As landing pages são conhecidas por terem grande desempenho no objetivo de geração de leads, conversões e vendas. Elas fazem parte de qualquer estratégia de Inbound Marketing, pois atraem leads qualificados que demonstraram interesse no seu negócio.
Elas são o formato ideal para anunciar produtos específicos, criar formulários de contato, distribuir conteúdos e conseguir informações de possíveis clientes.
Para te ajudar a entender como funciona uma Landing Page e o seu uso estratégico, separamos alguns tópicos que podem ser interessantes para aumentar suas conversões e número de leads.
O que é uma Landing Page?
Para entender quando usar uma Landing Page no seu site, é necessário entender alguns conceitos básicos sobre ela.
Na maioria dos casos uma Landing Pages é construída por uma estrutura de título, oferta, call to action (CTA) e formulário de contato. Mas podem ser desenvolvidas diversas estratégias para cada tipo de público e produto do seu negócio.
O formato permite que toda a página seja construída para o usuário preencher o formulário de contato e ter mais informações sobre o conteúdo ou produto anunciado. Ela também utiliza técnicas de SEO para ser facilmente encontrada.
Além disso, é importante que a página seja configurada para que o usuário receba um e-mail automático após preencher o formulário. Assim, ele tem mais informações ou consegue receber o produto que ele teve interesse.
Qual o diferencial de uma Landing Page?
Com a Landing Page, você consegue ter um design totalmente exclusivo para o serviço que você deseja destacar. Assim, o formulário de contato, imagens, textos, depoimentos, vídeos e outras funcionalidades podem ser dispostas da melhor maneira para o usuário.
O design exclusivo também ajuda para que o usuário não fique disperso com os botões e outras páginas do seu site. Dessa maneira, ele entra na página exclusivamente para preencher o formulário.
O formulário também pode fazer parte da estratégia. Conforme a etapa do funil de venda e jornada do cliente que o lead se encontra, podem ser inseridos campos para preencher que são interessantes para construir o perfil do lead.
Podem ser inseridos campos para entender o segmento da empresa, cargo, faturamento, funcionários e diversas informações sobre o lead. Esses dados podem auxiliar a selecionar leads mais interessantes e quais campanhas de marketing eles podem ter o perfil adequado.
Quais produtos podem ser anunciados em uma Landing Page?
Seja para vender um produto, oferecer um conteúdo rico ou anunciar um evento, as landing pages cumprem com o seu objetivo de geração de leads para o seu negócio. Para entender um pouco mais sobre o formato, separamos alguns dos usos mais comuns entre nossos clientes:
- Conteúdos gratuitos
- Materiais educativos
- Pré-inscrição ou Inscrição em cursos e evento
- Solicitação de demonstração do produto
- Cupom de desconto
- Formulário de contato
Devem ser pensados produtos e conteúdos, que não necessitem de um pagamento, mas de um contato e informações. Assim, os dados vão ser exportados e utilizados de forma estratégica para e-mail marketing, estudo de perfil, SMS marketing e remarketing.
Quando usar uma Landing Page e quais estratégias podem ser aplicadas
Agora que você compreendeu alguns dos produtos, consegue entender mais ou menos em que ofertas podem ser inseridas uma Landing Page.
Para usar uma Landing Page a sua empresa precisa estar oferecendo algo para o usuário sentir a vontade de preencher o formulário. Pode ser um acesso exclusivo a um conteúdo, pré-inscrição em um curso,
Entenda também em que momento que você está lançando a Landing Page, porque elas costumam ser um dos canais para conseguir leads para fazer grandes lançamentos de produtos e serviços.
Assim, você pode, por exemplo, lançar um conteúdo gratuito que tenha relação com um produto que você deseja lançar, conseguir esses leads, nutrir eles por um tempo com e-mail marketing e ter esses contatos prontos para comprar esse lançamento. Está interessado em desenvolver uma Landing Page? Fale com o time da Ideia. Nós podemos te auxiliar com a identidade visual, redação, SEO e desenvolvimento para o seu negócio, além de toda consultoria estratégica.