Entenda como os dados gerados pela sua audiência podem ajudar a sua empresa a revolucionar a forma de vender online.
Você sabe o que é Big Data? O termo é utilizado para designar um grande volume de dados que podem ser coletados e armazenados para após serem estruturados e servirem de ferramenta de apoio em ações estratégicas para as empresas. Muitos empreendimentos utilizam essa ferramenta para fazer entregas melhor direcionadas para os seus leads, potenciais clientes, o que aumenta em muito a taxa de conversão das vendas. A seguir lhe apresentamos mais informações sobre o Big Data e como melhor aplicá-lo no planejamento comercial da sua empresa.
Os dados coletados na sua loja virtual podem ser grandes chaves para lhe auxiliar a elaborar ações para o seu público de maneira mais assertiva. Quando se fala de Big Data, as informações podem ser classificadas em dois tipos:
– Estruturadas: informações previamente organizadas, como número de pedidos, quantidade de vendas por período, valor médio gasto pelos clientes.
– Não estruturadas: são as informações que se referem a dados que não estão organizados de forma simples e objetiva e que necessitam de uma classificação e organização para serem utilizados, como as interações do público nas redes sociais e outros canais de comunicação.
O Big Data pode ser relacionado a cinco Vs ou 5Vs:
– Volume: referente à grande quantidade de informações coletadas.
– Velocidade: trata-se da agilidade necessária para identificar, tratar e analisar os dados conquistados.
– Veracidade: é sobre a consistência das informações e a relação real com o comportamento dos usuários.
– Variedade: refere-se à diversidade de dados que são recolhidos no processo.
– Valor: definido como importância para a empresa a partir da análise dos dados recolhidos.
Como o Big Data se aplica ao e-commerce?
Utilizar as ferramentas de Big Data nas plataformas de e-commerce faz toda a diferença na hora de planejar as suas estratégias de marketing. Quando mais você entende o perfil dos seus clientes, o que eles gostam, como navegam pelo seu site e qual é o seu estilo na hora de comprar, melhor você consegue entregar para cada pessoa o que ela mais busca na hora certa. Assim as suas chances de vendas aumentam consideravelmente.
Entenda melhor as vantagens de utilizar o Big Data para a sua loja virtual e como cada uma delas pode ser desenvolvida.
Quais as vantagens de utilizar Big Data na sua loja virtual?
Políticas de relacionamento com os consumidores
Quando a sua empresa trabalha com Big Data, é possível conhecer de forma mais real o perfil dos seus clientes e, desta forma, é possível entender o padrão de consumo e trabalhar a segmentação das suas campanhas e a produção de conteúdo. Além de elaborar estratégias de promoções e atendimento mais eficazes por entender melhor como é realmente o seu público.
Aumento da Taxa de Conversão
Quando você sabe como o seu público se comporta e o que ele mais tem interesse, passa a ser mais fácil direcionar os seus esforços de publicidade de forma assertiva, de acordo com o modo de cada cliente ou de um nicho mais específico e isso, consequentemente, aumenta a taxa de conversão da sua loja virtual. Utilize os dados para oferecer ofertas personalizadas para quem já passou por sua loja, apresentar produtos ou serviços complementares pode ser uma forma de aumentar o ticket médio de seus clientes e buscar a fidelização com a marca.
Filtros de Marketing Digital
A chave do sucesso nas redes sociais está em conhecer o seu público e entregar conteúdos e anúncios o mais próximo possível dos seus desejos e alinhados a sua forma de pensar e comportamentos. O objetivo aqui é criar um relacionamento sólido com cada seguidor para que estes tornem-se representantes da marca para os demais. Com os dados que podem ser analisados das próprias redes da sua empresa, aliados aos dados das compras do e-commerce, você pode entender melhor o perfil dos seus consumidores, alinhar a definição das suas personas e criar anúncios personalizados para cada estilo de vida. A cada campanha realizada, os dados recolhidos e os resultados obtidos devem ser novamente analisados para que os ajustes necessários possam ser identificados e realizados. O processo de acompanhamento e alinhamento deve ser constante, pois os dados podem variar muito de acordo com o nicho e sazonalidade.
Gerenciamento de Estoque
Com as informações fornecidas pelas ferramentas de Big Data você tem mais tranquilidade e confiança para fazer o gerenciamento do estoque da sua loja, pois é possível compreender como funcionam os fluxos de compra e a flutuação de demandas do seu negócio. Dessa forma, será possível programar compras de materiais e matéria-prima, organizar datas para entregas e facilitar a organização do armazenamento. Evitando faltas e demora na produção ou no encaminhamento dos produtos para os destinatários, gerando descontentamento de seus clientes.
Soluções em Logística
Quando você entender os fluxos de vendas do seu e-commerce, além de ter um gerenciamento de estoque mais organizado, é possível alinhar as entregas para serem mais ágeis. A partir do momento em que você passa a avaliar as informações de compras, localidades com mais vendas e produtos vendidos para cada região, os fluxos de trânsito de mercadorias vão se tornando mais claros e fáceis de serem previstos. Com isso, você pode organizar a logística de entregas da sua marca para providenciar depósitos estratégicos e centros de distribuição que facilitem o despacho das mercadorias de forma rápida para atender aos clientes de maneira mais satisfatória.
Utilizar as plataformas de coleta de dados e informações do comportamento dos clientes é fundamental para que você possa criar uma estratégia cada vez mais assertiva para se comunicar com o seu público e anunciar produtos e serviços de forma certeira para efetivar as vendas e manter a fidelidade do cliente com a sua empresa. Aproveite todas as ferramentas disponíveis para incrementar as suas vendas e ter clientes mais fiéis. E nunca se esqueça de seguir as regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
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