Instagram shopping – Como utilizar a ferramenta e aumentar vendas

1 de abril de 2022

Aprenda a utilizar a plataforma de vendas do Instagram e diversifique as possibilidades de crescimento do seu negócio.

As redes sociais há muito tempo deixaram de ser apenas plataformas para promover encontros e bons momentos entre famílias e amigos. Cada vez mais as empresas estão presentes na timeline dos usuários promovendo seus produtos e serviços e, para atender a demanda de internautas e empreendedores, as plataformas estão sempre trazendo novidades. O Instagram shopping é uma dessas soluções e mais uma forma de trazer resultados positivos para a sua empresa. 

Para utilizar a ferramenta de forma mais eficaz, é preciso entender como operar suas funcionalidades, quais os requisitos e o que podemos ou não fazer no espaço de vendas do Instagram. Acompanhe as dicas que preparamos para você e boas vendas. 

O que é?

O Instagram shopping é um recurso do Instagram que permite a marcação de links de vendas de produtos em publicações feitas no feed das marcas. Os produtos marcados também ficam disponíveis na aba Shopping para que os usuários possam ver todos os itens disponíveis para compra daquele perfil.  Isso proporciona uma melhor experiência e facilita o processo de compra de itens.

Como utilizar?

A funcionalidade pode ser utilizada em publicações no feed, nos stories e também em filtros de realidade aumentada. No feed, ao clicar no link com o preço do produto, o usuário é direcionado para uma página com mais informações, imagens e com um botão para ver o item no site da marca para concluir a compra. Nos stories, o funcionamento da ferramenta é semelhante, porém aqui existe o requisito de possuir pelo menos 10 mil seguidores. Nos filtros de realidade aumentada, a ideia é proporcionar aos seguidores a possibilidade de “experimentarem” um produto como óculos, batons e até itens de decoração.

Para as empresas que ainda não possuem uma loja virtual onde a compra pode ser efetivada, o Instagram possibilita disponibilizar um botão de check out dentro da própria rede para que a compra possa ser concluída dentro do próprio Instagram. 

Quais as vantagens para a sua empresa?

Possibilidades para empresas de todos os tamanhos: a ferramenta Shopping é gratuita para todos os tipos de empreendedores, o que possibilita o acesso mais democrático às plataformas de vendas. Por isso, independentemente do tamanho da sua empresa ou do alcance da sua loja virtual, é possível marcar presença e promover os seus produtos no Instagram.

Facilidade em fechar vendas: o Instagram possui um grande alcance com o público final e você pode aproveitar o contato com os seus seguidores para fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca e se interessem pelos produtos que você comercializa. Com as marcações dos produtos sendo feitas diretamente nas publicações, é possível conquistar mais clientes do que ao solicitar que, para fazer as compras, as pessoas acessem o site ou o link na bio, o que é muito útil principalmente para as contas de empresas que possuem menos de 10 mil seguidores.

Mais tráfego para loja virtual: para quem já possui uma loja virtual, o Instagram Shopping é mais um canal de divulgação e atração do público para o site. Isso, além de gerar vendas diretas para os produtos divulgados, também pode gerar mais tráfego no site como um todo, pois os usuários podem se interessar por conhecer outros itens da coleção e até mesmo encher o carrinho com diferentes produtos, muito além dos publicados no feed. 

Como criar a sua loja no Instagram shopping?

Para criar a Loja da sua empresa, é necessário estar atento a alguns requisitos, a sua conta precisa ser comercial e estar vinculada a uma página do Facebook; estar na lista dos países que possuem o recurso, que é o caso do Brasil; habilitar a loja apenas para vender produtos físicos e não serviços e é importante conhecer e cumprir as políticas comerciais da plataforma antes de começar.  

A criação do Instagram Shopping percorre os seguintes passos: conectar o perfil do Instagram ao catálogo do Facebook, configurar loja, cadastrar o seu endereço, escolher a moeda de cobrança, informar o e-mail utilizado para login nas redes, marcar as taxas pertinentes ao seu país e estado e cadastrar os produtos, aguardar a revisão do Instagram para então adicioná-los nas suas publicações. 

Dicas para vender mais

Preze pela qualidade das fotos e que valorizem os produtos: crie um padrão que defina a sua marca e valorize a imagem dos seus produtos. Aqui o que você vende deve ser o foco principal das suas publicações.

Explore a possibilidade de fazer galerias de fotos: aproveite a possibilidade de criar galerias de fotos para explorar os detalhes e diferenciais das suas mercadorias para que os clientes possam ver cada item de diferentes ângulos e para que não fiquem dúvidas sobre o produto que será comprado.

Certifique-se de que os links estão corretos: para que, quando o usuário clicar na tag, para saber mais sobre os produtos ele seja direcionado para o local correto. Marque o link que levará as pessoas diretamente para o item selecionado para evitar desistências das pessoas ao precisar clicar em diversos links para tentar encontrar a mercadoria desejada.

Organize as tags de preços de forma harmônica nas fotos: caso você deseje fazer composições na imagem que será pulicada, é importante ficar atento às marcações que serão realizadas para que elas não fiquem sobrepostas, o que dificulta para as pessoas clicarem dos itens desejados.

Quanto mais produtos você cadastrar na sua loja, maiores as chances de vendas e de tornar a sua marca conhecida no mercado. Mantenha-se sempre atualizado para aproveitar as novidades que as redes sociais oferecem para as empresas e criadores de conteúdo terem melhores resultados em suas estratégias. Utilizar o Instagram shopping pode ser mais uma ferramenta para promover a venda dos seus produtos e fechar negócios nas suas plataformas virtuais. 

Sua empresa está precisando de uma agência digital em Porto Alegre para fazer a gestão da sua loja virtual, site e redes sociais? Nós da Ideia Agência Digital estamos prontos para atender a sua marca com uma equipe completa e qualificada nas diferentes áreas de atuação da web. Entre em contato conosco: link para whatsapp