Como utilizar WhatsApp Business para vender mais on-line – A ferramenta disponível para empresas de diferentes portes pode ser uma excelente forma de potencializar as vendas.
Desde que o WhatsApp começou a ser utilizado pelos clientes como forma geral de comunicação, muitas empresas passaram a adotar o aplicativo também para os seus negócios. Com isso, a plataforma Meta disponibilizou dois formatos de trabalho com o WhatsApp Business, o aplicativo gratuito, indicado principalmente para pequenas empresas e a plataforma, que possui recursos extras e tem um valor que deve ser negociado diretamente com a equipe de vendas da plataforma.
Veja algumas das possibilidades que podem ser trabalhadas utilizando as ferramentas disponíveis no app e na plataforma do WhatsApp para empresas:
- Compartilhamento de atualizações e informações importantes com os clientes, através do envio de confirmações de pedidos e atualizações sobre o envio dos produtos e do envio de lembretes e agendamentos de horários. Dessa forma você traz muito mais praticidade para a rotina do cliente.
- Realização de promoções personalizadas com a geração de oportunidades de upsell e venda cruzada. Upsell é um formato de venda que consiste em oferecer um produto ou serviço mais completo do que o que o atual cliente possui, com o objetivo de aumentar o ticket médio daquele consumidor, levando em consideração que um cliente satisfeito tem muito mais chances de realizar uma nova compra com a sua marca e custa muito menos para você fazê-lo.
- Também é possível engajar os clientes que abandonaram o carrinho de compras. Trabalhar com remarketing é viável com a ferramenta do WhatsApp Business para enviar novidades e incentivar os clientes a concluírem as compras.
- Aumento do ROI dos investimentos em marketing com promoções de interesse dos clientes com o envio de mensagens com o objetivo de engajar novamente. Categorize os seus clientes pelo tipo de compra ou de produto que prefere e busque nesse cadastro o que pode ser oferecido especificamente para cada grupo. Sejam promoções, programa de indicações, condições especiais. Foque no que cada perfil de persona tem mais interesse na sua marca.
- Facilitar a jornada de compra com formas mais simples de localizar produtos e realizar pedidos pelo WhatsApp. Você pode cadastrar seu catálogo de produtos no WhatsApp com valores e informações de descrição. Dessa forma, será possível responder dúvidas de forma mais rápida e direta e ainda auxiliar o cliente nos processos seguintes para concluir o pedido, se necessário.
- Possibilidade de um atendimento mais eficaz com a criação de conversas automatizadas para agilizar o atendimento inicial, respondendo a perguntas básicas e cadastrando o encaminhamento inteligente de conversas para gerenciar melhor os contatos com real necessidade de sincronicidade.
- Possibilidade de integração com sistemas de gestão como CRM e plataformas de automação de marketing. Dessa forma você pode ter um histórico mais completo de todo o relacionamento da sua empresa com o cliente. O que pode auxiliar ainda mais essa relação e a confirmação de novas compras.
- O WhatsApp Business oferece mais segurança com a possibilidade de cadastro de autenticação de senhas ou a criação de senhas descartáveis para fazer a confirmação das contas dos usuários. Dessa forma, é possível trazer mais segurança para as transações realizadas via internet.
- Possibilidade de criação de fluxos de conversação personalizados com foco na experiência do cliente. Você pode configurar fluxos das conversas para realizar o atendimento inicial e até mesmo autoatendimento em situações nas quais o cliente pode ter dúvidas frequentes.
Antes de fazer a escolha de qual das plataformas mais se encaixa com o perfil e as necessidades da sua empresa, é preciso consultar todas as ferramentas disponíveis e quais vão trazer um melhor retorno para as suas vendas. Para todo e qualquer negócio que deseja trabalhar tendo o WhatsApp como ferramenta, é necessário ter pelo menos o aplicativo gratuito que apresenta mais possibilidades do que a plataforma utilizada pelos usuários como pessoa física.
Utilizar as novas possibilidades das ferramentas de comunicação para trazer mais comodidade para a sua empresa e maior facilidade para o seu cliente, com certeza é uma ótima maneira de aumentar as vendas da sua empresa. Independentemente de os seus negócios serem com loja física ou virtual, fique atento às mudanças no meio virtual e como as novidades podem ser utilizadas para você obter retorno. Estude as melhores maneiras de colocar a sua empresa na rede e ampliar o seu público.
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