Utilizar a coleta de dados para otimizar os seus anúncios pode trazer muito mais informações para as suas estratégias.
As ferramentas de anúncios nas redes sociais possuem muitas informações que auxiliam no momento de otimizar as campanhas. Uma delas é o Pixel do Facebook Ads. Com o pixel você pode se reconectar com os usuários que visitaram o site da sua empresa e pode criar públicos personalizados a partir desses registros. Você pode também criar públicos semelhantes aos que já acompanham a sua marca e podem ter uma grande tendência a se interessar pelos seus produtos também.
O que é o Pixel do Facebook Ads?
O pixel do Facebook Ads é um código que deve ser inserido junto ao código de programação do seu site para fazer o rastreio das páginas que os usuários visitam e o seu comportamento no site. Você não terá acesso aos dados das pessoas, mas às estatísticas que podem ajudá-lo a entender o perfil das pessoas que chegaram até a sua marca e que páginas do site ou produtos elas visitaram.
Como utilizar as informações do pixel para conquistar mais clientes?
Uma das formas mais comuns de utilização dos dados coletados pelo pixel é o remarketing. Quando, por exemplo, uma pessoa acessa o seu site, coloca um produto no carrinho, porém não finaliza a compra. Essa ação é registrada pelo pixel e, após um período coletando dados, é possível criar um público personalizado composto por outras pessoas que não concluíram as suas compras e criar anúncios específicos para essas pessoas. O que pode levar a uma decisão e que a compra seja finalizada.
Outra forma de utilizar os dados do pixel é por meio da criação de públicos semelhantes. Após a ferramenta compreender como é o perfil das pessoas que visitam o seu site, é possível realizar a criação de um público com diferentes graus de semelhança aos que você já possui. Dessa forma é possível alcançar mais pessoas que ainda não foram impactadas pelos seus anúncios.
Para isso, na ferramenta de criação de públicos do gerenciador de anúncios, você deve selecionar a opção de criar um público semelhante e, como fonte de origem dos dados, selecionar o pixel do site. Em seguida, deve-se selecionar quantos públicos serão criados e os graus de percentual de semelhança que esses públicos deverão ter com o público atual.
Uma dica, os percentuais variam de um até 10% e, quanto menor for o número, maior será a aproximação das semelhanças com os atuais seguidores, e, quanto maior o número, maior será a abrangência desse público. O que não é muito recomendado no momento de criar um público semelhante.
O pixel pode mensurar outros dados de acesso?
Com a instalação do pixel no site da sua empresa, é possível realizar a mensuração das conversões realizadas pelos clientes em todos os dispositivos. Ou seja, você pode verificar com quais os dispositivos o público tem mais tendência a converter nos eventos da sua página. Evento pode ser considerado tudo o que acontece no seu site ou loja virtual, por exemplo, as visitas a cada página, cadastros em formulários ou as compras propriamente ditas.
É possível também passar a utilizar outros tipos de ferramentas de publicidade no Facebook Ads com a utilização do pixel. Você pode criar anúncios dinâmicos e consultar métricas como o custo por cadastro e o custo por conversão. Isso possibilita que você saiba quais são os anúncios que estão trazendo mais conversões de forma mais específica com os diferentes custos. Isso pode ajudar na elaboração de novas campanhas mais assertivas.
Dentre os relatórios disponibilizados pelo gerenciador de anúncios, é possível consultar os relatórios de conversão, tanto no nível de campanha, de conjunto de anúncios e diretamente dos anúncios. As métricas podem ser consultadas por diferentes tipos de detalhamento, como veiculação e dispositivo de impressão, para saber onde os anúncios foram visualizados, por ação e dispositivos de conversão, para saber quais foram os dispositivos utilizados no momento em que as pessoas realizaram uma conversão na sua página. Utilize os dados consultados de maneira estratégica para criar as suas próximas campanhas.
A criação de anúncios nas redes sociais é uma área muito ampla e que possibilita inúmeras maneiras de testar estratégias. Utilizando a ferramenta do Gerenciador de Anúncios do Facebook, é possível realizar campanhas com diferentes níveis de complexidade.
E, quanto mais você avança na personalização dos seus anúncios, maior é o seu aprendizado e maiores são as chances de conversão dos seus objetivos. A utilização de ferramentas de rastreio como o pixel trazem mais assertividade para as suas campanhas e devem ser levadas em consideração se você trabalha com um site ou e-commerce.
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