O universo digital trouxe inúmeros benefícios para as empresas que se consolidaram no mercado e para marcas que começaram a sua história nas redes sociais, e o inbound marketing se tornou um grande personagem para auxiliar essa jornada.
Muitos ainda acham que o inbound é um bicho de sete cabeças e muito difícil de ser colocado em prática para alavancar os resultados de uma empresa, mas nesse artigo vamos te provar que esse conceito está totalmente errado.
O que é o inbound marketing?
De uma forma bem resumida, o inbound marketing trata-se do marketing de atração, ou seja, é um conjunto de estratégias que visam o encanto e conversão de novos clientes para o seu negócio usando o meio digital.
O conceito de inbound marketing defende a ideia de que a empresa não precisa correr atrás de clientes como se fazia antigamente. Agora, é o cliente quem vai atrás da empresa e do que ela oferece.
O inbound é baseado em quatro pilares extremamente importantes, que são:
- Atrair;
- Converter;
- Vender;
- Encantar.
Cada um desses pilares desempenham uma função extremamente importante dentro do inbound marketing e são fundamentais para que o seu trabalho por meio do marketing digital nas redes sociais traga ótimos resultados para o seu negócio.
Atrair
O primeiro pilar do inbound marketing traz a função de atrair clientes interessados no produto ou serviço que você oferece.
Para fazer isso, suas grandes aliadas neste processo serão as redes sociais, pois através delas é possível produzir e compartilhar conteúdos informativos e de valor que irão ajudar seus possíveis clientes.
Converter
Quando falamos de conversão, nos referimos a transformação daquele seguidor e admirador da sua marca em um cliente fiel que comprará o seu produto e ainda poderá indicá-lo a outras pessoas.
Essa conversão pode ser feita também por meio da produção de conteúdo ou até mesmo dos anúncios pagos, como o Instagram Ads.
O tráfego pago também é uma ótima opção de atração e conversão de clientes dentro do inbound marketing.
Vender
Enfim, chegamos ao momento em que toda a marca e negócio espera, a tão almejada venda. É neste momento que o cliente finalmente adquire o seu produto ou serviço, conhecendo ainda mais a fundo o seu trabalho.
No entanto, muitos acham que é nesse momento que a relação entre empresa e cliente acaba, e é aí que eles também perdem grandes oportunidades.
Encantar
Vender é sim, extremamente importante para um negócio, afinal de contas, não há chances da marca se sustentar sem o dinheiro das vendas de seus produtos ou serviços.
No entanto, só vender não é tudo, é necessário encantar os seus clientes, ou seja, mostrar que eles continuam sendo extremamente importantes para o seu negócio mesmo após o momento da venda.
Esse cliente pode ter comprado um ebook seu sobre como anunciar no Google Ads, ele pode ter gostado tanto do seu produto que indicará a sua marca para amigos e familiares, ou seja, o seu próprio cliente consegue atrair novas pessoas para o seu negócio.
Manter essa relação com o cliente é muito importante para a sua empresa e não é tão difícil como pensam, você pode realizá-la por meio das seguintes ferramentas e estratégias:
- E-mail marketing;
- Mensagens nas redes sociais;
- Ligações para saber o que o cliente achou do produto/serviço;
- Artigos informativos sobre algum assunto específico;
- Promoções e descontos da sua marca.
Essas são algumas formas de manter contato com o seu cliente mesmo após a compra, mantendo ele sempre por perto.
O que é o inbound marketing?
O inbound marketing vai muito além do que só vender e trazer resultados para o seu negócio, ele se preocupa em manter uma relação saudável entre a sua empresa e os seus clientes.
Dessa forma, você consegue trazer comprometimento e humanização para a sua marca, fazendo eles se sentirem acolhidos e importantes para você.
Seja o seu produto um curso sobre como funciona o Facebook Ads ou um serviço como terapia online, o inbound marketing serve para qualquer negócio e profissão, aumentando ainda mais as chances de você alcançar os resultados que espera.
Considerações finais
Esperamos que este artigo possa te ajudar a entender um pouco mais sobre o inbound marketing e sua importância para o seu negócios, seja ele pequeno, médio ou grande.
Nunca se esqueça de que clientes são mais do que números, são pessoas. E pessoas precisam de relacionamento e comunicação, o inbound marketing será seu grande aliado neste processo.
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