Cada vez mais o Google tem atualizado o Google Meu Negócio para trazer novas funcionalidades que atendam uma diversidade de empresas e negócios digitais que utilizam essa plataforma.
Se você ainda não usa o Google Meu Negócio, recomendamos que conheça esse serviço e continue lendo esse post, pois vamos trazer as novas atualizações e funcionalidades que o Google está trazendo em 2020.
Mesmo que no Brasil ainda não tenhamos disponíveis todas as funcionalidades, essa plataforma pode ajudar muito a trazer novos clientes.
Google Meu Negócio, conheça um pouco mais
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que ajuda sua empresa a ser encontrada mais facilmente nas pesquisas do Google e também no Google Maps. Além disso, ela é uma importante ferramenta de SEO e Marketing Digital para negócios locais. Ela é uma ferramenta gratuita e acessível para todos os tipos de negócios.
Hoje, mais de 80% das pessoas pesquisam serviços locais pela busca do Google e através do Google Business, seu negócio pode aparecer do lado direito de uma busca, além de aparecer nos resultados locais. Por isso, a importância de ter sua empresa cadastrada nesta ferramenta e, mais ainda, com os dados bem claros e atualizados.
Como se diferenciar no Google Meu Negócio?
O Google tem feito melhorias e mudanças no seu algoritmo ao longo dos anos e o Google Business também vem acompanhando essas atualizações. Sempre pensando na busca de melhorias, novas funcionalidades são agregadas. Assim como aquelas que já não oferecem benefícios ou que não atingem os resultados para os quais foram criados, acabam sendo descontinuadas.
Mas como podemos nos diferenciar dos concorrentes? Um dos principais pontos primordiais para isso, é manter sempre os dados da empresa atualizados e claros. Imagine que um possível cliente pesquisa sua empresa e encontra um horário de funcionamento informado no Google Business. Ele vai até o seu negócio e o encontra fechado no horário que você informou que estaria aberto. Certamente nunca mais voltará a fazer negócio com você! Portanto, tire sempre um tempo para atualizar essas informações.
Outra oportunidade é usar todos os recursos disponíveis que se encaixem no perfil do seu negócio, começando pelos mais simples.
Comece pelo mais simples
✓ Fotos ajudam as pessoas a visualizar sua empresa e a reconhecer quando chegam até o local. Além disso, cadastros com fotos recebem mais pedidos e muito mais cliques.
✓ Cuide dos comentários. Hoje muito mais do que nunca o marketing têm atingido mais pessoas através do que os outros dizem. A importância da “opinião alheia” e dos comentários é cada dia mais relevante na hora do consumidor fazer sua escolha. Não basta fazer anúncios e falar de si mesmo, você precisa que os seus clientes e parceiros de negócios falem bem de você! Quanto mais bem comentada sua marca ou empresa é, mais as pessoas vão se interessar por ela. Por isso, é de suma importância responder às dúvidas e comentários de forma cordial e com o intuito de ajudar as pessoas e criar esse relacionamento. Marcas que se preocupam em responder os comentários do Google, recebem muito mais recomendações e certamente vendas.
✓ Como dissemos antes, informações sobre dias e horários de funcionamento corretos, bem como dados de contato atualizados, podem evitar comentários negativos e avaliações baixas.
Atualizações do Google Meu Negócio: novas maneiras de se destacar
Infelizmente, alguns dos novos recurso do Google Business ainda não estão disponíveis aqui no Brasil, mas vale saber como o Google vem se comportando e o que vem de novidade por aí. Vale muito mais nos adiantarmos, para quando chegarem por aqui, já entendermos como funciona e o que se encaixa no nosso negócio.
Confira quais as novidades do Google Meu Negócio em 2020:
Following
A opção de seguir o seu negócio traz, além da funcionalidade de as pessoas ficarem por dentro das notícias sobre sua empresa/marca, você também poderá oferecer descontos e promoções pela primeira compra, recompensando seus clientes por segui-lo. Isso não só vai gerar mais clientes, mas vai fazer os clientes voltarem, indicarem seu negócio e deixar as pessoas atualizadas sempre que você tiver uma nova promoção.
Para configurar, basta entrar no seu aplicativo do Google Meu Negócio e seguir esses passos:
✓ Em “Transformar seguidores em clientes”, selecione a opção “Criar Oferta de Boas-Vindas” e clique em Criar.
✓ Preencha as opções de título, descrição, código promocional, termos e condições e website (caso tenha um).
Solicite um orçamento
O Google incluiu uma opção de solicitar orçamento direto pela pesquisa. No resultado, caso você tenha ativado a opção de enviar mensagens do Google Meu Negócio, as pessoas poderão solicitar orçamento dos seus serviços ou produtos. Isso além de facilitar o contato, você ainda pode responder direto no aplicativo e se conectar de forma mais simples para fechar novas vendas.
URL
Com as novas funcionalidades, os negócios poderão reivindicar um Nome Curto e uma URL para o resultado de busca do seu negócio. Isso facilita e muito o compartilhamento em cartões de visitas e mesmo em textos enviados pela internet e publicações nas redes sociais. O nome curto vai aparecer como g.page/nomedonegocio e pode ser compartilhada com muito mais facilidade.
Mas lembre-se, atente-se às políticas de uso do Google para escolher o nome do seu negócio. É muito importante estar atento para não violar nenhuma delas com o seu nome.
Google Assistente
Uma funcionalidade que auxilia restaurantes, bares e locais que fazem entrega de comida delivery. Com o Google Assistente, os clientes poderão pedir comida direto pela pesquisa. Os usuários podem clicar em “Pedir Agora” e escolher o local de entrega, agendar para mais tarde ou buscar no local. Os pagamentos são feitos pelo Google Pay, através do cartão de crédito.
A novidade também vem com outra facilidade: o usuário pode pedir através do comando de voz. “Ok Google, peça comida no [restaurante]!” Sim, basta fazer o pedido, literalmente. E se a pessoa já tiver feito algum pedido antes, ela vai poder ver o histórico dos pedidos anteriores.
Por enquanto essa funcionalidade está sendo entregue somente através do DoorDash, Postmates, Delivery.com, Slice, ChowNow e Zuppler, mas já existem outros possíveis parceiros em vista. Se você tem um serviço de entregas ou uma empresa/aplicativo do segmento, é bem interessante conhecer mais essa ferramenta.
Cardápio
Para quem tem uma empresa do segmento de alimentos, você poderá disponibilizar seu cardápio, bem como incluir uma barra dos melhores pratos. Assim, você pode destacar o que você tem de melhor no seu menu. Trazer os pratos que os seus clientes mais gostam e que as pessoas mais recomendam, será ótimo! Nas suas recomendações as pessoas poderão comentar mais ainda e indicar os pratos favoritos no seu menu. Essa funcionalidade acaba ajudando muito no compartilhamento sobre sua empresa, nas avaliações e nos comentários.
Posts Sugeridos
Se você não fez uma postagem no Google Meu Negócio recentemente e se possui muitos comentários com boas avaliações, há uma boa chance de o Google gerar automaticamente uma “Postagem Sugerida” que cite um de seus comentários do Google.
O Programa Small Thanks do Google Meu Negócio já traz essa funcionalidade e agora o Google traz uma maneira mais fácil ainda de gerar posts de recomendações. Essa é sem dúvida uma funcionalidade simples, mas que vai ajudar a ter uma interação maior com os clientes engajados na sua marca/empresa. Os posts sugeridos aparecerão com avaliações dos usuários e basta você clicar em “Criar este post” e poderá compartilhar a avaliação.
Imagens
Essas sem dúvidas são os grandes diferenciais das empresas. Quem nunca pesquisou um local, empresa ou negócio no Google para ver o ambiente, as fotos do cardápio, o local, que atire a primeira pedra! Todas as informações são importantes, porém, as imagens sem dúvida são a cereja do bolo!
Agora, você poderá selecionar uma foto de capa e colocar sua logo na parte superior direita do perfil, ao lado do nome do seu negócio.
Outras funcionalidades
Como você pode ver são muitas as novas funcionalidades que o Google Meu Negócio recebeu, mas ainda não paramos por aqui! Algumas outras novidades são muito interessantes para ajudar seu negócio ter, não somente mais visibilidade, mas atingir os públicos de interesse e gerar, dessa forma, mais vendas.
Você poderá configurar sugestões de respostas, o que te ajuda a responder às dúvidas dos usuários na hora. Quando a pessoa começa a escrever uma pergunta, diferentes respostas aparecem e ela pode escolher a que mais se adequa à sua dúvida. O Google se baseia em perguntas anteriores e também em avaliações para responder.
O Google também está lançando o Google My Business Marketing Kit, onde você pode solicitar itens promocionais personalizados como adesivos e pôsteres para promover seu negócio. Além disso, tem a opção de editar os materiais e baixar para imprimir caso deseje.
Como você pode ver, o Google Meu Negócio pode te ajudar e muito nas suas estratégias digitais. Estar ativo e visível na internet é cada dia mais primordial para que os negócios tenham sucesso. E nada melhor que estar presente em uma das ferramentas mais utilizadas na hora das pessoas fazerem pesquisas.
Ative sua conta no Google Meu Negócio hoje mesmo e aproveite essas diversas funcionalidades gratuitas para manter sua empresa sempre nas principais buscas. Se você têm dificuldades, outra dica seria usar o Primer, um aplicativo também do Google que te ajuda a aprender um pouco mais sobre esse universo de marketing e negócios na era digital.
E claro, se precisar de mais performance e de uma ajuda para atingir objetivos e resultados maiores ainda, estamos aqui com soluções que certamente vão fazer muita diferença para sua empresa e marca.