Atualmente, diversos setores e áreas estão migrando para os ambientes virtuais, não
é mesmo? Com a tecnologia cada vez mais em ascensão, a solução é deixar que as
lojas e vendas sejam feitas de forma online, os famosos e-commerce. No entanto, se
as estratégias para atender os seus clientes não forem bem aplicadas e
desenvolvidas, a chance de que você tenha mais prejuízos a lucros é bem grande.
Pensando nisso, que tal entender melhor como melhorar a experiência do cliente na
sua loja virtual, de modo que você invista em ações que trazem retorno ao seu
negócio, sem se preocupar se o gasto será desnecessário, mas sim com a certeza de
que sua loja será referência no mercado? Veja abaixo o que nós separamos para
você!
Por que a experiência do seu cliente é importante no e-
commerce?
Primeiramente, antes de te explicarmos as dicas sobre o e-commerce, é preciso que
você entenda a importância de proporcionar uma experiência única para o seu
consumidor, de modo que a sua marca seja sempre lembrada. Assim, sabendo que a
experiência do cliente é toda a interação que ele tem com a sua loja online, seja esta
de forma indireta ou não, isso implica 100% na impressão que o consumidor terá dos
seus produtos ou serviços prestados.
Além disso, de acordo com o contato que ele terá com a sua marca, é que o cliente irá
sair de um consumidor neutro para um cliente ativo, irá recomendar o produto ou
serviço, terá bons feedbacks que te ajudam a melhorar toda a sua desenvoltura
enquanto loja virtual e permite que você seja referência na sua área de atuação.
Se este espaço virtual será o espaço que você fará a sua propaganda, o famoso
“vender meu peixe”, então é lá que você deve apostar todas as suas inovações na
hora de proporcionar o melhor para o percurso de compra e venda do seu cliente. É lá
que você terá um relacionamento com quem está comprando, fortalecendo vínculos e
aproximando compradores.Por isso, veja abaixo as 3 dicas para melhorar o seu e-
commerce que nós preparamos para você!
Confira as 3 dicas para alavancar o seu e-commerce
Sendo assim, apesar de muitos acharem que se trata de um problema muito sério
quando o assunto é melhorar a experiência do cliente no e-commerce, nós iremos te
mostrar que as soluçõe são extremamente acessíveis:
Cliente como alvo das estratégias
Sempre coloque o cliente no centro da sua estratégia: ele é o seu alvo, ou seja, o seu
público-alvo. Logo, tudo que for calculado em termos de mudança deve ser pensado
em quem você irá atender.
É um público mais novo, mais velho, feminino ou masculino? Você recebe feedbacks
em sua loja? O que os consumidores sugerem? Essa primeira análise é fundamental
no seu negócio, pois, é a partir dela, que você verá as dores dos clientes e, além de
atuar em cima delas, será capaz de traçar uma identidade deles.
Sempre descreva os itens de sua loja detalhadamente
Você, com certeza, já esteve em um e-commerce.buscando o seu produto ou serviço
ideal e, na hora em que foi olhar mais detalhadamente, acabou não encontrando as
especificidades que procurava, por exemplo, as dimensões do produto, os preços dos
serviços prestados e o valor do frete, o que te fez desistir da loja, não é mesmo?
Isso porque, sem os detalhes corretos e que são essenciais para que o seu cliente
feche uma compra, além da sua marca não ser bem avaliada, dificilmente aquele
consumidor se tornará um cliente fixo e a sua loja não crescerá no mercado digital. Ou
seja, sempre que colocar um produto ou serviço à venda, pense em todas as
perguntas que devem ser respondidas na descrição.
Promova um canal de atendimento no seu e-commerce
Nesse sentido, sabemos muito bem que cada dor e dúvida é extremamente particular
de cada cliente. Contudo, a dúvida de um pode ser a dúvida de vários, e é nessa
circunstância que você deve se apegar. Portanto, crie um FAQ no seu e-commerce,
para que as principais dúvidas estejam prontamente respondidas para seus clientes.
Isso deixará o consumidor com a sensação de que a empresa pensa nele e busca
agilidade e eficiência no atendimento, estreitando laços comerciais.
Juntamente com o FAQ, você pode criar chatbots que respondem às principais
perguntas de forma personalizada, com códigos que proporcionem mensagens
instantâneas. Muitos clientes podem desistir de comprar por achar o serviço prestado
confuso e sem o aparato necessário, não seja um desses casos.
Dessa forma, além dessas 3 dicas que, com certeza, irão salvar o seu e-commerce e
a experiência proporcionada ao cliente, saiba que alguns fatores principais são os
maiores causadores de insatisfação na hora das compras, confira os tópicos abaixo e
fuja desses problemas:
- Entregas com atrasos são um dos principais pontos de insatisfação;
- Falta de comunicação e atendimento ineficaz, sem sanar as principais dúvidas;
- Produtos que deixam a desejar na qualidade e no que prometeram nas propagandas;
- Preço elevado sem promoções, como corte de fretes, etc;
- Página do seu e-commerce que demora a carregar e faz com que o cliente desista de esperar;
Esses e alguns outros pontos são as principais reclamações de diversos públicos,
então não permita que a sua marca vacile em alguns desses critérios. Agilidade,
qualidade e eficiência na resolução de problemas irão levar você e a sua empresa
para o topo das vendas!
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