Estar entre as empresas mais bem ranqueadas do Google é o desejo de muitas organizações. Mas, para isso é preciso criar estratégias que atinjam essas marcas de forma orgânica. Por isso, investir em alguns pilares dentro da sua construção da marca é essencial.
No entanto, o caminho mais usado é o SEO. Se você não sabe do que se trata e como ele te ajuda a conquistar os melhores posicionamentos, basta continuar a leitura. Hoje, vamos te mostrar todos os detalhes dessa ferramenta e como ela funciona na prática. Além disso, trouxemos dicas para você conseguir chegar no topo mais rápido.
Segundo a própria Google, 94% dos internautas que utilizam o buscador, não passam da primeira página de resultados quando realizam uma pesquisa. Uma pesquisa realizada pela Advanced Web Ranking em 2014 mostra ainda que 34% dos cliques vão para o primeiro lugar na pesquisa e 19% para o segundo colocado. O décimo lugar — ou seja, o último resultado da primeira página — recebe apenas 1% dos cliques. Publicou o portal Sebrae.
Ou seja, investir nos mecanismos certos para estar entre os seus principais concorrentes, vai te ajudar a conseguir tráfego. Consequentemente, mais vendas e mais visibilidade para a sua empresa. O mundo digital mudou muito nos últimos anos e se você não acompanhar essas transformações, vai ficar cada vez mais difícil.
Aliás, para quem deseja dar um próximo passo dentro da sua empresa, expandir para outros lugares, o mundo virtual é uma porta aberta. No entanto, conhecimento e capacitação serão necessário para entrar por ela de vez. Agora, confira o que é SEO e a importância na sua estratégia de marketing digital.
O que é SEO?
Primeiramente, você já deve ter escutado essa palavra por aí. É que ela é muito usada no meio digital, principalmente para empresas e toda a parte de criação de conteúdo. Significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Ou seja, nada mais é que otimizar o seu texto, página, landing page com técnicas para atrair visualizações.
Muitas empresas patrocinam seus sites, produtos e serviços na internet para se destacarem, o que não é errado. No entanto, ser reconhecido pelo próprio mecanismo de busca com uma empresa eficiente e ser mostrada para as pessoas de forma orgânica, é outra coisa. Aliás, isso se dá porque a sua produção de conteúdo é vista como completa, pronta e que atende a necessidade dos clientes.
E, sabe qual a maior vantagem nisso tudo? É que você não precisa investir em absolutamente nada para conseguir o destaque. Apenas um bom material, bem feito e com as especificações corretas.
De forma mais prática, vamos te mostrar como o SEO funciona. Pr exemplo, você abriu o Google e resolveu pesquisar sobre “benefícios do chá de camomila”, ao usar esse conjunto de palavras, o Google vai te mostrar todas as páginas que esse material está disponível. Ou seja, onde essas palavras estão em destaque e o conteúdo seja um material relevante e que te auxilie.
Aliás, uma pesquisa feita pelo Backlinko mostra exatamente o que estamos falando, confira:
- Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
- Apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.
Portanto, garantir que seu conteúdo esteja nessa primeira página é muito importante. Fora isso, dificilmente ele vai atrair leitores que não sejam a sua audiência. Agora, veja outras formas de conseguir destaque no Google.
1. Invista em inbound marketing
Antes de mais nada, é preciso entender do que se trata inbound marketing, ele nada mais é que o marketing de atração. Como isso funciona na prática? Bom, ele faz parte das estratégias de marketing digital e é muito usado pelas empresas que querem um bom posicionamento.
O marketing normal, aquele tradicional que conhecemos usados em propagandas de rádio, tv, outdoor já está ficando ultrapassado. Apesar de possuírem sua força, não é mais o que dá destaque as empresas. Geralmente as que estão fazendo sucesso por lá, investem em maneiras distintas e em conteúdos para várias redes sociais diferentes.
Então, para acompanhar essa mudança de comportamento do consumidor em geral, é preciso fazer adaptações. E como podemos fazer isso? Mudando a nossa estratégia de marketing, de atração. Ao invés de continuar nesses meios, é hora de despertar o desejo e fazer com que esse cliente chegue até você. E esse é o verdadeiro intuito do inbound marketing.
Mas, o conjunto de ferramentas usadas nessas estratégias são bem conhecidos: SEO, produção de conteúdo e redes sociais. Para isso, você deve se reportar ao seu consumidor da forma que ele consome o seu conteúdo. Ou seja, o anúncio que vai para o Facebook, não é o mesmo do Instagram. Apesar do público-alvo buscar as mesmas coisas, a forma de chegar até elas são bem diferentes.
Invista em tráfego pago: anúncios no Google
O último método para garantir destaque no Google é usando o tráfego pago. Apesar de existir formas de fazer esses anúncios gratuitamente, não podemos garantir a mesma eficácia e por motivos óbvios. A plataforma vive das vendas, de marketing, do consumismo, por isso entregar o seu serviço totalmente gratuito não faz sentido.
Bom, quem usa esses métodos para se destacar na primeira página, também acaba tendo bons resultados. Por outro lado, muita gente não gosta de acessar esses tipos de conteúdos e serviços. Por exemplo, você deve conhecer pessoas que se recusam a comprar produtos que estejam patrocinados, por acharem que aquele serviço não é bom e só se destacou porque foi “comprado”.
Mas, o Google oferece sua própria plataforma para a criação desse tipo de conteúdo. A empresa pode acessar, fazer o cadastro e começar a usar para se planejar e planejar conteúdos. Então, ter uma equipe de marketing bem estruturada e pronta para usar esses recursos é uma ótima forma de ter resultados.
Por isso, se você está buscando esse serviço, não deixe de conhecer o nosso trabalho. Visite nosso site e conheça nossos produtos e soluções eficazes para sua empresa se destacar no topo no Google.