Se você pretende fazer com que o seu negócio tenha bom êxito, vai ser preciso seguir algumas boas práticas. Além disso, quem quer entrar no mundo virtual e apostar em lojas on-line também devem adotar essas medidas. Cada vez mais as pessoas estão fazendo investimentos nesses novos campos de negócio e precisam de originalidade para se destacar.
Há muitos anos vem crescendo o número de pessoas que preferem comprar em lojas virtuais que físicas. No entanto, o usuário espera que esses serviços sejam oferecidos com muita qualidade e bom atendimento. Sendo assim, quem está fora desses odores não consegue crescer e acabam perdendo a vez para seus concorrentes. Outro ponto crucial para estar na primeira prateleira das escolhas, é o profissionalismo e o diferencial da sua marca.
Pensando em tudo isso, fizemos um artigo para quem resolveu entrar de vez nesses geme dos e quer fazer a sua loja virtual ser bem visitada. E, para além disso, transformar esses números em conversões de vendas. E aí, ficou interessado nesse assunto? Continue a leitura abaixo e saiba mais!
Dicas para fazer a sua loja virtual se destacar
Quem resolve entrar nesse campo de vendas precisa entender que existem muitos erros comuns e que são cometidos pela maior parte dos iniciantes. Mas, é possível buscar conhecimento e não errar nas mesmas escolhas. Para isso, seguir algumas dicas vai te ajudar a melhorar seus resultados e crescer de forma orgânica e com autoridade na internet.
1. Aposte no modo responsivo e ambientes agradáveis para a navegação
Sem dúvidas, o que faz um usuário/cliente permanecer em um site é a experiência oferecida. Ou seja, quem é que quer navegar em uma plataforma que não oferece recursos que se adaptam a qualquer tipo de dispositivo? Aliás, hoje em dia, cada vez menos as pessoas usam computadores para realizar compras e visitar páginas. A maioria delas usam aparelhos celulares.
Então, se o seu site ou loja virtual não possuir o modo responsivo, esse possível cliente não vai permanecer e você vai perder vendas. O que seja o modo responsivo? Para quem não sabe, são mecanismos usados para facilitar a navegação dos usuários e fazer com que as páginas se adaptem a qualquer tipo de tela.
Segundo o site NuvemShop: Hoje, 80% de todo o tráfego da internet acontece por smartphones. E não são só os números que mudaram: o comportamento dos usuários também é outro. Desde 2017, o tráfego mobile aumentou 30,6%, enquanto aquele vindo de desktops caiu 3,3%. É por esse motivo que, além de uma página que chame a atenção, os elementos textuais e visuais que a compõem precisam se adaptar, principalmente, às telas de celulares.
2. Formas diferenciadas de pagamento
Além da importância do modo responsivo ou design responsivo nos seus sites e lojas virtuais, as formas de pagamento também são atrativos. Hoje em dia existem muitas modalidades de fazer compras na internet e para realizar essas transações são necessários que as empresas se adequem à essas novas práticas. Como você pode inserir isso na sua loja virtual?
Para responder essa questão, trouxemos as mais variadas modalidades de pagamento para que você escolhas as melhores. Por exemplo, PIX, esse, sem dúvidas, tornou-se o queridinho dos últimos tempos. Além disso, quando os clientes optam por esses métodos, os comércios costumam oferecer descontos.
Vendas com cartões de crédito e débito são as mais usadas nos e-commerces. Então, além de apostar nessas modalidades tradicionais, a sua loja pode inserir pagamentos em 2 cartões, essa é uma maneira de atingir um público maior. Pois, quantas pessoas deixam de realizar compras por falta de limite de crédito?
Outras opções são os boletos bancários e as transferências, nesses métodos de pagamentos, é comum que a loja virtual também ofereça um valor de desconto para converter mais vendas. Um bônus extra é colocar frete grátis em datas sazonais e também, um valor fixo para determinadas regiões. Sem dúvidas, esse será um dos seus diferenciais.
3. Segurança e bom atendimento
Quando qualquer pessoa resolve comprar alguma coisa na internet, ela quer receber pelo que pagou. Embora, a maior parte não verifique se os sites e lojas virtuais são confiáveis, outras tantos o farão. Devido a isso é preciso que sua loja virtual ofereça algumas garantias para esses clientes.
Então, aposte em selos de confiança, crie ambientes profissionais e que protejam o cliente em todas as hipóteses. O vazamento de dados pessoais é um transtorno gravíssimo e que põe em cheque a vida dos seus clientes.
Agora, falando em bom atendimento, quem é que não deseja ser bem tratado? Sendo assim, treine a sua equipe e não deixe seus clientes em respostas. Ainda que você precise de um tempo parar responder às demandas, construa mensagens automáticas. O sucesso da sua loja virtual passa pela confiança que seus clientes possuem na sua empresa.
Como já é de praxe, mas também sempre importante lembrar, loja física ou virtual sem clientes, não tem sucesso. Então, não importa que seus produtos ou serviços possuam boa qualidade, se o atendimento é ruim. Jamais deixe seus clientes insatisfeitos, invista no pós-venda e seja sempre atencioso com os usuários e visitantes da sua marca.
4. Análise seus resultados
Por último, qualquer site precisa investir em marketing digital. Sendo assim, aplique estratégias para angariar e atrair novos usuários. Além disso, técnicas SEO vão ajudar a destacar sua página e deixar entre os melhores ranqueados do Google.
Outra forma de saber o que seu público acha da sua empresa é realizando pesquisas de satisfação. Desse modo, utilize perguntas bem direcionadas e claras, para que as respostas sejam as esclarecedoras e facilitem a sua análise. Através dos dados coletados você consegue fazer intercorrências nas questões que precisam de mudanças e que você aproveitar e investir onde está dando certo.
Aliás, esse método é muito usado pelas grandes empresas para fazer melhorias no atendimento e serviços prestados.
Portanto, depois de ler todas essas dicas para ter uma loja virtual de sucesso, você já pode colocar essas técnicas em prática. Depois disso, perceberá como seus resultados mudarão. Por fim, não deixe de acompanhar nosso blog para ter mais conteúdos relevantes como este e que sanem dúvidas.
E aí, gostou desse artigo? Ele de ajudou a entender mais sobre os processos para garantir boas práticas na sua loja virtual? Então, não deixe de compartilhar com mais pessoas e aproveite para escrever o que achou nos comentários. Até a próxima!
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