O Link Building é um parte da estratégia de SEO Off Page que engloba os backlinks, principalmente os recebidos de outros sites. Ao construir uma rede de links, isso vai gerar autoridade para o seu site e, dessa forma, mostrar para o Google que é uma referência na sua área de atuação.
O buscador acredita muito no que esses links têm a dizer, mas é importante entender que apenas ter vários links não basta. Atualmente, os robôs do Google também são capazes de avaliar se o conteúdo é de valor ou não.
Por isso, não basta criar um site bonito, responsivo, com carregamento rápido, é preciso pensar no seu conteúdo, na relevância para as pessoas e também gerar links para ele. Sejam internos, ou no caso da estratégia de link building, principalmente os externos.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre essa estratégia, a importância de ter links direcionados para o seu site e como utilizar. Acompanhe mais sobre o assunto.
Link building: o que é?
Um dos pilares do SEO, o link building é um conjunto de ações que se destinam a aumentar o número de links externos apontando para o seu site. De forma mais clara, é quando outra página da internet faz menção à sua marca, site ou negócio, usando links. Isso servirá como um convite para os leitores daquele site conhecerem o seu conteúdo. Bem como, servirá de porta de entrada para que outras pessoas conheçam o seu negócio.
Essa estratégia pode ser dita como uma troca, afinal o site que direciona links para você também vai ganhar pontos. Além do mais, aqui entra também a questão do valor dos conteúdos, o que vamos ver com mais profundidade a seguir.
O Google investiga os links para entender a qualidade e a relevância deles, determinando se a página merece ou não um posicionamento melhor nos mecanismos de busca.
O link building é, portanto, uma das mais trabalhosas estratégias de SEO, mas também uma poderosa ferramenta para alcançar melhores posições nos buscadores. Como resultado, ela também ajuda no posicionamento orgânico do seu conteúdo, aumentando o tráfego para sua página e atraindo novos visitantes.
Por outro lado, não podemos deixar de pensar na experiência do usuário, um dos pontos de extrema importância também para o Google. Os links precisam ser usados de forma estratégica e o mais natural possível. Portanto, não force o uso dos links, nem os internos e nem os externos. Insira-os apenas quando eles fizerem realmente sentido para o seu conteúdo e, principalmente, para o usuário.
Qual a importância do Link Building?
De forma resumida, listamos os principais pontos nos quais você deve considerar para aumentar a relevância do seu site:
- Eles são fundamentais para garantir pontos com o Google
- Quanto mais backlinks de qualidade seu site possuir, mais autoridade ele constrói na web
- Eleva seu posicionamento nos mecanismos de busca, entregando melhores experiências aos usuários
- Os links mostram os caminhos da web para os buscadores
- Comprovam a autoridade de um site na web
Resumindo, podemos dizer que são importantes para o rastreamento e a classificação dos sites nos mecanismos de buscas.
Como o Google avalia os links?
O algoritmo tem uma infinidade de fatores para avaliar e classificar uma página no ranking. E uma delas são os links gerados e que são avaliados de formas diferentes.
Quantidade
Um dos primeiros critérios que o Google adotou para avaliar os links. A quantidade de links direcionando para uma página demonstrava para o PageRank a popularidade dela. Naturalmente, hoje esse ainda é um critério importante na avaliação.
Qualidade
Não adianta ter uma grande quantidade de links, se seu conteúdo não tiver qualidade. E hoje é um critério avaliado pelo Google. Isso tem muito a ver com anatomia do link. E vamos falar a seguir o porquê.
O que afeta a qualidade do link?
Vários fatores podem afetar a qualidade de um link. Dessa forma, é preciso estar atento aos detalhes para que sua estratégia não seja negativa, causando prejuízos ao seu SEO.
Como já dissemos anteriormente, não adianta ter vários sites apontando links para o seu, se estes mesmos sites não tem boas referências e que não são nem relevantes e nem confiáveis. Uma boa estratégia de link building está intrinsecamente ligada à qualidade do conteúdo também. E alguns fatores são importantes de serem avaliados para obter bons resultados:
- Diversidade de links: links de domínios diferentes
- Contexto do link: entender o contexto em torno do link para ver se ele é realmente relevante
- Texto-âncora: use uma palavra-chave que realmente faça referência ao link
- Confiabilidade: é aquele velho ditado “me diga com quem tu andas que te direi quem és”. Esteja próximo de sites que são confiáveis e relevantes, para tornar-se igualmente confiável para o Google.
- Links internos e externos: você deve trabalhar os links internos das suas páginas, isso é ponto para seu SEO e ajuda a mostrar a hierarquia das suas páginas. Porém, quando se fala de link building você deve avaliar em quem o Google vai confiar mais: em você falando de si mesmo ou de alguém com autoridade falando de você?
- Links para outras páginas: os links que você compartilha para outras páginas externas têm peso também. Mas, não se esqueça da frase do item de confiabilidade que falamos aqui em cima, ok?
- Black hat: são práticas para ludibriar o Google, ganhando muito links em pouco tempo. Não faça isso!
- URL: ela deve ser amigável e acessível aos buscadores
- Posição do link: existem estudos que comprovam que a posição do link no texto influencia na avaliação do Google.
Links dofollow e nofollow
Sim, existem alguns outros itens importantes em relação à avaliação do buscador referente aos seus links. Não vamos nos estender sobre o assunto, mas os links dofollow e nofollow, também são fatores interessantes de você entender sobre o link building.
Links dofollow e nofollow são aqueles que, ao serem inseridos no seu site, podem ter um apontamento de volta ou não. Ambos devem ser usados dentro de uma estratégia de conteúdo, desde que sigam boas práticas que aumentem os seus resultados digitais.
Outro conceito importante e que interfere na avaliação é que os motores de busca tem uma limitação de avaliação de links em imagens, pois eles ainda não conseguem ler de forma inteligente. Por isso, prefira sempre usar links de texto.
Quais as melhores estratégias para link building?
É importante traçar objetivos estratégicos e planejar os seus conteúdos para que, antes de pensar em ter muitos links, ter um conteúdo no qual as pessoas realmente vão gostar quando entrarem no seu site.
Crie conteúdos interativos e com alto valor de compartilhamento: listas, guias, infográficos, pesquisas e outros conteúdos que possam agregar valor aos usuários.
Um dos pilares do link building é o Marketing de Conteúdo. A estratégia de Guest Posting ou Guest Blogging tem sido muito utilizada por conta dos benefícios e resultados que têm gerado. Em outras palavras, se você quer mais tráfego para o seu blog, então, é preciso procurar por blogs que enviem tráfego para você.
Guest posting é quando você cria conteúdos relevantes como convidado de um blog parceiro e, em troca, ele permite que você insira um ou mais links para as suas páginas.
De acordo com a HubSpot, empresas que usam o blog geram uma média de 97% a mais de links inbound e 55% a mais de visitantes no site.
Buscar parceiros para backlinks é outra estratégia que você pode utilizar. Contudo, lembre-se: conquistar backlinks faz parte do SEO off page, porém não depende apenas de você, afinal quem decide se cria um link para a sua página são terceiros. E, certamente, os melhores parceiros são aqueles que já possuem a confiança do Google.
Conclusão
A estratégia de link building é um esforço e um trabalho árduo. O Google preocupa-se com a experiência que você gera para os usuários. Então, usar uma estratégia eficaz é de extrema importância para gerar resultados valiosos para sua marca.
O verdadeiro desafio é obter links de qualidade, confiáveis e naturais. Isso porque não se trata mais da quantidade de links, mas sim a qualidade que importa. Seja útil e valioso para que sua marca cresça com essa estratégia. Procure parceiros que realmente são autoridade e confiáveis.
Muitos guias bem detalhados têm sido escritos para ajudar a entender o conceito de link building e como trabalhar com ele da forma correta desde a primeira vez. Se você acha isso ainda muito complexo, tenha um profissional ou uma agência que seja especialista nisso para te ajudar a traçar as melhores estratégias de acordo com a sua área de atuação. Estar atento às oportunidades de alcançar os melhores resultados estratégicos é muito importante. Por isso, não dispense ajuda profissional se precisar.
E finalizando, a Ideia tem as soluções ideais para suas estratégias digitais. Precisa de ajuda? Vamos tomar um café e conversar!