A criação de um site deve ser parte de destaque na sua estratégia de comunicação.
Estar disponível nas buscas na internet é fundamental para se manter em alta como empresa, dentro e fora da web. Mesmo que você não trabalhe com vendas on-line, se preocupar com a criação de um site para a sua marca muito importante.
Primeiramente, você deve pensar em qual é o principal objetivo na criação do seu site. Você pode fazer um site institucional, onde o foco será apresentar a sua empresa, produtos e serviços. Você pode precisar de algo mais pontual para uma campanha específica de captação de leads para um lançamento, por exemplo.
Nesse caso, você pode solicitar a criação de um site tipo landing page, que é uma página com um formulário de cadastro que o público preenche em troca de um conteúdo de valor. Você pode ainda solicitar a criação de uma loja virtual, para fazer a venda de seus produtos on-line. Para saber mais sobre todas as possibilidades, consulte o nosso Guia completo dos diferentes tipos de site para o seu negócio.
Após o mapeamento dos seus objetivos, é preciso que sejam resolvidas algumas questões técnicas como o registro do domínio, o endereço do seu site, com o complemento com.br, por exemplo. O domínio do site deve ser renovado anualmente para que seu endereço na web permaneça sempre o mesmo.
Outro requisito para que o seu site esteja no ar é a definição de onde será a hospedagem. Para que o site fique disponível para ser acessado, ele precisa estar em um servidor, o que também oferece os serviços de e-mail com o mesmo nome do domínio que você já utiliza.
A criação de um site traz mais credibilidade para o seu negócio
A presença digital em formato de um site é importantíssima para conferir credibilidade para o nome da sua marca. Cada vez mais o público procura soluções para o seu dia a dia na internet. Se a sua empresa não está presente, o cliente irá direto para os seus concorrentes.
Já que o objetivo é trazer credibilidade, a imagem da marca deve ser trabalhada de forma extremamente profissional para inspirar confiança aos possíveis clientes. O site deve seguir a identidade visual da empresa, ter uma aparência limpa, ser de fácil usabilidade e com adaptação adequada às telas de tablets e smartphones, o famoso site responsivo.
Seja encontrado pelos seus clientes
Seja para criar um portifólio de seus produtos e serviços ou para divulgar as novidades da sua empresa, a criação de um site facilita a divulgação e concentra as informações, além de ser uma ferramenta de fácil uso tanto para você encaminhar para possíveis compradores seu catálogo virtual, quanto para quem estiver conhecendo a sua empresa através dos sites de busca.
No mundo digital, o famoso ditado: “quem não é visto, não é lembrado”, faz todo o sentido. Então, se você quer ser visto pelo público, o seu site será o seu cartão de visitas.
Divulgue o seu trabalho
Ter um site é uma maneira muito mais rápida de atualizar o seu portifólio de produtos e serviços. Os ajustes podem ser feitos por você mesmo a qualquer hora do dia ou da noite. Trazendo atualizações de acordo com a necessidade real da sua empresa.
É muito importante manter as informações, preços e ilustrações sempre atualizados para que a experiência de visita ao seu site seja mais satisfatória possível. No momento de solicitar a criação do seu site, aproveite para pensar em uma página de atualizações e notícias para mostrar as novidades e conquistas do seu negócio e permita o compartilhamento de links por e-mail e redes sociais. Essa estratégia vai levar a sua mensagem mais longe.
Melhore o relacionamento com os clientes
Ter um site permite que você estabeleça mais um ponto de conexão e relacionamento com o seu público. Disponibilizar um formulário de contato possibilita responder as dúvidas, oferecer orçamentos e mais informações e até mesmo fechar uma venda. É importante frisar aqui que o retorno deve ser feito de forma ágil para causar uma boa impressão no seu público.
E, com os clientes antigos, o relacionamento pode ficar ainda melhor. O seu site pode ser uma referência para quem já conhece e gosta da sua empresa, sendo mais fácil de indicar e compartilhar para amigos e colegas.
Seja encontrado facilmente nos sites de busca
Ser encontrando no Google é fundamental para a estratégia da sua empresa. O ideal é que o seu site esteja presente nos primeiros resultados para aumentar as chances de cliques e, consequentemente, de visitas.
Para manter o seu site bem colocado nos resultados de busca do Google, a principal estratégia utilizada para buscar esse resultado é aplicando o SEO (Search Engine Optimization), em português Otimização para Mecanismos de Busca, um conjunto de técnicas usadas para que quem usa buscadores na internet chegue até o seu site de maneira orgânica, ou seja, sem o uso de mídias pagas.
Essas técnicas visam fazer melhorias e otimizações nos conteúdos e informações do seu site para que quando o usuário pesquise determinado produto ou serviço, seu site seja uma das primeiras opções.
Isso envolve otimizar a forma com que as palavras-chave são utilizadas nos textos, os títulos das páginas, nomes, legendas, tamanho e texto alternativo das imagens, a descrição do site e até mesmo a frequência com que ele recebe atualizações. Sem contar na otimização da programação que pode ser feita com o apoio de um profissional especializado.
Ter um site é mais do que um diferencial para o seu negócio, é uma necessidade para continuar em evidência no mercado, independentemente do tamanho da sua empresa e da abrangência, seja em Porto Alegre, ou para atingir mercados ainda maiores.
O mais indicado para a elaboração de um site é que a página na web seja pensada de forma específica para as necessidades de venda e divulgação do seu empreendimento. O layout e as funcionalidades devem estar de acordo com as regras de usabilidade para facilitar a experiência dos usuários.
Outro ponto importante é pensar em seguir uma estratégia de produção de conteúdo. Manter o seu site com materiais atualizados é um dos pontos que faz com que seu site seja considerado relevante pelos na busca e fique em evidência para o público.
Aqui na Ideia somos especialistas em soluções de Marketing Digital como foco em performance para promover a sua marca e gerar mais negócios. Precisa de ajuda para a criação de sites em Porto Alegre? Fale conosco (51) 99462-0854.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar nas redes sociais.