem ser curtas e objetivas, além do site ser responsivo para que se adapte à tela dos smartphones e o cliente consiga realizar as compras de forma rápida e não desista no meio do caminho.

2. Personalizar o conteúdo do cliente para esse novo formato de acordo com o comportamento de compra nas suas plataformas de comércio digital. Ofereça produtos relacionados às compras realizadas anteriormente, sempre mostrando para os clientes que você os conhece e sabe o que eles realmente estão procurando.

3. O m-commerce não exclui suas outras plataformas de vendas. Lembre-se de trabalhar as estratégias de vendas de forma que elas se complementem e atendam os diferentes perfis de público que usa empresa possui. Não deixe de lado os clientes que preferem comprar de forma presencial, pelas redes sociais ou pelo site. Apenas esteja atento para oferecer as opções de comprar que mais se encaixam com o perfil de cada usuário.

4. Evitar arquivos de fotos e vídeos muito pesados. Se essa regra já é muito importante para os sites, para o m-commerce essa é uma regra de ouro. A navegabilidade deve ser com o menor comprometimento dos pacotes de dados dos clientes para que eles desejem ficar por períodos mais longos acessando a sua plataforma de vendas e não encontrem dificuldade na navegação.

5. Outra possibilidade é oferecer uma carteira digital para que os clientes possam fazer as compras sem precisar estar com o cartão de crédito em mãos. Isso pode facilitar também muitas questões sobre os pagamentos quando o cliente está em um local público e deseja comprar com mais segurança. Um exemplo de carteira digital, ou digital wallet, é o Apple Pay, que já é aceito em diversos estabelecimentos.

Ao investir em m-commerce é importante também pensar em como será feito o suporte técnico e o atendimento aos clientes nesse ambiente mobile. Por isso é importante estruturar a sua equipe para fazer o atendimento de excelência em todas as plataformas.

É possível, inclusive estudar a possibilidade de utilizar chatbots ou diferentes plataformas de chat, ligações, e-mails e mensagens para que o cliente possa esclarecer dúvidas de forma prática e conveniente. O foco é não perder a excelência no atendimento independente da forma como será feito o suporte e a comunicação com o seu público.

Além de muita organização, planejamento e controle de estoque, trabalhar com vendas online exige estar sempre alinhado com o mercado e acompanhando as tendências. As plataformas de vendas pela internet estão evoluindo e se desenvolvendo cada vez mais e a sua empresa não pode ficar para trás.

É preciso estudar as novidades e entender como a sua marca pode se apropriar dessas mudanças. Para isso, é muito importante trabalhar com uma agência que pode inserir a sua empresa nas melhores formas de promover a sua loja virtual.

Entre em contato com a gente e vamos juntos elaborar estratégias que vão impulsionar as vendas da sua empresa no ambiente virtual. Seja em Porto Alegre ou cidades da região, estamos prontos para atender as demandas da sua empresa: 51 3085-7878.