Pensar cuidadosamente o layout do seu site pode ser o diferencial para o seu sucesso online.
Ter um site com aparência agradável e que proporcione uma excelente experiência para o seu público pode ser decisivo na hora de fechar um bom negócio. Já pensou sobre isso?
A forma como você apresenta a sua empresa na web diz muito sobre a imagem que a sua marca vai construir. Comece pensando em como alinhar o layout à identidade visual do seu negócio no mundo físico.
Para isso, imagine que ao visitar o seu site, o cliente está chegando na sua empresa. Ele será bem recebido? Ele encontrará todas as informações que procura de forma rápida e prática? Se tiver alguma dúvida, ele saberá como pedir ajuda? E, o mais importante, alguém vai estar disponível para esclarecer quaisquer interrogações?
Responder a essas e mais uma série de perguntas é fundamental para elaborar a estrutura e aparência do seu site. Muito além das aparências, um layout de site bem planejado traz resultados para a construção da sua imagem como empresa online.
Para atingir o sucesso na construção de um site bonito, bem planejado e funcional, o melhor a se fazer é contar com profissionais para te apoiar nesse processo, mas conhecer alguns pontos-chave vai te trazer muito mais segurança na negociação, vamos lá?
O design do seu site precisa pensar na usabilidade
A usabilidade é diretamente relacionada à facilidade que os usuários vão ter para navegar no site e fazer todas as ações que precisa sem a necessidade de pensar demais sobre o que está fazendo. A ideia é que tudo funcione de forma intuitiva, onde o usuário entenda rapidamente como navegar nas páginas e encontre facilmente o que busca.
Para isso, é muito importante considerar um layout simples e que facilite o fluxo de navegação e compras. A cada clique é preciso mostrar para o usuário que sua ação teve um efeito. Ao selecionar uma cor diferente para o produto, é preciso que o local de seleção mostre qual a cor selecionada no momento e o produto deve ter a sua cor alterada na imagem, por exemplo.
Planejar um layout responsivo é essencial
Pensar em um site com design responsivo é o ponto de partida para todos os negócios que desejam se manter como referência no ambiente virtual. Os sites responsivos são aqueles que se adaptam às telas dos diferentes dispositivos de onde podem ser acessados, como computadores, tablets e smartphones.
Hoje em dia, para a grande maioria dos sites, uma das principiais fontes de acesso é o celular. Com isso, é muito importante que o layout do seu site seja facilmente acessado por telas menores sem perder a qualidade de leitura e navegação.
Você pode também ter um site com versão mobile, que significa que ele irá carregar de forma mais veloz em smartphones, com design mais simples e imagens mais leves, sem perder a sua identidade e as funcionalidades planejadas para a plataforma virtual da sua empresa.
Atenção para a hierarquia da informação
O conteúdo que você irá apresentar na sua página na web deve ser organizado de forma que os produtos, serviços ou informações mais relevantes estejam em lugar de destaque em relação aos assuntos que são secundários.
Além dos conteúdos, cada imagem ou elemento deve ser pensado para fazer parte do produto final e sua presença deve agregar valor ao que está sendo apresentado. Pensar na hierarquia das informações no design do seu site é uma forma de guiar o usuário durante a navegação nas páginas.
Procure pensar essa estrutura de forma estratégica para que as ações estejam alinhadas com os objetivos que o público terá ao clicar em cada página ou botão.
As cores fazem toda a diferença no design do seu site
Cada pessoa tem um gosto muito particular e essa forma de pensar pode não ser muito objetiva e focada no sucesso da sua página, por isso na hora de escolher as cores e as imagens que irão compor o seu site, é preciso alinhar a sua aparência à identidade visual que a sua empresa já possui nas mídias offline.
E, caso o seu negócio esteja presente apenas nos meios digitais, você pode aproveitar para criar uma identidade a partir do seu site. Na hora da escolha, não existem cores certas ou erradas, o que você deve pensar é qual sentimento deseja despertar nos usuários.
Estudar a Psicologia das Cores pode trazer vários insights sobre o que cada cor desperta na mente das pessoas e como usar as combinações para atrair a pessoas, transmitir credibilidade, confiança e o que mais você planejou na sua estratégia de comunicação.
Uma boa imagem vale muito mais
Em relação às imagens, principalmente dos seus produtos, além da estética é preciso ficar atento ao tamanho dos arquivos para não tornar o carregamento do site demorado para o seu público, isso pode causar impaciência e até o abandono do acesso ao site.
As imagens devem valorizar os produtos, mostrar os detalhes, diferentes ângulos e, se possível, exibir um vídeo curto do produto em funcionamento ou de uma visão 360° que pode ser um diferencial e tanto, principalmente para quem trabalha com vendas online.
As imagens, apesar de leves, devem estar em alta qualidade, para uma melhor nitidez. Colocar o produto em um cenário ambientado é uma ótima dica para que o cliente possa ter uma noção do tamanho real do produto e sua proporção aos demais itens do ambiente.
Na hora de planejar o site da sua empresa ou atualizá-lo é essencial pensar no seu layout e isso vai muito além da aparência. Um design bem planejado é responsável pela atração e, o mais importante, pela permanência dos clientes em sua página.
Imagens e cores bem alinhadas com os seus objetivos e informações organizadas de forma estratégica podem fazer as suas conversões darem um salto para o sucesso.
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