Criação de loja virtual – Dicas para gerenciar atendimentos e pedidos on-line

2 de junho de 2023

Para fidelizar clientes é importante ter um bom atendimento e gerenciamento de pedidos.

Por mais que quando as vendas do seu negócio sejam realizadas a partir da criação de lojas virtuais, é preciso ter consciência que existe muito trabalho a ser feito depois de conquistar um cliente. Gerenciar a sua loja virtual não é uma tarefa simples, mas utilizando as ferramentas adequadas, o seu trabalho se torna muito mais ágil e eficiente para atender aos pedidos. E, quando você trabalha com o apoio das redes sociais, algumas ferramentas podem ser suas aliadas.

Utilizar plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp para vender seus produtos pode ajudar e muito a promover a sua loja virtual e trazer diferentes públicos para o seu site. Todos os dias milhões de pessoas acessam as redes sociais para se conectar com amigos, fazer negócios e se divertir. É o lugar ideal para você apresentar a sua marca e vender os seus produtos. 

Facilitar as compras e diminuir o número de cliques para fechar uma venda pode ser o caminho para a sua marca passara ter clientes fiéis. Nas redes sociais, você pode criar uma loja, um catálogo de produtos e até mesmo divulgar sua marca no Facebook Marketplace para aumentar as suas chances de venda.

Para trabalhar com vendas diretamente na plataforma do Facebook você pode utilizar a ferramenta do Gerenciador de Comércio, uma plataforma para gerenciar o seu catálogo de produtos e realizar vendas no Facebook e Instagram. Todas as empresas que possuem produtos para venda nas páginas podem cadastrar seus itens. O recomendado é que em primeiro lugar sejam consultadas as políticas de venda e diretrizes da plataforma sobre que tipos de produtos podem ser comercializados e que você verifique se todos os seus itens estão incluídos nas regras de comércio na plataforma.

Em seguida, você pode configurar a sua loja tanto no Facebook, quanto no Instagram. Assim você passa a ter uma conta de comércio e a ter acesso a todas as ferramentas do Gerenciado de Comércio.

Se a sua empresa já possui uma loja virtual, é possível configurar a ferramenta para que seus clientes sejam direcionados ao seu site no momento de finalizar a compra. O público também pode concluir a aquisição na plataforma das redes sociais ou por meio de uma mensagem direta.

Outra vantagem de utilizar o Gerenciado de Comércio é que você pode ter acesso a dados e relatórios sobre o perfil dos clientes e sobre os produtos que mais se destacam. Essas informações podem ser muito úteis para a realização de campanhas de anúncios para impulsionar as suas vendas.

Para quem escolher a opção de finalização de compra diretamente pelas redes, é possível ainda visualizar os pagamentos, gerenciar pedidos e organizar os processos de devolução, além de analisar o desempenho do processo de entrega dos produtos e realizar o atendimento aos clientes dentro da plataforma.

Quais são as melhores formas de trabalhar com o Gerenciador de Comércio?

Dentre as boas práticas que devem ser levadas em consideração no momento de trabalhar o seu comércio pelo gerenciador, estão:

Mantenha seu catálogo de produtos atualizado

Além de atualizar os produtos da sua loja virtual, lembre-se de manter o catálogo de produtos da loja do Facebook e Instagram igualmente atualizado para que os clientes não se frustrem ao desejar produtos que não estão mais disponíveis e também para que as novidades estejam a disposição para compra.

Capriche nas descrições dos produtos

As descrições dos produtos que você pretende vender devem ser fiéis ao que o produto é e trazer informações úteis e reais para os clientes. Um produto com identificação completa possui um diferencial sobre os demais. 

Identifique os pedidos quando forem enviados

Identifique o status dos pedidos desde quando o pedido foi confirmado até o seu processo de envio para que o cliente saiba que está tudo correndo bem com a compra.

Forneça o código do rastreio das encomendas

Assim que tiver o código de rastreio dos produtos enviados disponibilize essa informação para que os clientes possam acompanhar o prazo de entrega dos produtos e saber a previsão de entrega. 

Responda as dúvidas em um curto prazo

Sempre que receber uma dúvida de um cliente, responda o mais rápido possível para não perder nenhuma venda. Muitas das compras realizadas pela internet são feitas por impulso e os clientes podem desistir caso você demore muitas horas ou até mesmo dias para responder, além de encontrar outras ofertas on-line.

Vender on-line é uma maneira cada vez mais comum de se relacionar com os clientes. Por isso é muito importante conhecer as possibilidades que a web oferece para o seu negócio. Com a Ideia Agência Digital você pode ter a gestão da sua loja virtual e das suas redes sociais e anúncios gerenciada por profissionais especialistas em marketing digital. Para conhecer mais nosso trabalho, entre em contato conosco: (51) 3085.7878.

Link: https://ideiaagenciadigital.com.br/servicos/loja-virtual/ 

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