Manter o contato com os clientes, mesmo que pelos meios digitais, deve fazer parte da sua rotina como empreendedor.
Em um contexto onde está cada vez mais difícil fidelizar os clientes, estar presente é fundamental para se manter na mente do consumidor e o envio de e-mails marketing é uma opção muito efetiva se utilizada com estratégia e com objetivos bem definidos.
Para quem ainda está pensando em qual a melhor forma de estruturar o envio de e-mails e se vale a pena. Compartilhamos algumas vantagens se de trabalhar com essa forma de contatos:
Baixo custo para a sua empresa
Se você já possui uma boa base de dados de contatos de clientes para realizar o envio dos e-mails, fique tranquilo que as plataformas existentes para fazer o disparo são variadas, tanto em funcionalidades quanto em valores. Muitas são divididas por pacotes de números de e-mails, o que garante um valor de acordo com a quantidade de contatos e disparos que você deseja realizar.
Segmentação e coleta de dados
Quanto mais você trabalha de forma estratégica com os conteúdos dos e-mails que enviar, melhor poderá conhecer o seu público. Quando estiver elaborando as suas listas de contatos, lembre-se de segmentar os contatos, classifique-os de acordo com o perfil de compra, tipo de persona, ticket médio ou qualquer outra marcação que faça sentido para a sua empresa.
Assim ficará mais fácil no momento de criar os conteúdos e de enviar ofertas de produtos e serviços.
Comunicação personalizada com o público
Quanto mais você conhece o seu público, mais você pode estreitar o relacionamento entregando que o seu cliente deseja saber.
Outra questão que faz muita diferença no momento do envio dos e-mails é chamar o seu cliente pelo nome e, quanto a isso, os sistemas de envio de e-mails possibilitam a personalização das mensagens com os nomes de seus contatos ou outras informações personalizadas que você vê como uma forma de se aproximar do seu cliente. Contatos em datas especiais como aniversários também são uma ótima pedida.
Facilidade de mensuração de resultados
Utilizando uma plataforma de envio de e-mails, você pode ter acesso a dados muito importantes para o desenvolvimento da sua estratégia. Você deve observar a taxa de abertura dos e-mails, os cliques nos links disponíveis, o número de pessoas que pediram para serem retiradas da lista, as demais interações que podem ter acontecido como respostas, caso o endereço de envio permita.
É de estrema relevância entender como os destinatários se comportam ao receber as suas mensagens para que você possa alinhar os conteúdos enviados e até mesmo alterar a segmentação e as listas das quais eles fazem parte.
Possibilidade de grande alcance
O envio de e-mails em grande escala possibilita um grande alcance da mensagem da sua marca para o público. Porém é muito importante que você construa as suas próprias listas de contatos, com pessoas que realmente conhecem a sua emprese e desejam receber os seus e-mails.
Não entre nessa de comprar listas prontas de diferentes segmentos, pois esses contatos não autorizaram o seu envio e, na maioria dos casos, não possuem conhecimento que foram colocados em uma lista e nem possuem conhecimento ou interesse sobre a sua empresa. Sem conta que isso também vai contra a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
Antes de iniciar o disparo de uma campanha de e-mails marketing, é necessário que você reúna, classifique e segmente os contatos de seus clientes, consulte todas as regras e diretrizes da LGPD para que todos os procedimentos sejam realizados da forma mais correta e para fortalecer ainda mais a sua relação com os seus clientes e prospects.
Mais uma forma de gerar tráfego para o seu site
Sua mensagem de e-mail marketing não deve se apenas uma imagem única ou um bloco de texto. O interessante é planejar conteúdos que sejam apresentados de formas diversas dentro da mensagem para os seus contatos, como uma combinação de imagens, textos, vídeos e links para páginas de conteúdos e serviços que complementem a mensagem que você está querendo passar e gerem mais tráfego para as páginas do seu site.
Faça chamadas para seus conteúdos novos no blog, apresente promoções e faça lançamentos de produtos, sempre direcionando as pessoas para clicarem nos links e acessarem o seu site. Assim, você gera mais tráfego para as suas páginas e incentiva a sua audiência a criar o hábito de consultar o site da sua empresa quando precisar de mais informações.
Como cadastrar uma lista de e-mails marketing
Disponibilize em seu site um formulário para cadastro de e-mail para os usuários que desejam receber a newsletter. Também é possível colocar um pop-up no site com o formulário para os visitantes fazerem o cadastro logo ao acessar a página. Você pode também criar campanhas patrocinadas nas redes sociais para captação de leads.
Criar uma landing page oferecendo algum conteúdo rico para o seu público que se cadastrar também é uma ótima opção. Existem diferentes formas para criar uma lista e e-mails, basta utilizar a criatividade e manter o seu site sempre atualizado para gerar o desejo do público em assinar a sua news.
Boas práticas no envio de e-mails marketing
Sempre é importante ficar atento a certas práticas para utilizar esse formato de comunicação de forma mais assertiva. Utilize as palavras-chave que remetem ao seu negócio para chamar a atenção para a leitura da mensagem no assunto do e-mail e com um texto curto e direto. A linguagem deve seguir o tom de voz da sua marca e sempre ser adequada para o entendimento do seu público.
Priorize imagens e vídeos reais, se você trabalha com a venda de produtos físicos ou serviços que apresentem resultados visíveis, isso é essencial para mostrar os seus diferenciais e deixar o leitor ainda mais interessado em conhecer a sua empresa ou saber mais sobre o que você tem a oferecer.
Achou interessante o trabalho que pode ser realizado com o envio de e-mails? Entre em contato conosco, aqui na Ideia Agência Digital temos uma equipe 100% dedicada para conquistar grandes resultados para a sua empresa nas diversas possibilidades que o ambiente digital oferece. Se você está procurando uma agência digital em Porto Alegre ou em outra cidade da região, estamos prontos para te atender.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar nas redes sociais.