Como utilizar o Reels para aumentar a presença digital das empresas

7 de fevereiro de 2022

Utilizar melhor o potencial das ferramentas digitais disponíveis é essencial para sua empresa se destacar nas redes sociais.

As plataformas de redes sociais estão em constante atualização e, por isso, é importante que as empresas e os produtores de conteúdos estejam sempre atentos às formas de se trabalhar cada vez melhor com as possibilidades que as ferramentas oferecem. O Reels é uma delas e, mesmo já estando há um tempo disponível para uso, ainda é um campo novo e de muitas descobertas para muitos empreendedores.

Desmistificar a sensação de que só as dancinhas ou os conteúdos de entretenimento têm vez, é fundamental para que você possa aproveitar todas as possibilidades e fazer com que a sua empresa tenha mais destaque e atraia cada vez mais consumidores interessados em conhecer os seus produtos e serviços. Saiba mais sobre como utilizar o Reels na sua estratégia de comunicação e arrase nas vendas.

O que é Reels?
Reels é uma ferramenta do Instagram focada na criação de vídeos curtos, de 15, 30 e até 60 segundos, com o objetivo de trazer conteúdos diversos em uma linguagem mais ágil, dinâmica e de fácil consumo para os usuários. Dentro da própria ferramenta, é possível fazer a edição do vídeo, colocar efeitos, textos e músicas.

Motivos para utilizar
Sempre que uma nova funcionalidade em uma rede social é lançada, as publicações feitas com ela recebem maior destaque do algoritmo para que mais usuários possam ser impactados pela novidade e passem a utilizá-la também. É uma forma de divulgar e popularizar o que há de novo, por isso, é importante acompanhar as novidades e experimentar os novos recursos. Quando mais cedo você adotar, menos gente vai estar competindo com os seus conteúdos e maior vai ser o seu alcance orgânico.

Vantagens para a sua empresa
Não apenas os influenciadores devem ficar atentos às mudanças do Instagram, as empresas também podem se beneficiar muito com isso. O destaque que a sua marca pode ter, pode ser o impulso que faltava para o perfil do seu negócio se destacar e conquistar novos públicos que ainda não tinham sido impactados pelas suas publicações de feed, stories ou IGTV. Chegue antes da concorrência e marque presença antes das demais empresas.

Saber como aproveitar da melhor forma possível o Reels vai trazer muito destaque e é essencial para manter o nome da sua marca em alta. Por isso, veja as dicas que preparamos para lhe ajudar a criar postd que vão impactar os seus seguidores e aumentar a sua presença nas redes sociais:

Estabeleça um objetivo para o seu vídeo
Antes de começar a gravar, é preciso ter bem claro em mente qual é o seu objetivo fazendo esse vídeo. Isso deve ficar evidente para os seus seguidores e inclusive eles devem saber o que fazer após terminar de assistir a publicação.

Elabore um roteiro
Para atingir o seu objetivo de forma mais assertiva, o caminho ideal é preparar um roteiro do que irá acontecer. Mesmo que estejamos falando sobre a produção de vídeos curtos, a organização e o planejamento não devem ser deixados de lado. Só assim você vai conseguir ser direto e sucinto ao transmitir as suas ideias e irá poder avaliar como tornar a publicação melhor, antes mesmo de ter começado a produzi-la.

Preste atenção na qualidade da gravação
Antes ligar a câmera, verifique se o ambiente onde você vai gravar oferece boas condições de áudio e luz. É importante ficar atento aos sons do local e que possam vir da rua e se a iluminação vai favorecer o que você tem para mostrar. Se for necessário, altere a posição de filmagem ou coloque iluminação complementar no local.

Utilize hashtags relevantes
Assim como nas publicações feitas para o feed, a utilização de hashtags deve fazer parte da sua estratégia de produção de conteúdos também para o Reels. Faça o mapeamento das tags que estão em alta e que são relacionadas ao seu negócio para ser mais facilmente encontrado pelos usuáruios interessados no seu tema. Isso ajuda muito na hora de aumentar as suas visualizações e ainda conquistar mais seguidores para o seu perfil.

Participe do que está em alta
Fique atendo ao que está sendo compartilhado nas redes e aos conteúdos que mais estão tendo destaque. Entenda o que é tendência e o que pode ser aproveitado para o perfil da sua marca para ter seus vídeos mais em evidência e mostrar o quanto a sua empresa está por dentro das novidades.

Faça uma capa chamativa e use a criatividade
Acompanhar as tendências é legal, mas criar o seu próprio estilo é muito importante. Deixe a sua marca e a cara da sua empresa estampados nos vídeos para que o público reconheça de imediato as suas publicações. Use a criatividade e vá além do que a concorrências está fazendo. Busque novas referências e experimente formas diferentes de apresentar os seus produtos e novidades. Utilize os recursos de edição disponíveis dentro e fora da plataforma também.

Coloque legendas
As legendas são fundamentais para garantir a acessibilidade dos seus conteúdos e também facilitam muito para os usuários que não podem ou não desejam ativar o som quando estão assistindo aos Reels.

Invista em conteúdo relevante
Sempre é bom lembrar o quanto os vídeos devem ser relevantes para o público, independente do nicho em que a sua empresa atua, foque em esclarecer as principais dúvidas, fique atento aos feedbacks dos seguidores e avalie os resultados das suas publicações para entender o que mais traz engajamento para o seu perfil.

Procure manter-se sempre atualizado em relação às novidades das redes sociais, use, experimente e veja como cada funcionalidade pode trazer mais clientes para o seu negócio. É importante saber adaptar para cada nicho e usar a criatividade.

Precisando de ajuda para criar conteúdos de qualidade para as redes sociais da sua empresa? Nós da Ideia Agência Digital em Porto Alegre estamos prontos para te ajudar, seja para criar um site, desenvolver uma loja virtual, melhorar o posicionamento da sua marca nas buscas de Google e muito mais.

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