Gestão de anúncios: conheça os 5 principais locais para anunciar na web!

11 de dezembro de 2019

gestão de anúncios de qualidade é um dos fatores fundamentais para um bom desempenho nas redes sociais e sites. Para isso é necessário fazer um planejamento de alocação de verbas, além de delimitar noções como público-alvo, localização, faixa etária etc.

Evitando desperdiçar recursos e buscando efetividade, é importante ter ao seu lado uma equipe especializada em marketing digital. Assim, gerir suas campanhas e anúncios identificando quais os melhores locais para o seu negócio estar presente será mais fácil e eficaz.

Existem diversas áreas da web em que você pode anunciar. São buscadores, aplicativos e redes sociais, mas existem 5 que se destacam: Google, Facebook, Instagram, Waze e LinkedIn.

Com tudo alinhado, você consegue ter um retorno online gerando vendas e leads, expandindo seu negócio e ganhando reconhecimento. O trabalho com anúncios é um processo evolutivo de compreensão do público, teste de formatos e aprimoramento de resultados.

Explicaremos abaixo as particularidades e vantagens de anunciar em cada uma das 5 plataformas.

Anúncios online

 

Google Ads a maior rede de busca

 

O Google hoje é a escolha de 97% das pessoas que procuram algo na internet e tem mais de 100 bilhões de pesquisas mensais, ou seja, empresas que investem em uma gestão de anúncios para o Google Ads tem uma grande vantagem competitiva. Conheça os tipos de anúncios do Google Ads:

  • Rede de Pesquisa é o tipo de anúncio mais disputado do google, pois é o que costuma gerar maior retorno. Possui uma ligação muito forte com técnicas de SEO e Inbound Marketing. Onde o cliente acha sua marca a partir de impulsionamentos de palavras chaves. Criando assim muito mais relação com uma potencial venda. 
  • Rede de Display são colocados banners que são anunciados em sites do google, como Youtube e Gmail, sites relacionados ao seu público-alvo e de sites parceiros do Google, como G1, Terra, Estado, entre outros site de notícias. 
  • Google Shopping é aquele banner que segue o cliente em diversos sites, mostrando produtos de um e-commerce que ele visitou ou possa se interessar.

Uma das vantagens de anunciar no google é que você só paga quando de fato acontece a conversão para o link do anúncio. Além disso, o Google Ads também permite o gasto de até o dobro do seu orçamento diário médio em dias de alta visualização. Assim, você não perde cliques valiosos que pode ser convertido em leads ou vendas. 

 

Facebook Ads para um grande público

 

O Facebook é a segunda rede social mais acessada do Brasil e possui 2 bilhões de  usuários. Devido a esse número, a variedade é enorme e possibilita atingir um público muito mais específico. Diferente do Google, no Facebook você precisa selecionar quem atingir através das diferentes formas de abordagem – video, card ou banner.

No Facebook Ads você consegue segmentar seus anúncios em:

  • Orçamentos diários: Você define quanto quer gastar por dia em um anúncio e a plataforma trabalha com esse valor médio e avalia se você deve aumentá-lo ou diminuí-lo conforme o interesse e engajamento.
  • Orçamentos vitalícios: A partir de um valor para X dias da campanha, o Facebook Ads ajusta o seu orçamento e potencializa a entrega para os melhores horários e dias do seu público-alvo selecionado.

Os pilares dos seus anúncios são dar reconhecimento para a sua marca, gerar envolvimento, tráfego para o seu negócio e conversão para o seu site e marca. 

 

Instagram Ads para anúncios visuais

 

O Instagram Ads funciona de forma similar ao Facebook Ads, mas os formatos são diferentes por causa da linguagem da plataforma. Nele você pode criar anúncios relacionados com o visual do seu negócio, em formatos de imagens, vídeos, carrosséis, vitrine ou stories. O público do Instagram tende a ser mais jovem, diferente do Facebook que concentra diferentes faixas etárias.

Atualmente o stories são o tipo de anúncio mais procurado, por gerarem mais visualizações e, de acordo com pesquisa do Facebook IQ de outubro de 2018, 62% das pessoas ficaram mais interessadas em um produto depois que ele apareceu nos Stories. Entretanto, cada tipo de anúncio precisa ser pensado com o conteúdo e o formato com a melhor proposta. Por exemplo, um com várias fotos fica melhor em uma vitrine. Já uma abordagem mais informal cabe nos stories.

 

LinkedIn Ads e mais informações sobre público

 

Apesar dos anúncios do LinkedIn Ads serem mais caros que em outras redes, ele tem um diferencial de o seu público ser muito mais concentrado em um estágio de final de funil, ou seja, mais propenso a compras. No LinkedIn você possui dados muito mais detalhes sobre quem acessa a rede. Informações como cargo da empresa em que trabalha, experiência, lugar onde estudou, competências e áreas de interesse, o que consegue deixar a sua campanha de anúncio mais precisa.

 No Linkedin é possível trabalhar com três tipos de anúncios:

  • Sponsored Content: conteúdo promovido na timeline, com imagens atrativas.
  • Text Ads: pequenos anúncios de texto, com chamadas convidativas e links direcionados.
  • Sponsored InMail: mensagem patrocinada na caixa de entrada, focado em textos mais informais e explicativos.

 

Waze Ads para encontrar seu público pela localização

 

Diferente dos outros tipos de anúncios, que se preocupam com características do seu público ou palavras-chaves, o Waze Ads foca na localização e interesses locais do público do aplicativo. Esse tipo de estratégia pode ser ideal para negócios que possuem sedes ou estabelecimentos. Uma das vantagens do Waze é que ele mostra conteúdos por lugares que o usuário se interessou, ou seja, é a caminho para ele. 

Todos os anúncios conseguem ser vinculados com uma rota, para isso os tipos de anúncio na plataforma são:

  • Anúncio de busca: quando o usuário faz uma procura por um local perto do seu estabelecimento, você aparece em destaque no mapa, sugerindo com uma rota e o tempo do percurso.  
  • Anúncio de “pinos”: Enquanto o usuário dirige, durante a rota o Waze mostra desque de estabelecimentos por perto, através dos anúncios. Assim já vai ganhando reconhecimento e incentivando motoristas que estiverem por perto.   
  • Anúncio takeOver: Enquanto o motorista estiver parado em uma sinaleira ou decidindo para onde vai, vão aparecendo banners de anúncios de estabelecimentos por perto. Essa é uma estratégia para mostrar promoções ou produtos relacionados a determinado horário, como um jantar no período da noite. 

 

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