A diferença de inbound e outbound na rotina da empresa
Há anos observamos estratégias de marketing de empresas: campanhas, segmentação e mensuração de resultados. Neste cenário, Inbound e Outbound apresentam especificações que correspondem a diferentes maneiras de conquistar clientes.
O que se pode afirmar é que, no meio digital, a técnica que apresenta maior facilidade de apresentar retorno ao mercado, se sobressai. Para entender melhor, preparamos um conteúdo que vai ajudar você a conhecer cada um desses métodos. Boa leitura!
Outbound – O marketing tradicional
Esse é o velho conhecido marketing, com o principal objetivo de trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. Aqui, a ideia é ir atrás do cliente ativamente, não são gerados anúncios para despertar interesse.
As propagandas de rádio, jornais, TV, cartazes, e todos meios tradicionais de publicidade representam esse segmento. Quando se trata de outbound, o investimento é um grande diferencial. Se, por exemplo, você precisar reduzir gastos de uma hora para outra, essa “mídia some”, diferente do inbound, onde conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.
Exemplos:
Algumas ações fazem parte do outbound como atração de cliente, entre eles:
- Folhetos de promoções distribuídos em comércios mais próximos;
- Spot na rádio da região;
- Panfletagem em estabelecimento.
Utilizando essas ações tradicionais, dificilmente será possível mensurar quem foi atingido ou está de fato interessado. Assim, os pontos negativos concentram-se em:
- Crescimento de índice de geração de leads não-qualificados.
- Impossibilidade de segmentação de público-alvo.
Inbound Marketing
Atrair e fidelizar clientes: assim o inbound tornou-se uma técnica inovadora na vida de diversas empresas. Aqui, a ideia principal não é ir atrás do cliente, mas despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.
Para utilizar o inbound, é necessária a produção de conteúdo de qualidade para o público. Todo contexto envolve a descoberta de interesses, dúvidas e desafios. A partir disso, serão oferecidos materiais que o ajude a resolver um problema, enxergar uma oportunidade ainda não vista. A solução é exatamente o serviço/produto que a sua empresa oferece.
Produzindo esses conteúdos atrativos é possível aumentar o tráfego do seu site, realizando canais pontos de conversão, como formulários ou Landing Pages, e todo tipo de material que transforme seus visitantes em contatos.
Com os Leads em mãos, já é possível criar um canal de relacionamento através de Email Marketing, por exemplo, nutrindo esses contatos com informações relevantes.
Com isso o marketing se torna relevante, sendo útil ao cliente e não intrusivo. O resultado é um trabalho de qualidade, específico e bem orientado. Para criar esses conteúdos, que curam dores do seu cliente, é possível utilizar perguntas como:
- Quais são seus anseios?
- Seus sonhos?
- Quais materiais eles desejam consumir?
- Como eles desejam ser abordados?
- Quais redes sociais eles usam?
Com essas respostas desses questionamentos, fica muito mais simples de construir uma estratégia!
Entre as vantagens, podemos citar:
- Promove o diálogo melhor, gerando maior engajamento;
- Baixo custo;
- Maior tempo para haver a conversão de leads;
- Resultado em tempo real.
A importância da segmentação de público
Falar de novas estratégias de marketing, sem utilizar segmentação, é impossível.
O conceito de segmentação remete a escolher um alvo. Mas, na verdade, é uma tarefa muito mais aprofundada: para segmentar um público é preciso compreender detalhes, o que tem por trás de uma interação e estudar as diversas plataformas de uma pessoa. Também é estudado se indivíduo que possui hábitos, histórias, necessidades, desejos e opiniões.
Todo processo servirá para atingir o resultado esperado ao final de uma campanha.
Hoje os consumidores buscam exclusividade e são conquistados por quem reconhece suas preferências. Por isso, é preciso entender comportamentos, entregando campanhas de reengajamento, recompra e fidelização que tenham alto índice de conversão.
Oferecendo o que a pessoa gosta, encantando-os nos momentos certos e fazendo com que eles sintam que sua empresa conhece e se preocupa com os anseios deles, com certeza será construído um relacionamento duradouro.
Com a segmentação, de dados ou de grupos, será possível muito mais chances de um retorno positivo, interação por parte de seus seguidores e consumidores. Aqui, é importante lembrar que as pessoas são diferentes, consomem e buscam conteúdos distintos. Dessa forma, é possível gerar encantamento e abordagens de todos os tipos. Essa técnica, utilizando a segmentação possibilita aumentos de taxa de conversão, o que é ótimo, não é mesmo?
E você, conseguiu entender as vantagens que um marketing ativo oferece?
Aqui na Ideia, um time de profissionais qualificados ajuda a sua empresa a criar conteúdo de qualidade. Com segmentação certa e mensuração de resultados, é possível permitir resultados bem alinhados. De qualquer forma, nós iremos analisar e atualizar o que for necessário para que seja desenvolvida a melhor tática ao seu negócio.
Conheça algumas soluções que nós temos disponíveis: Acesse aqui.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar nas redes sociais.