Entender os dados e as métricas disponíveis nas redes sociais vai fazer com que as suas estratégias de marketing digital sejam muito mais eficientes.
Cada rede social e ferramenta que você utiliza para se comunicar na web como gerenciadores de sites, blogs e ferramentas de automação para o envio de e-mails, todos fazem a mensuração dos dados e possibilitam que você consulte diversas informações. Mas não basta apenas visualizar os dados, é preciso saber como interpretá-los e utilizar essas informações a favor do crescimento do seu negócio. Dentre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros estão o Instagram e o Facebook e os dados fornecidos pela plataforma de insights podem ajudar e muito o seu negócio. Para saber mais, continue a leitura do post e veja o que você pode fazer.
O que é Facebook Audience Insights?
O Facebook Audience Insights (Informações do Público, em português) é uma ferramenta que permite que você conheça seu público-alvo, para que possa criar campanhas mais relevantes para sua audiência e conhecê-la melhor. Pode ser utilizada para verificar informações e aproveitar para as redes de Facebook e Instagram.
Com esse recurso, é possível analisar as informações demográficas sobre seu público-alvo, incluindo tendências, idade e sexo, estado civil e cargos profissionais, as informações geográficas de moradia, idiomas falados, aspectos relacionados a estilo de vida e informações de interesse pessoal. Além disso, é possível ver um ranking com as principais páginas que seu público curte, as informações sobre interesse de compras do seu público-alvo, incluindo o comportamento de compras on-line por categorias. Todas essas informações que podem ajudá-lo a identificar para onde veicular anúncios e promoções. Existem muitas vantagens de se acompanhar os dados da sua audiência nas redes, algumas delas são:
Entender quais conteúdos agradam mais a audiência
Quanto melhor você analisa os dados da sua empresa mais passa a entender que tipo de conteúdo faz mais sucesso com a sua audiência. Dessa forma fica mais fácil de criar conteúdos que vão trazer resultados positivos para o seu negócio e que sejam úteis para os seus seguidores. Dentre os conteúdos preferidos do público, observe os retornos que cada um trouxe para a sua marca. Isso envolve as curtidas, comentários, compras, cliques nos links, visualizações de vídeo e veja se estão de acordo com os seus desejos profissionais. Analise também a performance de acordo com o formato de cada conteúdo para entender do que o seu público mais gosta, vídeos, fotos, reels e outros.
Conhecer melhor o seu público-alvo
Encontrar o público correto para uma campanha segmentada é uma das dificuldades mais comuns durante o processo de criação de um novo anúncio. A plataforma Facebook Audience Insights também traz informações sobre o perfil do público que segue e interage com a sua página, você pode consultar informações essenciais para a criação de um público-alvo de anúncios.
Com a plataforma do plataforma, você pode ter mais informações para:
Segmentar o público-alvo de acordo com sua oferta e atingir pessoas mais qualificadas de acordo com seu anúncio.
Entender sua campanha e o que pode ser ajustado nas configurações dos anúncios para atingir de forma mais assertiva os seus potenciais clientes.
Descobrir qual é o interesse em comum da sua empresa e do público que você quer atingir e utilizar esta informação para criar conteúdos relevantes e que cativem os seguidores.
Determinar de forma mais assertiva qual é o interesse que a sua marca deseja despertar no público com os anúncios programados.
Entender seu público e ver como as pessoas se comportam dentro do seu segmento, conhecer quais são as características específicas desse grupo e quais páginas ele segue, por exemplo.
O Facebook Audience Insights é uma ferramenta muito poderosa que auxilia os anunciantes a entender melhor a sua base de público e a encontrar nas redes um público mais específico através de características e interesses. Além disso, possibilita fazer intersecções de interesses como uma estratégia muito eficiente para encontrar pessoas mais qualificadas para serem impactadas pelos anúncios que serão criados.
Não esqueça de que é muito importante consultar essas informações de forma frequente, pois o mundo digital muda de maneira muito rápida e dinâmica. A cada campanha finalizada e antes de criar um novo anúncio, consulte os dados novamente para verificar se as diretrizes permanecem as mesmas. Você também pode experimentar e testar novas formas de anúncios para verificar o que mais trará bons resultados para as suas vendas. Os dados devem ser os grandes aliados da sua empresa na hora de pensar as formas de comunicar com a sua audiência também de forma orgânica. Por isso, invista seu tempo em entender as métricas e dados das suas redes sociais. Para saber mais sobre métricas, confira o nosso post Métricas: como avaliar os resultados das suas campanhas.
Utilizar dados para fazer a construção de estratégias mais assertivas para a sua empresa é fundamental para se destacar no mercado. Por isso, explore todas as opções disponíveis das ferramentas que você utiliza e vá em busca de novos caminhos para atualizar e aperfeiçoar as suas estratégias de comunicação digital. Existem muitas plataformas e acompanhar de perto todas as variações e mudanças que podem acontecer ao longo da realização das suas campanhas é o caminho para ter uma audiência qualificada e entender cada vez mais os interesses e características do seu público. E lembre-se que você sempre pode contar com uma agência digital para gerenciar as suas contas em redes sociais e campanhas de vendas e crescimento na web.
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