Conheça 5 estratégias para geração de tráfego orgânico

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O primeiro passo para uma estratégia de marketing digital bem sucedida é, sem dúvida, a geração de tráfego. Afinal de contas, não há como obter um bom desempenho de conversão de vendas se os usuários não forem direcionados para o site da empresa.

Existem diferentes estratégias possíveis para levar as pessoas ao seu site. É possível trabalhar com campanhas de mídia paga, ações nas mídias sociais, trabalho de otimização para os buscadores e até mesmo iniciativas offline. Entre elas, a geração de tráfego orgânico é uma das mais eficientes e duradouras, já que trabalha fontes de tráfego que não têm uma relação direta com um valor investido.

Hoje vamos mostrar a você 5 estratégias altamente eficientes para fazer este trabalho. Confira!

1. Conteúdo de blog

A forma mais eficaz de gerar tráfego orgânico é através de buscadores como o Google, pois é neles que as pessoas pesquisam por soluções para seus problemas. Para trabalhar o posicionamento de um site nestes mecanismos de pesquisa, a melhor estratégia é utilizar conteúdo de blog, otimizado com palavras-chave que tenham relevância para o negócio da empresa.

Na hora de produzir estes conteúdos, é sempre importante lembrar que formatos variados podem ser trabalhados para aumentar o engajamento do usuário que chega ao site.

2. Guest posts (Artigos convidados)

Ter links que direcionem para seu site espalhados pela web é outra estratégia que pode garantir uma geração de tráfego orgânico bastante relevante. Isso porque, além de captarem cliques de novos usuários, estes links também ajudam a tornar seu site relevante para os buscadores.

A melhor maneira de conseguir estes links em sites de terceiros é trabalhando os chamados guest posts, ou seja, artigos de conteúdo que você vai fazer como convidado nos blogs de outras empresas.

3. E-mail marketing

A geração de tráfego orgânico pode ser trabalhada através de sites de terceiros, com guest posts ou mesmo ações em buscadores e redes sociais. No entanto, esta não é a única alternativa: é possível também trabalhar a construção de uma audiência própria da empresa, com uma lista de e-mails de pessoas que tenham se cadastrado no site da empresa.

Para isso, o ideal é configurar uma isca digital, ou seja, uma peça de conteúdo gratuito que possa ser baixado pelas pessoas em troca do fornecimento do seu endereço de e-mail. A partir daí, a geração de tráfego pode ser feita com o envio de mensagens e campanhas de e-mail que tenham bons calls-to-action (em português, “chamadas para ação”: funções e links que incentivam o usuário a realizar ações como, por exemplo, visitar as redes sociais da empresa)  e conteúdos relevantes o suficiente para aquela audiência.

4. Youtube e Slideshare

Todo conteúdo gerado pela sua equipe de marketing para trabalhar o tráfego orgânico do blog da empresa pode (e deve) ser desdobrado em outros formatos para poder ser espalhado em diferentes plataformas pela internet.

O Youtube e o Slideshare são duas das plataformas mais utilizadas para isso, o primeiro com vídeos e o segundo com apresentações de slides. Procure sempre desdobrar o conteúdo para estes dois formatos, em especial para o Youtube, pois depois do Google, a plataforma de vídeos já é o segundo buscador mais utilizado e o preferido entre os mais jovens.

5. Redes sociais

Além destas outras plataformas que citamos acima, as redes sociais também são sites que podem auxiliar muito na geração de tráfego orgânico para a organização.

Mantenha o hábito de inserir links em todos os posts feitos pela sua empresa, além de compartilhar de maneira recorrente os conteúdos gerados para seu blog. Até mesmo porque, se não buscam no Google, é nas redes sociais que as pessoas acabam pesquisando pelas suas fontes preferidas de conteúdo.

Saber como trabalhar a geração de tráfego orgânico é uma das atividades mais importantes para obter resultados mais significativos em suas estratégias digitais.

Invista nesses processos dentro de um planejamento amplo, que inclua também ações de curto prazo, e os seus resultados serão ainda mais expressivos. Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais!