Como utilizar estratégias de gamificação no marketing digital

14 de fevereiro de 2022

Aprender novas táticas para prender a atenção da audiência pode ser uma excelente forma de gerar novas vendas.

Todas as pessoas, seja em um grau maior ou menor, gostam de desafios ou procuram algum tipo de jogo como forma de distração na web. Outra questão importante é que o sentimento de ser recompensado por suas conquistas, por menores que sejam, é muito bom. Por isso, os jogos são tão populares entre o público de diferentes idades. 

E, nada melhor, do que utilizar técnicas e estratégias já queridas pelo público e testadas por empresas de diferentes marcas e segmentos para fazer com que os seguidores se interessem por seus produtos e serviços de forma criativa e divertida. Para saber mais sobre a gamificação, acompanhe as dicas e informações que apresentamos para você neste post.

O que significa gamificação?

Gamificação remete diretamente a games e suas estruturas de funcionamento, com competição, pontos, fases e regras a serem seguidas. A ideia aqui é utilizar esses elementos em ações ou ferramentas que possam ser utilizadas para promover a sua marca de forma leve e orgânica para mais pessoas. 

Para que serve?

Cada vez mais as pessoas recebem mensagens e propagandas disputando a sua atenção. Devido a isso, as experiências que esse público tem com as marcas precisam ser mais relevantes e se destacarem das situações casuais que podem ser encontradas na web. 

Quando se chama a atenção do cliente para novos e agradáveis momentos é mais provável que ele se recorde de você com maior facilidade e relacione a sua empresa a um sentimento de satisfação pessoal. Ser lembrado de forma agradável para ser a principal opção de compra pelo público é o objetivo de todas as empresas.

Quais os benefícios para a empresa?

Para as empresas que desejam trabalhar com ações de gamificação, são muitas as vantagens que poderão ser percebidas de acordo com cada objetivo e cada nicho de mercado. Algumas delas são: o aumento do alcance da marca e da mensagem que está sendo compartilhada: se o seu objetivo é alcance, esse é o caminho, sem contar que é uma excelente forma de obter mais dados sobre os seus clientes, tornando-os leads para a sua empresa. 

Os dados são um dos ativos mais importantes que o seu negócio pode captar dos seu público e, além de informações dos dados cadastrais que são fornecidos, você terá acesso a diversos dados de uso e comportamento na web que podem lhe ajudar a realizar outras ações promocionais de forma mais assertiva e para um público que já tem conhecimento sobre o seu negócio. 

Isso traz muito mais facilidade para fechar novas vendas. A forma como você vai aplicar a gamificação no seu negócio vai depender dos objetivos da sua empresa com essa ação, o jogo deve ter um tempo que mantenha o interesse, mas não desgaste as pessoas ou faça com que elas desistam e não voltem mais a jogar. 

Quais técnicas são utilizadas?

Se você está pensando em incluir a gamificação na estratégia de marketing da sua organização, é importante conhecer os princípios da gamificação e as técnicas utilizadas para fazer com que tudo funcione da melhor maneira possível. Não é apenas a interação que deve fazer parte da ação, devem existir regras, resultados que podem ser medidos e o jogo deve exigir um esforço por parte do público, para que a recompensa oferecida seja valorizada ao final. E que, se ele não conseguir de primeira, tenha vontade de continuar jogando.

Para manter o interesse das pessoas é preciso que o jogo tenha uma história atraente, que faça com que o público realmente queira fazer parte da ação. Como se trata de um jogo, você pode pensar em estabelecer níveis de dificuldade para o desafio ficar maior e exibir um ranking onde os competidores poderão ver os seus pontos em relação aos demais. Isso pode gerar um desejo ainda maior de se aprimorar e continuar na competição. Os jogadores que estiverem em posições mais altas do ranking podem receber emblemas para sinalizar o seu lugar de destaque. É sempre válido destacar que o formato do jogo, sua dificuldade e tempo de duração devem ser adaptados de acordo com os objetivos da sua empresa. Se for uma ação promocional pontual e de curta duração ou se for uma ação de fidelização, os jogos devem ter propostas diferentes, níveis e tempos de duração diferentes.

Dicas de como aplicar na sua empresa 

O jogo criado deve ser pensando especificamente para o perfil e os interesses do seu público. É preciso estudar muito bem a sua persona, a disponibilidade e o interesse que ela terá em participar da atividade proposta. Depois de entender para quem será feito o jogo, é preciso buscar um fornecedor para desenvolver a atividade da forma como sua empresa imaginou. 

Estabeleça as regras, as fases e as premiações e a forma como a novidade vai ser divulgada. Não esqueça de sempre vincular o jogo aos seus objetivos de marketing, seja para aumentar o alcance da marca, estabelecer um novo relacionamento com os clientes ou até mesmo, promover a venda de um produto ou serviço novo. 

É importante lembrar que os usuários sempre devem ter a possibilidade de ganhar e que o game deve trazer diversão e descontração para quem mais pessoas queiram experimentar. Deixe que os jogadores sintam-se no controle da situação, que entendam como o jogo funciona e que é possível ganhar, afinal queremos criar um vínculo positivo com estes consumidores. 

Trabalhar diferentes formas de interatividade com o seu público é uma das maneiras de manter o contato e estabelecer novas relações das pessoas com a sua marca. Planejamento nesse momento é essencial e sempre é bom ter ao seu lado uma equipe que entenda de marketing e comunicação para lhe auxiliar desde a concepção do projeto até a publicação e mensuração de resultados.

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