E-commerce: como fazer o planejamento da criação de uma loja virtual

1 de novembro de 2021

Para começar o seu empreendimento digital, é preciso muito planejamento e organização. Mapear seus objetivos e todas as ferramentas que serão necessárias fazem parte das tarefas que você vai precisar realizar.

Vender on-line faz parte da rotina de cada vez mais empreendedores. Mas, para se obter resultados satisfatórios, é preciso pensar muito bem sobre cada detalhe que vai compor a sua loja virtual para que a experiência dos clientes seja satisfatória e que o processo de vendas lhe traga bons resultados.

Para seguir esse caminho de forma mais tranquila e organizada, é importante planejamento. Assim você pode definir o que deseja fazer e como será a execução das tarefas necessárias. Quanto mais requisitos forem abordados em seu plano, maiores as chances de você evitar surpresas e decepções ao longo do processo. Isso também vai lhe ajudar a estar mais preparado para possíveis reveses que podem surgir enquanto você cria a sua loja virtual.

Pensando em facilitar a sua organização e auxiliar na elaboração do seu planejamento, preparamos algumas dicas certeiras para lhe auxiliar na criação da sua loja on-line:

Escolher a melhor tecnologia para as necessidades da sua empresa
Quando for pensar em criar o seu site, é preciso pesquisar as ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado para que você possa obter os melhores resultados e ter as melhores funcionalidades. Tanto para a sua equipe no momento de realizar o cadastro dos produtos e de fazer o controle dos pedidos, entre outras tarefas, quanto para os seus clientes, durante a navegação no site e realização das compras.

Além disso, é preciso pensar que outras ferramentas podem ser necessárias para a gestão do seu negócio digital, seja uma plataforma de CRM ou um sistema de controle de pagamentos, todos os processos devem ser mapeados e organizados para nenhuma etapa ficar desassistida. Para saber mais sobre segurança para lojas virtuais, veja o nosso post com 7 dicas para trabalhar a segurança para seus clientes. E lembre-se, se estiver na dúvida procure um profissional especializado para analisar as demandas do seu negócio e apresentar as opões mais adequadas para o perfil da sua empresa.

Realizar o planejamento de mercado do seu negócio virtual
Para estar cada vez mais perto do sucesso de vendas com o seu empreendimento on-line, é preciso entender o mercado e as suas nuances. Pesquise a concorrência. Observe como os demais empreendimentos do seu ramo trabalham, analise as ameaças e oportunidades diante do cenário que se apresenta.

Entenda como está o posicionamento da sua loja perante o mercado e como ela pode ser recebida pelo público com o seu lançamento. Esse é um ótimo momento para fazer a análise SWOT, levantando os pontos fortes e fracos da sua empresa e estudando como chegar na web com destaque.

Pensar em recursos extras para garantir um bom atendimento ao cliente
Ao fazer o planejamento da sua loja on-line é preciso pensar em todo o trajeto que os clientes realizam até fazer a compra do seu produto ou serviço. Ao se aproximar da experiência do consumidor, você entende o que é necessário para fazer com que o processo de compra e o pós-venda sejam excelentes.

Fique atendo à necessidade de trabalhar com ferramentas de apoio como automações de atendimento e CRM, sempre visando a prestação de suporte rápido e eficiente para solucionar dificuldades ou prestar esclarecimentos para o público.

Elaborar uma estratégia de divulgação da sua loja virtual
Você conhece aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? No mundo do marketing e das vendas não é diferente. É preciso elaborar uma estratégia para divulgar o seu novo formato de vendas que chame a atenção do público e garanta muitas vendas já na sua estreia.

Organize-se para realizar campanhas em redes sociais, tráfego pago, entre outras estratégias para criar expectativa e gerar acessos para o seu novo site. Crie uma landing page para fazer a coleta de leads interessados em comprar on-line e monte um fluxo de e-mails para fazer a nutrição desses leads e deixá-los ansiosos para comprar com você.

Defina como será a logística
Se a sua loja trabalha com a venda de produtos físicos, planejar como serão feitas as entregas é parte importantíssima. É preciso definir qual será a abrangência das entregas das suas mercadorias. Quais cidades, estados ou, até mesmo, países que poderão receber as suas entregas.

Verifique a necessidade de trabalhar com centros de distribuição em diferentes pontos para diminuir o tempo de entrega e faça parceria com diferentes fornecedores e transportadoras para que os clientes tenham opções de escolher o tipo de frete que acharem mais adequado. Certifique-se de que as diferentes regiões possuem opções acessíveis de entrega para não gerar insatisfação ou não acarretar na perda de negócios.

Foco nas informações dos produtos
Quem está fazendo compras pela internet precisa encontrar de forma simples e acessível todas as informações sobre os produtos que está pensando em adquirir. O site deve conter informações técnicas, instruções de uso, procedimentos de lavagens, informação sobre tecidos, tamanhos, dimensões, além de imagens em alta definição e fotos dos detalhes para que os compradores possam explorar e entender o produto ao máximo antes de realizar a aquisição.

Quanto mais claras e fáceis de localizar forem as informações, mais rápidas serão as decisões na hora de fechar o negócio e menor será o trabalho por parte de vendedores e atendimento para realizar o convencimento do cliente.

Quando se fala em vender pela internet, ter um planejamento bem elaborado é o primeiro passo. São muitas etapas a serem pensadas e executadas para garantir o bom funcionamento da sua loja virtual e é sempre importante lembrar que você pode contar com parceiros especializados para passar por esse processo de forma mais eficiente. Fique atento a todos os detalhes e prepare-se para as vendas.