Muito mais do que uma interface atrativa, são precisos diferentes fatores para fazer com que um site se destaque na busca do Google.
Para ter um site bem ranqueado no Google, ou seja, que apareça nas primeiras colocações nos resultados das buscas, é preciso trabalhar tanto o conteúdo que você publica nas suas páginas quanto muitos outros fatores, como programação, tempo de carregamento do site e muito mais.
Tudo sempre deve ser pensado para trazer as respostas e soluções que o seu possível cliente está buscando. Clareza nas informações e um site bem construído são diferenciais na hora de criar um relacionamento com os clientes no meio digital.
Atualmente o Google apresenta mais de 200 fatores para determinar quais sites receberão destaque nas buscas, sem contar tantas combinações feitas pelos algoritmos da plataforma e fatores relativos como localização geográfica do usuário interfere nos locais que serão exibidos para a consulta, principalmente quando se fala de empresas que prestam serviços em locais físicos.
Apresentamos a seguir alguns dos fatores que fazem parte dos requisitos observados para melhorar o ranqueamento de um site na busca orgânica do Google e que podem fazer muita diferença no tráfego para a página da sua empresa.
Publique conteúdos relevantes e de qualidade
Não basta apenas preencher páginas e mais páginas de textos sem trabalhar de forma estratégica, pensando em resolver as dúvidas e problemas do seu público. Os textos postados devem ser originais e as páginas que possuem conteúdos duplicados de outras podem ter seu ranqueamento prejudicado.
A facilidade de leitura também é um fator importante nesse caso, pensar na escaneabilidade é essencial, dividir os parágrafos de forma a facilitar a leitura e criar subtítulos, são algumas das formas de melhorar a leitura dos seus posts.
O Google possui os critérios EAT: especialização, autoridade e confiabilidade. O que pode te ajudar a atender a esses critérios são citar profissionais especialistas no tema que você deseja abordar, principalmente se forem assuntos com saúde, direito, entre outros mais específicos e com informações que precisam de uma validação profissional.
Lembre-se, é muito importante que o conteúdo seja de alta qualidade e possua informações relevantes, mas a linguagem deve ser acessível para a leitura de uma ampla gama de pessoas para que o seu texto seja compreendido e compartilhado.
Saiba utilizar as palavras-chave
Além de escrever um conteúdo de alta relevância, é preciso que a sua estrutura seja trabalhada de acordo com os critérios dos mecanismos de busca. Selecione a palavra-chave que será trabalhada no material e mais algumas variações, sinônimos ou palavras-chave relacionadas.
Certifique-se de que a palavra-chave esteja na URL do seu conteúdo, além de estar presente no título interno e no título que aparecerá nos resultados de busca, o SEO Title.
Foque em abordar conteúdos relacionados ao seu negócio e às palavras-chave que definem a sua empresa e como o público faz as buscas pelo seu serviço na rede. Quanto mais você trazer conteúdos que falem sobre o seu negócio e mais apresentar soluções diferentes, maiores são as chances de aparecer em destaque.
Monitore o tempo de carregamento das páginas
Agilidade e tempo de resposta recorde é isso o que todos os usuários buscam em um site. Sabemos que ninguém gosta de ficar esperando muito tempo um site carregar, no caso de quando se está buscando respostas, ainda menos.
Por isso, é muito importante que você verifique e acompanhe constantemente o tempo que as páginas do seu site levam para carregar. O tempo de 2 a 3 segundos é a média que os usuários esperam para o carregamento de uma página.
O tempo estimado de carregamento das páginas é calculado a partir de informações do código de programação do seu site, tempo de resposta do servidor, entre outros fatores. Nesse ponto é sempre bom ter o apoio de profissionais especializados para auxiliar nas modificações que possam ser necessárias.
Site mobile e responsivo para um bom ranqueamento
O seu site adapta-se facilmente a diferentes plataformas? Atualmente grande parte dos acessos à maioria dos sites não é mais feita pelos desktops e sim, através dos smartphones. Por isso, é importante verificar se o seu site oferece uma experiência adequada para os usuários em diferentes dispositivos.
É fundamental hoje em dia pensar em um site que se adapte às diferentes telas sem perder a qualidade da navegação. Os botões, menus e imagens devem se adaptar ao tamanho das telas e os textos devem se adaptar aos tamanhos adequados para a leitura ser fácil e não precisar de ajustes por parte do usuário e o design não deve ser muito carregado a ponto de dificultar a navegação e a experiência de uso.
Foque em um atendimento proativo
Seja um prospect ou um cliente que já efetuou a compra, é preciso ter iniciativa de resolver o problema e estar à disposição. O objetivo é resolver a questão de forma ágil e antecipando possíveis dúvidas, enviando materiais de apoio e disponibilizando-se para auxiliar o cliente em outros processos e atividades.
Produza tutoriais em vídeo, manuais ou e-books para enviar aos clientes em caso de dúvidas futuras. Um material de apoio pode trazer a sensação de segurança e confiança na sua empresa.
Interface amigável e uma boa experiência de navegação
Para se ter bons resultados com a sua estratégia de SEO, é preciso ter sempre em mente, além de cumprir os requisitos conhecidos e recomendados pelo Google, que o objetivo de tudo é fazer com que o usuário tenha uma boa experiência com o site e que os resultados apareçam.
Por isso, o foco de tudo o que for trabalho no site sempre deve ser como o usuário utiliza a ferramenta e se ele consegue atingir todos os seus objetivos ao acessar o site. Analise se o site da sua empresa e veja se todas as informações são acessíveis, se as imagens não pesam no momento de o site carregar, se os botões são claros e destacados e se os formulários estão funcionando corretamente.
Existem muitos outros fatores existentes para colocar o seu site em evidência nas buscas orgânicas e o aperfeiçoamento e a atualização constantes fazem parte de uma estratégia fundamental para que seus resultados e conversões sejam cada vez maiores.
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