Entender quais são as métricas disponíveis para as suas campanhas é a melhor forma de saber como medir os resultados do seu investimento.
Todas as campanhas de marketing digital que você realiza, seja nas plataformas de redes sociais como Facebook e Instagram ou mesmo nas campanhas de Google Ads geram diferentes resultados e apresentam muitas métricas para serem mensuradas. Para saber se cada investimento realmente teve o resultado desejado, é preciso entender cada um dos resultados apresentados e como eles interferem nos seus objetivos.
Para lhe ajudar a mensurar melhor as suas campanhas, preparamos esse post para esclarecer dúvidas e falar mais sobre essa sigla que, dentre muitos dos dados analisados, gera muitas dúvidas na hora de entender os números das campanhas. Para começar, é preciso conhecer uma sigla que pode gerar dúvidas, mas que ajuda e muito a melhorar o CTR, o CTA.
O que é CTA?
O CTA é a sigla em inglês para a expressão Call to Action. Ela não representa um dado em específico na análise das suas campanhas, porém é uma expressão muito utilizadas no marketing digital, que significa Chamada para Ação. É quando, ao finalizar um conteúdo, você indica para o seu usuário o que deseja que ele faça. Seja se inscrever em uma newsletter, solicitar um orçamento, fazer um pedido ou, até mesmo, clicar em um link específico para realizar outra ação. Geralmente as ações realizadas envolvem esse clique no link e, por isso, que o CTA pode ser confundido ou relacionado com o CTR.
O que é CTR?
CTR é a sigla para a expressão Click Through Rate que significa Taxa por Clique. Com essa métrica você descobre a taxa de cliques do seu anúncio, ou seja, é possível saber a relação entre o número de cliques e o número de visualizações da campanha. Isso indica essencialmente, o percentual de pessoas que clicaram no seu anúncio após visualizarem o mesmo.
Como calcular o CTR?
Geralmente as ferramentas que fazem as campanhas já mostram esse indicador na apresentação dados e resultados obtidos. Porém, é importante saber como se forma esse resultado. Veja a seguir, para chegar ao resultado da taxa de cliques dos seus anúncios, é preciso fazer a divisão do número de cliques que o anúncio recebeu pelas visualizações recebidas na duração da campanha, ou seja: número de cliques ÷ número de visualizações = CTR.
Como saber se os resultados estão bons?
Para saber se os resultados obtidos estão satisfatórios, é preciso observar que, de uma forma geral, quanto maior a porcentagem, melhor para a sua campanha. Mas, nem sempre funciona dessa forma, por isso é essencial saber que, a partir de 3% de taxa de cliques já temos um bom resultado. Observe também a concorrência, os outros anúncios que estão no ar e fique atento a outras ações que podem ser realizadas para melhorar os seus resultados.
Dicas para otimizar o retorno do CTR:
Sempre coloque a sua palavra-chave principal nos anúncios: facilite para o seu público e seja localizado de forma mais fácil com as palavras que seus futuros clientes mais buscam para procurar seus produtos e serviços. As pessoas tendem a clicar nas palavras que procuraram.
Aposte em um CTA chamativo: a relação entre CTA e CTR é direta, então quanto mais convincentes e chamativos forem os seus CTAs, maiores as chances de os usuários clicarem no seu link. Estude as chamas que mais podem atrair os cliques e seja direto e objetivo nesse momento.
Otimize suas estratégias constantemente: testar e experimentar novas técnicas para melhorar os seus anúncios é fundamental para encontrar a fórmula que melhor funciona para a sua empresa. Lembre-se sempre de que cada negócio tem o seu perfil e que é buscando tentar novas formas de anunciar que seus anúncios vão ficar cada vez mais otimizados e próximos da excelência.
Porque acompanha essa métrica?
Acompanhar as métricas das suas campanhas é sempre importante e oferece a possiblidade de você entender como está o desempenho da sua campanha e como e onde trabalhar para melhorá-la.
Existem alguns fatores que têm como indicadores o CTR e por isso é tão importante acompanhar essa métrica para colher esses benefícios. São eles:
Diminuir os custos com as campanhas: quanto mais otimizados estiverem os seus anúncios e mais você consegue aumentar o seu CTR menos vão custar as suas campanhas e mais baratos será a conquista dos resultados.
Aumentar o alcance nas redes sociais: quanto mais otimizados os seus anúncios estão, mais pessoas clicam neles e, quanto mais pessoas clicam e interagem com os seus anúncios, consequentemente maior torna-se o seu alcance orgânico, pois as ferramentas tendem a exibir mais os conteúdos que possuem melhores resultados com a audiência.
Aumentar a Taxa de Conversão: quando a sua taxa de cliques aumenta, mais pessoas passam a conhecer a sua oferta. Isso aumenta as chances de conversão da sua campanha. Seja ela de formulários, inscrições, downloads ou até mesmo de compras. Mais pessoas vendo uma oferta, significa maiores chances de conversão.
Melhorar o ranqueamento orgânico do seu site nas buscas: se os seus anúncios estão direcionando o público para o seu site. Essa maior taxa de acessos pode ser extremamente benéfica para o posicionamento da sua página nas buscas do Google. Por isso, invista em melhorar sempre as suas campanhas para que todas as formas de presença da sua marca na web sejam beneficiadas.
Quando se trabalha com campanhas online, é essencial conhecer as métricas mais valiosas para medir o desempenho das suas campanhas. O entendimento dos melhores resultados está diretamente ligado à compreensão dos seus objetivos de negócio e das campanhas realizadas. Sempre tenha em mente aonde você quer chegar para entender o verdadeiro valor dos seus resultados. Medir a importância correta de métricas como o CTR e a sua relação com o seu CTA e outros fatores dos anúncios vai ajudar muito na definição das próximas estratégias e entendimento da organização dos seus objetivos.
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