A segurança da sua loja virtual pode ser um dos fatores mais importantes e que podem influenciar na decisão de compra de um cliente. E, para isso, envolvem diversos fatores que transmitem credibilidade e confiança ao seu e-commerce, como pagamento, certificado de segurança e até o design.
Perto das comemorações de final de ano e de grandes eventos do e-commerce mundial, como a Black Friday e o Natal, é importante checar alguns fatores que podem auxiliar a sua loja a vender mais e encontrar novos clientes.
Recomendações gerais para segurança no site
A segurança de uma loja virtual pode ser transmitida de duas maneiras: através do site e da reputação da marca. Isso porque a segurança pode estar relacionada tanto com as formas de pagamento, segurança de dados, a conexão de informações e com a garantia que a mercadoria irá chegar.
A segurança da loja também otimiza o SEO do site, influenciando no desempenho da pesquisa dos produtos e da loja em mecanismos de busca, como o Google. Para isso, separamos alguns fatores que influenciam a decisão de compra:
1. Certificado SSL
O certificado SSL (Secure Socket Layer) é o que garante a segurança dos dados dentro de um site ou loja virtual. Ele utiliza a criptografia para codificar os dados e que só é possível ser acessada pela empresa.
A maioria dos navegadores costumam avisar quando a conexão não é segura, o que pode fazer com que os usuários já descartam entrar no seu e-commerce. Além disso, quando um site possui um certificado a URL mostra um cadeado ao lado e é alterada de http:// para https://.
Um Certificado precisa ser comprado e ele pode ser adquirido normalmente junto da hospedagem, que muitas vezes já oferecem esse serviço. É necessário instalar o certificado e a configuração dos domínios dentro do site, já que alteraram o formato da URL.
2. Métodos de pagamento
Os métodos de pagamento estão diretamente ligados com a plataforma que você utiliza para a sua loja virtual, como a WooCommerce, Vtex, NuvemShop, entre outras. Muitas pessoas se sentem mais seguras ao comprarem em um método de pagamento mais conhecidos, como o Pagseguro, Paypal, Mercado pago, entre outros.
A plataforma deve oferecer um meio de pagamento de subadquirente (intermediador para oferecer a opção de pagamento com cartão de crédito) e gateway (responsável pela solução do processamento, como o PagSeguro).
3. Selos de segurança e canais de comunicação
Antes de realizar uma compra em uma loja virtual, muitas pessoas costumam procurar na internet recomendações sobre a marca. Assim, os selos de segurança conferem a autoridade e transparência do e-commerce, pois mostram ao cliente a experiência de outras pessoas que compraram na loja.
Canais de comunicação, como o google mapas e facebook, também possuem um sistema de avaliação e comentários, o que pode influenciar na decisão de compra, já que muitos usuários procuram mais sobre as marcas por redes sociais.
Além disso, é possível identificar possíveis problemas de pagamento, transportadora e outros, a fim de proporcionar a melhor experiência de compra ao usuário.
Assim, é importante estar atento e responder aos comentários e achar a melhor forma para dialogar com o cliente, mostrando que a sua empresa também possui uma equipe de atendimento caso algo aconteça de errado.
Os principais selos são SiteLock, Reclame Aqui, E-bit, Norton Secured, ClearSale, Comodo, Certisign, Site Blindado, entre outros.
4. Design confiável e prático
Uma loja virtual moderna e com um layout exclusivo pode transmitir muita confiança ao usuário, demonstrando que a loja se preocupa em atualizar as configurações do site e investiu tempo naquele projeto.
O design também auxilia o cliente a encontrar informações dentro da loja, como formas de pagamento, selos de segurança, transporte, entre outras. Assim, ele vai adquirindo respostas e pontos positivos para influenciar na compra.
Está interessado em melhorar a segurança da sua loja virtual? Fale com o time da Ideia. Nós podemos te auxiliar com o design, hospedagem, certificados, métodos de pagamento, configurações gerais e a melhor plataforma para o seu negócio, além de toda consultoria estratégica.
Quer saber mais sobre nossas soluções para lojas virtuais? Acesse aqui.