Landing pages – vantagens de utilização para o seu negócio

14 de março de 2022

Quando o foco é conversão, as landing pages são as ferramentas certas para levar a sua mensagem de forma prática e atrair a audiência para o seu negócio.

As landing pages são sites focados na conversão do usuário e, por isso, possuem apenas uma página, não sendo possível a navegação para outra páginas para evitar a distração ou dispersão do público. O foco aqui é direcionar a pessoa para o CTA (Call to Action ou Chamada para Ação) para que ela conclua a ação desejada pela sua empresa.

Para compor uma landing page é preciso focar nos elementos essenciais para atrair, informar e gerar conversão. Em nossa publicação Em que momento utilizar uma Landing page? você pôde conferir algumas informações sobre o que são landing pages, quais são os diferenciais, que tipo de produtos podem ser divulgados e quando utilizá-las. Agora vamos aprofundar mais esse assunto, trazendo para você mais informações para melhorar ainda mais o seu trabalho com as landing pages e otimizar as suas ações.

Conheça os principais elementos de uma landing page, como criar o conteúdo que converte e o que definir para o design ser mais atraente:

Um título e subtítulo, para começar, é preciso pensar seu título e subtítulo de forma estratégica. Ambos devem ser simples, porém chamativos para incentivar as pessoas a seguirem com a leitura da página. O conteúdo que está sendo oferecido para o usuário deve ficar bem claro para não gerar dúvidas.

As imagens e os conteúdos visuais devem ser um complemento do que está sendo dito nos textos e deve ser focado em incentivar a pessoa a fazer a conversão. As imagens utilizadas precisam ser coerentes e representar a sua oferta. É preciso escolher cores que transmitam as emoções que você deseja despertar no seu público.

A descrição da oferta o foco é explicar para o leitor o que ele irá ganhar com a oferta. Nesse ponto é necessário ter clareza e objetividade na explicação. O recomendado é que o foco da descrição seja nos benefícios que o público pode obter e não em funcionalidades de ferramentas, por exemplo, e que
estes sejam apresentados em itens, de 3 a 5, sem longos parágrafos de texto, os termos relevantes devem ser destacados em negrito para chamar a atenção.

Se o produto ou serviço referente à oferta possuir outros materiais de apresentação, como vídeos ou slides, os mesmos podem ser incorporados na página. Sempre destacando que o material não deve desviar a atenção do objetivo principal que é a conversão.

O formulário é o local onde a persona irá fazer o cadastro e deve receber atenção especial da sua parte, pois os dados que serão solicitados também precisam ser planejados. Não exagere no número de campos para preenchimento, pois quanto maior o número de informações solicitadas, menor a tendência das pessoas em fazer a conversão. Procure solicitar o essencial para obter o contato inicial do lead para, a partir daí, criar uma relação através de outros canais.

Os elementos adicionais são outras formas que podem ser aplicadas para chamar a atenção para o seu objetivo principal, a conversão. Elementos gráficos como setas e botões estrategicamente posicionados podem auxiliar na realização da ação. Utilizar chamadas e indicadores que acionem gatilhos mentais como o de urgência, escassez ou prova social, também é eficiente.

Não esqueça da criação de uma página de agradecimento
A criação de uma Thank You Page ou página de agradecimento não deve ser deixada de lado. Ela é necessária para que quem preencher o formulário saiba que obteve sucesso no envio dos dados e vai receber a sua recompensa. Inclusive pode ser disponibilizada uma oferta complementar para incentivar uma segunda conversão do mesmo lead agora com outras informações solicitadas, por exemplo.

E, para a sua empresa, essa página também é importante para facilitar o monitoramento das conversões versus acessos ao endereço do site com ferramentas como o Google Analytics. Todos os dados coletados são importantes para medir o sucesso da sua campanha.

Confira algumas formas que você pode utilizar para divulgar sua landing page e atrair mais visitantes:

As redes sociais são grandes aliadas na divulgação de campanhas e novidades e podem ser uma das formas de divulgar a oferta da landing page que está em evidência. Aposte em diferentes formatos de publicações, compartilhe os links com CTAs atrativos e gatilhos mentais e incentive a interação e a participação dos seguidores.

O seu próprio site deve estar à disposição para que seja disponibilizado o link da linding page. Essa é mais uma das formas de divulgar para o público a sua página promocional. Crie um banner ou um pop up na página inicial e destaque a oferta que está sendo oferecida para gerar mais acessos.

O envio de e-mails marketing para a sua lista de contatos pode ser uma forma de engajar um público que já tem alguma relação de conhecimento com a sua empresa, mas que ainda não converteu na ação específica que você está divulgando. Fique atento para classificar os contatos por listas e não enviar um material de introdução para quem já utilizando o produto.

Os anúncios em Google e Facebook são um grande impulso. Realize companhas de anúncios pagos direcionando-as para o público-alvo que a sua empresa precisa atingir. Dessa forma você pode criar imagens que despertem a curiosidade e chamem a atenção para a sua landing page.

Utilizar landing pages para aumentar as conversões para a sua empresa é uma fórmula comprovadamente eficaz e que pode ser aplicada com diferentes objetivos, fazendo o desenvolvimento de uma nova página a cada campanha criada. Observe as necessidades de pontos de conversão da sua empresa e comece a colocar em prática as dicas para atrair cada vez mais pessoas para a sua rede de contatos.

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